Como pesquisar artigos na PubMed? Confira Aqui

Tempo de leitura: 9 minutos

No post de hoje vamos te ensinar como pesquisar artigos na PubMed!

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.

Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho e precisa buscar artigos para compor o seu trabalho.

Para a elaboração do seu Trabalho de conclusão de curso, você precisa encontrar diversos materiais para o desenvolvimento da sua pesquisa. No entanto, muitos estudantes têm dificuldade de encontrar fontes de pesquisa que sejam realmente confiáveis e que tragam materiais de qualidade para a utilização no seu TCC.

Ao falarmos de TCC, estamos falando de uma pesquisa. E por ser justamente uma pesquisa, não se pode utilizar qualquer material da internet. Deve ser uma fonte confiável e que tenha a originalidade no trabalho para ser utilizado.

Algumas Bases de dados para pesquisar

Há inúmeras bases de dados para você pesquisar os artigos para seu TCC. Vamos destacar as principais bases, que são:

  • Google Acadêmico
  • SciELO
  • Periódicos CAPES
  • PubMed
  • Scopus
  • Web of Science
  • Lexml
  • PEDro
  • Biblioteca Virtual em Saúde
  • ArXiv
  • Arca

Neste post, nós vamos falar especificamente sobre a PubMed e como pesquisar nela!

pubmed

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Como pesquisar artigos na PubMed?

PubMed é um recurso gratuito que apoia a busca e recuperação de literatura biomédica e de ciências da vida com o objetivo de melhorar a saúde.

A base de dados PubMed contém mais de 35 milhões de citações e resumos da literatura biomédica. Não inclui artigos de periódicos em texto completo; no entanto, links para o texto completo geralmente estão presentes quando disponíveis em outras fontes, como o site do editor ou PubMed Central (PMC) .

As citações no PubMed derivam principalmente dos campos de biomedicina e saúde e disciplinas relacionadas, como ciências da vida, ciências comportamentais, ciências químicas e bioengenharia.

Uma fonte de pesquisa confiável, na área da saúde, que você deve pesquisar em inglês. Na busca, você pode utilizar o DeCS/MeSH também. E possui filtros que vão otimizar a busca dos artigos.

Passo a passo PubMed

Antes de começarmos, a PubMed é uma base em inglês, então você irá fazer a pesquisa com descritores e palavras-chaves na língua inglesa.

Mas para traduzir a página você vai:

  • Clicar com o botão direito do mouse
  • Selecionar: Traduzir página
  • Pronto, a página agora está traduzida em português

Vídeo complementar:

Veja o vídeo sobre o tema de hoje:

Estratégia de busca de artigos

Chamamos de estratégia de busca os critérios que usa (palavra-chave, período, fonte, autor, etc) para obter resultados mais efetivos.

Tentando várias vezes, utilizando operados booleanos, você verá que a combinação de palavras entre si e com outros critérios ajudará você a ser mais certeiro na busca.

O que são operados booleanos? São palavras que têm o objetivo de definir como deve ser feita a combinação entre palavras, termos e expressões de uma pesquisa.

Agentes booleanos:

  • AND: significa “e”, serve para juntar as palavras-chaves
  • OR: significa “ou”, serve para escolher uma palavra-chave ou a outra
  • NOT ou AND NOT: significa “não”, irá excluir a palavra-chave.

Descritores Decs/Mesh

Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), produzido pela BIREME/OPAS/OMS, é um vocabulário controlado organizado de maneira hierárquica e derivado do tesauro Medical Subject Headings (MeSH), produzido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (National Library of Medicine, NLM).

Em espanhol, francês, inglês e português, o DeCS/MeSH é usado para indexar a literatura técnica e científica das ciências biomédicas e da saúde, além de buscar e recuperar informação nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Com o objetivo de permitir o uso de terminologia comum para buscar em múltiplos idiomas, proporcionando um meio consistente e único para a recuperação da informação, o DeCS/MeSH integra a metodologia LILACS e é um componente integrador da BVS.

Também participa do projeto de desenvolvimento de terminologia única e rede semântica em saúde, UMLS – Unified Medical Language System da NLM com a responsabilidade da atualização e envio dos termos em português e espanhol.

A existência de categorias exclusivas do DeCS que não existem no MeSH permite a cobertura de temas específicos das regiões da América Latina e Caribe, melhorando o acesso à informação relevante para essa região.

Como pesquisar corretamente?

  • Acesse a página do Decs/Mesh e busque seu descritor
  • Ao aparecer na tela, selecione o descritor em língua inglesa. Exemplo abaixo
decs mesh
  • Agora vamos na PubMed e colocamos esse descritor na barra de busca, juntamente com o Agente Booleano AND e outro descritor (coloquei idosos em inglês). Exemplo abaixo
descritores pubmed
como pesquisar pubmed

article muscle strength

Utilize os Filtros para refinar a busca

Para refinar os achados dos artigos, vamos utilizar os filtros localizados no lado esquerdo da página.

filtros pubmed

Assim, você pode delimitar os achados por:

  • Ano de publicação
  • Tipo de estudo
  • Disponibilidade do Texto
  • Resultados por Ano

Salve os artigos selecionados

Você também pode salvar os artigos selecionados e fazer o download do arquivo. Bem como enviá-los por e-mail. Isso ajuda e muito na organização dos artigos que vão fazer parte do seu trabalho!

citação pubmed

Leitura dos artigos

Como fazer a leitura dos artigos? Primeiramente, salve os artigos em uma pasta no seu computador e leia detalhadamente o resumo, introdução, resultados e conclusões de cada estudo para fazer o que chamamos de leitura de reconhecimento.

Essa leitura tem o objetivo de ajudar a separar o que é mais interessante para a sua pesquisa daquilo que pode ser descartado.

O que for mais interessante, por ser mais diretamente relacionado com seu projeto, deve receber uma segunda leitura, mais demorada e mais crítica. Você pode, inclusive, criar um arquivo e fazer o que chamamos de fichamento, identificando em cada texto lido, os pontos principais.

Essa etapa de recuperação de textos, leitura inicial, leitura crítica e fichamento compõe etapas de sua pesquisa bibliográfica que resultará na fundamentação teórica ou aprofundamento científico do seu trabalho.

Após o fichamento, utilize a PLANILHA DE REVISÃO DE LITERATURA do TCC Tranquilo para organizar os artigos selecionados e como ficarão em cada seção do seu trabalho. Está disponível na página inicial do site, coloque seu nome e e-mail, e receba imediatamente!

Quer Ser Aprovado no TCC?

Garanta Já o Guia quase GRÁTIS que te ajuda a FAZER seu TCC 3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Referências Bibliográficas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação:
Informação e documentação Referências Elaboração
. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

WANG, Daniel XM et al. Muscle mass, strength, and physical performance predicting activities of daily living: a meta‐analysis. Journal of cachexia, sarcopenia and muscle, v. 11, n. 1, p. 3-25, 2020.

XU, Jian et al. Building a PubMed knowledge graph. Scientific data, v. 7, n. 1, p. 205, 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *