Quais os Tipos de Pesquisa para um TCC? Confira Aqui

Tempo de leitura: 11 minutos

No post de hoje vamos te mostrar quais os tipos de pesquisas que você pode estar desenvolvendo no seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Trabalho de Conclusão de Curso, que é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação. Nesse sentido, ela é uma pesquisa científica em que irá abordar sobre determinado assunto.

Além disso, é um trabalho extenso, com um estrutura própria padronizada e que deve ser seguida fielmente.

Para muitos estudantes, ela se torna a primeira experiência de uma elaboração de uma pesquisa científica. Assim, é normal ter dificuldades no começo, bem como não entender como estruturar, delimitar e ter todas as técnicas para a escrita do trabalho. Mas, assim como todas as experiências, a elaboração de uma pesquisa se torna uma vivência de produção de conhecimento, que contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Contando com um orientador ou tutor, o discente terá um desafio na condução de suas atividades de pesquisa, além de construir sua autonomia e desenvolver sua personalidade na escrita do trabalho.

Articulado ao próprio conteúdo do curso, as disciplinas e o convívio com os professores, no ambiente acadêmico, o aluno terá oportunidade de formular o seu projeto e de desenvolvê-lo ao longo do semestre. Além de cumprir um cronograma articulado com o planejamento do próprio curso, de comum acordo com o orientador.

Pode ser um trabalho teórico, documental ou de campo. Quaisquer que sejam as perspectivas de abordagem, a atividade visa articular e consolidar o processo formativo do aluno pela construção do conhecimento científico em sua área.

Elementos do TCC

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, metodologia, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho. E neste post vamos abordar sobre os tipos de pesquisa que você pode estar desenvolvendo no seu TCC.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

O que é a Metodologia?

Basicamente, a metodologia é a seção em que será descrita todas as etapas e procedimentos adotados para a coleta de dados e análise estatística.

Dessa forma, você precisará descrever detalhadamente tudo sobre a sua pesquisa: qual tipo de estudo, onde será desenvolvido, com quem será, como será coletado as informações, quais instrumentos serão utilizados, quais testes estatísticos você utilizará, bem como o software que analisará os dados.

Assim, sua metodologia precisa ter todas essas informações necessárias para uma boa delimitação.

Itens que devem ter na metodologia:

Separamos 11 itens essenciais para construir uma boa metodologia. São eles:

  • definir a abordagem do estudo
  • definir a natureza da pesquisa
  • definir o tipo de objetivos
  • modalidades/procedimentos adotados
  • local de estudo
  • população
  • critérios de inclusão e exclusão
  • procedimentos
  • variáveis
  • análise estatística
  • aspectos éticos

Tipos de pesquisas para o TCC

Os tipos de pesquisas vão variar a depender das seguintes classificações:

  • Quanto à abordagem
  • Quanto à natureza
  • Quanto ao objetivo
  • Quanto à modalidade e procedimentos

Vídeo sobre o tema:

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Quanto à abordagem

pesquisa qualitativa se baseia principalmente nas impressões, pontos de vista e opiniões obtidas sobre o objeto de pesquisa.

Já a pesquisa quantitativa se concentra nos dados concretos que podem ser medidos e quantificados através de números.

Pesquisa qualitativa:

  • envolve uma compreensão humana e social;
  • é holística, ou seja, tenta entender o funcionamento do seu público-alvo por inteiro, desde o que motiva os indivíduos a agir;
  • é subjetiva, já que não são estipuladas métricas, desse modo dependendo da observação do pesquisador;
  • depende muito da intuição de quem está conduzindo a pesquisa;

Pesquisa quantitativa:

  • usa métodos que geram dados
  • é objetiva, ou seja, as métricas eliminam a visão pessoal do pesquisador — os dados vão apontar algo como bom ou ruim;
  • apresenta conclusões;
  • oferece deduções por meio dos dados.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Quanto à natureza

A natureza da pesquisa relaciona-se à contribuição de suas conclusões à ciência. Quanto à natureza, as pesquisas podem ser básicas ou aplicadas.

Básica
A pesquisa básica objetiva gerar conhecimentos novos para o avanço da ciência. Contudo, não se preocupa com a aplicação prática desses conhecimentos. Isso significa que a contribuição da pesquisa à ciência não é imediata. Normalmente, as pesquisas básicas envolvem verdades e valores universais.

Aplicada
A pesquisa aplicada também objetiva gerar conhecimentos novos. Entretanto, tem o foco de aplicar esses conhecimentos para solucionar problemas específicos. Há, portanto, a preocupação com a aplicação prática da pesquisa. De forma geral, as pesquisas aplicadas envolvem interesses específicos de um lugar.

Quanto ao objetivo

Exploratória – proporcionar mais familiaridade com o problema; pesquisa bibliográfica, estudos de caso e enquetes.

Descritiva – fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem a interferência do pesquisador; uso de técnicas de coleta de dados na pesquisa e em observações sistemáticas.

Explicativa/analítica – identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos; para ciências naturais, é um método experimental e, para ciências sociais, é um método observacional.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Quanto à modalidade e procedimentos

Exploratória – tem por objetivo a caracterização inicial do problema e constitui a primeira etapa de toda a pesquisa científica.

Teórica – tem por objetivo ampliar os fundamentos teóricos, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar hipóteses.

Aplicada – tem por objetivo investigar, confirmar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.

De campo – observa os fatos e como eles ocorrem. Nos permite separar e controlar as variáveis, além de perceber e estudar as relações estabelecidas.

Experimental – determina um objeto de estudo, seleciona variáveis capazes de influenciá-lo, define as formas de controle e de observação dos efeitos que cada variável produz no objeto.

Bibliográfica – recupera o conhecimento científico acumulado sobre um tema/problema.

Tipos de revisão bibliográfica

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Revisão narrativa

Não utiliza critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise crítica da literatura. A busca pelos estudos não precisa esgotar as fontes de informações.

Não aplica estratégias de busca sofisticadas e exaustivas. A seleção dos estudos e a interpretação das informações podem estar sujeitas à subjetividade dos autores.

É adequada para a fundamentação teórica de artigos, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de cursos.

Revisão integrativa

Surgiu como alternativa para revisar rigorosamente e combinar estudos com diversas metodologias, por exemplo, delineamento experimental e não experimental, e integrar os resultados.

Tem o potencial de promover os estudos de revisão em diversas áreas do conhecimento, mantendo o rigor metodológico das revisões sistemáticas.

O método de revisão integrativa permite a combinação de dados da literatura empírica e teórica que podem ser direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico.

A combinação de pesquisas com diferentes métodos combinados na revisão integrativa amplia as possibilidades de análise da literatura.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Revisão sistemática

É um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.

Testam hipóteses e têm como objetivo levantar, reunir, avaliar criticamente a metodologia da pesquisa e sintetizar os resultados de diversos estudos primários.

Busca responder a uma pergunta de pesquisa claramente formulada. Utiliza métodos sistemáticos e explícitos para recuperar, selecionar e avaliar os resultados de estudos relevantes. Reúne e sistematiza os dados dos estudos primários (unidades de análise).

É considerada a evidência científica de maior grandeza e são indicadas na tomada de decisão na prática clínica ou na gestão pública.

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Referências Bibliográficas:

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos. In: Como escrever artigos científicos. 2010. p. 121-121.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação:
Informação e documentação Referências Elaboração
. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. In: Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. 2008. p. 116-116.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

WANG, Daniel XM et al. Muscle mass, strength, and physical performance predicting activities of daily living: a meta‐analysis. Journal of cachexia, sarcopenia and muscle, v. 11, n. 1, p. 3-25, 2020.

XU, Jian et al. Building a PubMed knowledge graph. Scientific data, v. 7, n. 1, p. 205, 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *