Como encontrar fontes de pesquisa confiáveis para o TCC

Tempo de leitura: 14 minutos

No post de hoje vamos falar sobre fontes de pesquisa confiáveis e como pesquisar os artigos nesses sites de forma simples e prática!

Por isso, se você está desenvolvendo o seu TCC, já confira o post e coloque em prática no desenvolvimento da sua pesquisa. Saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Como encontrar fontes de pesquisa confiáveis para o TCC

Para a elaboração do seu Trabalho de conclusão de curso, você precisa encontrar diversos materiais para o desenvolvimento da sua pesquisa. No entanto, muitos estudantes têm dificuldade de encontrar fontes de pesquisa que sejam realmente confiáveis e que tragam materiais de qualidade para a utilização no seu TCC.

Ao falarmos de TCC, estamos falando de uma pesquisa. E por ser justamente uma pesquisa, não se pode utilizar qualquer material da internet. Deve ser uma fonte confiável e que tenha a originalidade no trabalho para ser utilizado.

E é por isso, que hoje vamos te mostrar várias fontes de pesquisa confiáveis que você pode utilizar no seu Trabalho de conclusão de curso e assim, citar no seu estudo.

fontes de pesquisa confiáveis
Principais fontes de pesquisa confiáveis

Existem várias bases de dados e bibliotecas. Elas vão armazenar artigos, dissertações, teses e outros materiais produzidos e publicados nas diversas áreas do conhecimento. Já citamos algumas aqui no nosso site e você pode estar lendo também clicando aqui.

Fontes de pesquisa

As fontes de pesquisa são qualquer material utilizado para desenvolver uma pesquisa. Pode ser um livro, monografias, artigos científicos, teses, dissertações, leis, etc. Elas irão fornecer informações importantes para a construção de uma pesquisa ou consolidação de uma ideia.

Como dissemos anteriormente, nem todas os sites ou materiais encontrados na internet são fontes de pesquisa confiáveis. Por isso, trouxemos esse blog de hoje para que você consiga separar a confiável e utilizar no desenvolvimento da pesquisa científica. Aqui nós mostraremos fontes de pesquisa também conhecidas como base de dados ou bibliotecas.

As bases de dados são coleções eletrônicas que armazenam grande quantidade de informação, que são organizadas a partir de uma estrutura para facilitar a consulta e o acesso rápido. Elas têm como objetivo promover o acesso à informação, fornecer informações atualizadas e fornecer mecanismos eficientes de recuperação de informações.

As bases podem ser nacionais ou internacionais e ser gratuitas ou pagas. Grande parte delas estão disponíveis em convênios entre bibliotecas de universidades e as bases.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Google Acadêmico

O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar amplamente a literatura acadêmica. De um só lugar, você pode pesquisar em várias disciplinas e fontes: artigos, teses, livros, resumos e pareceres de tribunais, de editoras acadêmicas, sociedades profissionais, repositórios on-line, universidades e outros sites. Além disso, ele ajuda você a encontrar trabalhos relevantes no mundo da pesquisa acadêmica.

Ele visa classificar os documentos da mesma forma que os pesquisadores, avaliando o texto completo de cada documento, onde foi publicado, por quem foi escrito, bem como com que frequência e quão recentemente foi citado em outra literatura acadêmica.

Além disso, você pode utilizar filtros para otimizar sua busca de artigos científicos, seja por ano, tipo de trabalho, local, por ordem de relevância ou data, pelo idioma e ainda criar alertas de novos trabalhos.

SciELO

A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrónica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos iberoamericanos.

A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

A interface SciELO proporciona acesso à sua coleção de periódicos através de uma lista alfabética de títulos, ou por meio de uma lista de assuntos. Além de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação.

A interface também propicia acesso aos textos completos dos artigos através de um índice de autor e um índice de assuntos, ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que busca os elementos que o compõem, tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação.

É muito simples de utilizar e pesquisar. Com vários filtros que também otimizam a busca por artigos científicos de qualidade.

Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, que reúne e disponibiliza conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. São mais de 39 mil periódicos com texto completo e 396 bases de dados de conteúdos diversos, como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência.

Ele foi criado para reunir material científico de alta qualidade e disponibilizá-lo à comunidade acadêmica brasileira. Assim, o Portal de Periódicos tem o objetivo de reduzir as assimetrias regionais no acesso à informação científica, cobrindo todo o território nacional. É considerado uma iniciativa única no mundo, pois um grande número de instituições acessa o acervo que é inteiramente financiado pelo Governo Federal.

Nele você encontra diversos materiais, principalmente artigos, dissertações e teses desenvolvidos pelos programas de pós-graduação do Brasil.

A busca também é bem simples e muito fácil de encontrar e filtrar.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Web of Science

Web of Science é a base de dados multidisciplinar da empresa Clarivate que congrega artigos de conceituadas revistas científicas publicadas no mundo, além de trabalhos de eventos.  

Composta a partir de índices com informações reunidas a partir de milhares de periódicos científicos, livros, séries de livros, relatórios e conferências. Os três primeiros índices de citação contêm, além dos resumos dos documentos (abstracts), as referências citadas pelos autores dos artigos.

É possível usar essas referências para fazer pesquisas de referências citadas. Esse tipo de pesquisa permite encontrar artigos que citam um trabalho publicado anteriormente. A Coleção Principal da Web of Science inclui as áreas de Ciências (1900-presente), Ciências Sociais (1900-presente) e Artes & Humanidades (1975-presente).

Para utilizá-la, é necessário fazer um cadastro gratuito. A partir disso, você pode pesquisar e utilizar filtros para a otimização da sua busca de artigos. Além disso, por ser uma base de dados internacional, a quantidade de artigos disponíveis é imensa, e você pode utilizar o Google Tradutor para traduzi-los.

Scopus

O Scopus é a maior base de dados de resumos e citações de literatura revisada por pares, com ferramentas bibliométricas para acompanhar, analisar e visualizar a pesquisa. Scopus contém mais de 22.000 títulos de mais de 5.000 editores em todo o mundo, abrangendo as áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e Artes e Humanidades. Além disso, contém mais de 55 milhões de registros que remontam a 1823, dois quais 84% possuem referências que datam de 1996.

Ele combina de forma singular um banco dados abrangente de resumos e citações organizado por especialistas com dados enriquecidos e associados à literatura acadêmica em uma grande variedade de disciplinas.

O Scopus encontra rapidamente pesquisas relevantes e confiáveis, identifica especialistas e oferece acesso a dados, métricas e ferramentas de análise confiáveis. Sinta segurança para promover o avanço das pesquisas e ensinar ou pesquisar as tendências e prioridades — tudo em um único banco de dados e com uma única assinatura.

Nesta base, é necessário também fazer um cadastro. E algumas instituições brasileiras têm parcerias com esta base, e você pode utilizar seu e-mail institucional para o cadastro. Apresenta também vários filtros para otimização da busca de artigos e por ser internacional, a quantidade de artigos é imensa!

BVS

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para gestão da informação e conhecimento em saúde na Região AL&C.

A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pela BIREME. É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc.) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços (BVS Enfermagem, BVS Ministério da Saúde etc.).

É o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). É desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol).

Aplica a interface integrada de busca IAHx com recursos de filtros, exportação de resultados, busca avançada e interoperação com o DeCS/MeSH .

A coleção de fontes de informação do Portal está composta de bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados Medline e outros tipos de fontes de informação tais como recursos educacionais abertos, sites de internet e eventos científicos.

As fontes de informação são selecionadas de acordo com critérios aprovados pela Rede. O índice é atualizado semanalmente a partir da coleta de metadados das fontes de informação da coleção.

Assim como as outras bases de dados, esta também é fácil de utilizar. No entanto você precisa pesquisar por descritores (DeCS/MeSH) e ela é voltada para a área da saúde.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

PubMED

PubMed é um recurso gratuito que apoia a busca e recuperação de literatura biomédica e de ciências da vida com o objetivo de melhorar a saúde – tanto global quanto pessoalmente.

A base de dados PubMed contém mais de 35 milhões de citações e resumos da literatura biomédica. Não inclui artigos de periódicos em texto completo; no entanto, links para o texto completo geralmente estão presentes quando disponíveis em outras fontes, como o site do editor ou PubMed Central (PMC) .

As citações no PubMed derivam principalmente dos campos de biomedicina e saúde e disciplinas relacionadas, como ciências da vida, ciências comportamentais, ciências químicas e bioengenharia.

Uma fonte de pesquisa confiável, na área da saúde, que você deve pesquisar em inglês. Na busca, você pode utilizar o DeCS/MeSH também. E possui filtros que vão otimizar a busca dos artigos.

Outras fontes de pesquisa

 ArXiv
Em inglês, o ArXiv é um repositório temático especializado nas áreas de física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica e ciência de sistemas e economia.

Lexml

Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil. Uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

 Arca

O Arca é o Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição.

Visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde. Além de conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, bem como a sociedade civil.

O Arca está organizado em comunidades que correspondem às unidades da Fiocruz. Cada comunidade pode reunir os seus documentos em diferentes coleções. Foi criado em 2007, sendo lançado oficialmente como repositório institucional em 2011 pela Fiocruz. É mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e utiliza o software livre DSpace.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Como pesquisar em uma base de dados?

Agora você já sabe como quais as fontes de pesquisa confiáveis. Entretanto, tem dificuldades em como pesquisar os artigos nessas bases de dados? Se liga nessas dicas!

Ao pesquisar artigos ou materiais para o trabalho de conclusão de curso, é necessário saber como utilizar os descritores e os operador booleanos.

Esses dois elementos irão fazer muita diferença na hora da sua busca e otimização para encontrar artigos para compor seu TCC.

Em resumo, os descritores DeCS/MeSH são palavras-chaves já indexadas e utilizadas de forma internacional e nacional. Ou seja, são utilizados de forma padrão para encontrar artigos, seja ele em português ou outra língua estrangeira. Assim, você pode utilizá-los para otimizar sua pesquisa.

Já os operados booleanos, eles vão conectar essas palavras-chaves, fazendo a partir de uma técnica para a consulta dos artigos nas bases de dados.

Quanto mais especificado e mais palavras-chaves tiver, mais refinada sua busca será.

Existem três tipos de operadores booleanos:

  • AND: significa “e”, serve para juntar as palavras-chaves
  • OR: significa “ou”, serve para escolher uma palavra-chave ou a outra
  • NOT ou AND NOT: significa “não”, irá excluir a palavra-chave.

Exemplo: Quero fazer uma pesquisa sobre a força muscular de idosos. Vou utilizar a base de dados Xpara esta pesquisa.

Na barra de busca, minha pesquisa será: “força muscular AND idosos”

Reiterando que, se você for utilizar uma base de dados internacional, é necessário que as palavras-chaves sejam em inglês.

Está precisando de ajuda no seu TCC?

Faça parte do nosso Programa de Mentoria TCC Tranquilo! Acesse aqui!

Aprenda a fazer seu TCC em definitivo e domine sua  apresentação na hora da defesa! 

Encontros semanais e suporte 6 dias por semana! Não fique de fora!

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *