Como Melhorar a Escrita do TCC – Confira Aqui

Tempo de leitura: 13 minutos

No post de hoje vamos te ensinar como melhorar a sua escrita do TCC, com 3 ferramentas essenciais!

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

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Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.

Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho e precisa buscar artigos para compor o seu trabalho.

Escrita do TCC

A escrita científica é um elemento-chave para a produção e a organização do conhecimento, bem como para a posterior divulgação científica. O interesse na escrita de textos científicos tem sido acompanhado pelo intento de compreender como os pesquisadores escrevem mais do que simplesmente questionar sobre o que eles escrevem.

Atente-se para a regra básica da escrita: para ser um bom escritor, você precisa antes ser um bom leitor.

Escrever textos científicos de forma clara e concisa é fundamental para disseminar sua pesquisa em periódicos ou conferências de grande prestígio. Um texto bem escrito permite a comunicação com diversos perfis de leitores, desde leigos à especialistas, ampliando assim o alcance de sua pesquisa.

É imparcial, permitindo que suas conclusões sejam baseadas em evidências e não em hipóteses não testadas. É logicamente bem organizado, apresentando um bom raciocínio do escritor para expor suas ideias.

É objetivo, sendo essencial no meio científico, pois o uso frequente de jargão técnico normalmente dificulta a compreensão do assunto abordado pelo pesquisador.

Além disso, um texto de boa qualidade demonstra que o pesquisador tem domínio do assunto abordado e possui uma boa articulação das ideias, sabendo usar apropriadamente a gramática do seu idioma.

Portanto, uma boa escrita garante ao pesquisador uma comunicação clara com o leitor, divulgando adequadamente os achados científicos de sua pesquisa.

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Vídeo complementar:

Veja o vídeo sobre o tema de hoje:

Ferramenta 1: Dicionário

A leitura é fundamental para escrever melhor. Ela propicia o aprendizado de novas palavras, de novos conectivos e a forma de escrever de diferentes autores. Além disso, a partir disso, você compreende quais são os significados e descobre como tudo está no contexto, Assim, você vai perceber o que o autor quis dizer e conhecer a lógica textual.

Portanto, a leitura de artigos é essencial para melhorar a escrita, conhecer a lógica, coerência, coesão e conexão textual. Todos esses itens estão associados a uma boa escrita científica.

Nesse sentido, a utilização do dicionário irá te auxiliar na busca de palavras que você não entende o significado e melhorar essa resolução! Utilizando palavras que fazem sentido a lógica textual, e evitando palavras desnecessárias.

Planejamento do que escrever

Não é qualquer planejamento, mas sim do que será escrito.

Quando você planeja a estrutura de todas as seções do trabalho, fica mais fácil de entender o que escrever em cada uma. Assim, você pode se preparar e escrever melhor.

Por exemplo: A introdução do TCC tem uma estrutura (leia aqui), se você não segue uma estrutura e vai colocando os parágrafos sem conexão no seu texto, você estará juntando uma colcha de retalhos, ou seja, juntando vários parágrafos para se tornar a Introdução. No entanto, estes parágrafos não têm uma conexão entre si.

Todavia, se você segue a estrutura correta, sua Introdução vai ter uma fluidez, conexão e lógica entre os parágrafos e no texto em si.

Ferramenta 2: Sinônimos

A repetição de palavras no texto, quando sem uma clara intenção, normalmente prejudica a coesão textual. E não é fácil evitar que isso aconteça, já que temos a tendência de escrever de um jeito parecido com o modo como falamos.

Quando falamos, os vícios orais passam despercebidos ou de certa maneira fazem parte do nosso jeito de nos comunicarmos. Ao escrever, entretanto, a repetição excessiva de palavras se torna chata e distrai quem está lendo.

Dessa forma, seu texto fica comprometido com as inúmeras repetições de palavras, tornando repetitivo, sem clareza nas ideias e sem coesão. E nós queremos justamente o oposto disso!

Portanto, temos uma solução: use sinônimos!!

Os sinônimos vão te ajudar a substituir as palavras sem alterar o sentido da frase, melhorando a sua escrita!

Utilize a Escrita dissertativa-argumentativa

Para se propor algum procedimento, abordagem ou método, é necessário apresentar argumentos que reforcem o ponto de vista defendido na pesquisa científica. Desse modo, a seguir, sugerimos alguns elementos que o texto científico pode expor para validar sua argumentação.

A principal dica é aumentar sua credibilidade fornecendo provas para apoiar o argumento que você está construindo no texto. Além disso, demonstra a sua erudição na área e, principalmente, de que não esqueceu de nenhum trabalho relevante em sua área de pesquisa.

  • citação direta e indireta de artigos científicos;
  • exemplos;
  • dados estatísticos: gráficos e tabelas;
  • fatos históricos;
  • ilustrações: diagramas, fluxogramas, imagens etc.;
  • comparações e metáforas, dentre outros.

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Ferramenta 3: Conectivos

Os conectivos são palavras ou expressões que ligam frases e orações, possibilitando a construção de uma sequência de ideias. Eles também recebem o nome de conectores ou articuladores do discurso.

Ao permitirem a conexão das diferentes ideias apresentadas ao longo de um texto, são essenciais nas redações, proporcionando estruturar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Assim, os conectivos contribuem decisivamente para a coesão textual, facilitando a transmissão e a compreensão da mensagem.

Existem diferentes tipos de conectivos, que são classificados conforme a relação que estabelecem entre as frases e orações, ou seja, se expressam finalidade, conclusão, oposição, causa, continuidade…

Os conectivos são, maioritariamente, conjunções. Apesar disso, também há advérbios, preposições e pronomes que exercem a função de conectivos.

Nesse sentido, a utilização dos conectivos nas frases e parágrafos trará uma fluidez e conexão que o seu texto precisa!

Não use palavras difíceis

As palavras difíceis devem ser usadas com bom senso, já que o entendimento dos seus significados não alcança a todos os níveis de escolaridade.

Para afirmar que uma palavra é difícil, deve-se levar em consideração dois fatores: a sua pouca utilização e o conhecimento gramatical para escrevê-la ou pronunciá-la.

Existem palavras difíceis por terem escrita e pronúncia difíceis ou por serem desconhecidas para a maioria das pessoas. A depender da palavra, até a leitura pode ser complicada.

Por isso, prefira palavras de fácil entendimento e que são utilizadas cotidianamente. Assim, a leitura do seu texto ficará melhor.

Evite parágrafos longos

Parágrafos longos irá gerar muita informação em um só lugar, demandando até várias releituras pelo leitor. As vezes ele não conseguirá entender ou ter dificuldades do que você quis dizer, justamente por ter muitas informações.

Por isso, é necessário que você diminua o tamanho do seu parágrafo para no máximo 5 linhas. Caso seu parágrafo passe disso, divida-o e utilize conectivos para que eles possam ter conexão.

Assim, a compreensão do seu texto ficará melhor!

Estratégias de escrita

Neste tópico, apresentamos algumas das estratégias de escrita mais conhecidas na academia. A intenção não é ser uma apresentação exaustiva, mas um apanhado mais geral das ferramentas mais úteis para se ter em mente no momento da escrita de textos científicos. Vamos aprendê-las.

Duas estratégias de escrita são bem conhecidas:

  • 5C’s: Completo, Claro, Correto, Coerente e Conciso
  • KISS: tradução> Mantenha isso curto e simples

5C’s

Completo: texto com começo, meio e fim, isto é, objetivos, argumentos e conclusão

Claro: texto escrito com poucas palavras e objetivo, sem rodeios ou redundâncias, nem termos desnecessários

Correto: texto escrito na norma culta da língua portuguesa

Coerente: texto com argumentos que se complementam, sem trechos contraditórios ou sem nexo causal com as informações anteriores

Conciso: texto em que todos os argumentos se correlacionam e dirigem-se a uma mesma finalidade

KISS

Pode-se dizer que seja uma forma de construir um pensamento coerente e conciso a partir de uma premissa simples: manter a ideia curta e simples. Em geral, quando se fala demais ou de forma complexa (com palavras difíceis, exageradas ou de circulação restrita), não se consegue transmitir a mensagem ao leitor.

Logo, ao se seguir essa premissa, o texto assegura a comunicação e, consequentemente, a transmissão da mensagem que se pretende.

Leiturabilidade e legibilidade

Saber ler é um ato importante. Entender como este ato se processa, torna-se essencial para aquele que almeja ler mais e melhor.

São dois termos que se assemelham, mas apresentam funções completamente diferenciadas no universo tipográfico e consequentemente na leitura voltada para as crianças.

O primeiro, em termos gerais, está relacionado ao reconhecimento dos caracteres no ato da leitura, e o segundo, apresenta relação com a compreensão do que se está lendo, isto é, faz parte do processo cognitivo da leitura.

Um texto pode apresentar boa leiturabilidade, todavia apresentar baixa legibilidade, dependendo de como os caracteres são apresentados.

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Embora os princípios básicos da escrita sejam geralmente ensinados no início da vida, muitas pessoas trabalham constantemente para refinar sua habilidade de escrita ao longo de suas carreiras. Até mesmo os profissionais sentem que podem sempre escrever de forma mais eficaz.

Concentrar-se nas estratégias para o sucesso apresentadas neste guia não apenas melhorará suas habilidades de redação, mas também tornará o processo de redação científica mais fácil e eficiente. 

No entanto, tenha em mente que não existe uma maneira única e correta de escrever um artigo científico e, à medida que você ganha experiência com a redação científica, você começará a encontrar sua própria voz.

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Referências Bibliográficas:

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