Como fazer Referencial Teórico do TCC? Confira Aqui

Tempo de leitura: 13 minutos

No post de hoje vamos te ensinar como fazer o Referencial Teórico do TCC. Confira!

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

Definição do Referencial Teórico

Essa parte constitui a segunda seção de um TCC. Deve ser realizada uma pesquisa mais aprofundada do que a da Introdução, que consta uma revisão inicial da literatura sobre o que já foi escrito sobre o tema da pesquisa.

Dessa forma, no Referencial Teórico vamos ter o aprofundamento sobre o tema em estudo. Então você irá trazer contextos históricos, definições, evoluções, comparações do que foi mudado ou não, enfim, diversas opções.

Outros nomes para Referencial Teórico:

O Referencial teórico também é conhecido por

  • Marco teórico
  • Revisão de Literatura
  • Embasamento teórico
  • fundamentação teórica
  • Revisão bibliográfica
  • Abordagem teórica

Afinal, qual o objetivo do Referencial Teórico?

Antes de darmos início a estratégia da pesquisa para começar a fazer o Referencial Teórico. Você precisa saber quais os objetivos da seção, para fazer uma de qualidade.

Dessa forma, o Referencial precisa:

  • Detalhar o tema da pesquisa estudada
  • Apresentar contextos históricos, estatísticas, definições e/ou levantamento de pesquisas sobre o tema
  • Esclarecer principais pontos que serão discutidos na pesquisa.
  • Esclarecer ao autor o problema que será investigado

Como fazer o Referencial teórico?

Inicialmente, como foi definido anteriormente, o Referencial teórico será o aprofundamento do tema da pesquisa. Em outras palavras, vamos trazer diversos artigos sobre o tema em questão, fazendo uma investigação minuciosa.

Para te ajudar nisso separamos algumas dicas:

Planilha de Revisão

A Planilha do TCC ou Planilha de Revisão de Literatura é um planilha completa para todos aqueles que querem estruturar e organizar os trechos de parágrafos consultados e citações do referencial teórico do TCC.

Benefícios:

  • Ordenação dos subtópicos do referencial teórico e trechos dos parágrafos consultados de forma simples e prática
  • Organização das paráfrases, citações e referências (norma ABNT) de maneira objetiva e sem perder tempo.
  • Vai elevar sua produtividade, estruturando seu TCC 3X mais rápido!!

Como baixar a Planilha?

Acesse a página inicial do TCC Tranquilo

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Pronto.

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planilha referencial teórico

Quais seções utilizar a Planilha?

Através da Planilha, você consegue organizar todos os parágrafos em quase todas as seções do seu trabalho.

  • Introdução
  • Referencial teórico
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão

Estratégia de pesquisa

Pesquisa preliminar:

Nessa primeira etapa, você deve partir do problema de pesquisa para identificar publicações diversas (livros, teses, dissertações, artigos) que possam contribuir com sua investigação.

Para tanto, existem bases de dados disponíveis que são muito úteis: Google acadêmico, SciELO, Pubmed, Portal de periódicos CAPES, Spell, entre outros. Nessa busca inicial, leia as palavras-chaves e os resumos das publicações que localizar para avaliar a adequação à sua pesquisa. Apenas identifique os trabalhos alinhados à sua temática nessa fase.

Fontes de estudos

Aqui nessa etapa, separe os estudos secundários. São exemplos de fontes secundárias: livros didáticos, dicionários especializados, enciclopédias, revistas especializadas em revisão de literatura, entre outros. Comece a leitura por eles, pois, em geral, são mais claros e mais fáceis de entender. Esses materiais têm o propósito de organizar o que é conhecimento sobre determinada temática em uma estrutura significativa.

Eles mostram como os achados de várias pesquisas estão conectados uns aos outros.

Além de mostrar o que se sabe sobre determinado tema, as fontes secundárias também podem ser úteis no estabelecimento de uma estrutura lógica do conhecimento para posicionar sua pesquisa.

Seleção e Leitura dos artigos:

Essas fontes são as mais importantes para a construção do seu texto. Comece por classificá-las de acordo com os subtemas da sua pesquisa.

Lembre-se de que estudos muito bons são publicados, mas estudos ruins também são. Assim, seja crítico para selecionar estudos de qualidade.

No Brasil, a classificação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), chamada de Qualis, pode ser um importante indicativo de qualidade das revistas em que são publicados os artigos.

Mas não fique somente em artigos nacionais, pesquise também artigos internacionais em inglês para ampliar a gama de artigos do seu tema.

Outra forma de verificar a qualidade de uma referência é observar o número de citações que ela tem. O Google acadêmico e a Web of Science trazem essas informações.

Finalmente, se um texto é muito presente em várias fontes que consultar, isso indica que é importante. Aproveite para identificar autores que sejam referência no tema. E claro, busque mais informações sobre eles.

Para a seleção dos artigos, utilize os filtros das bases de dados para refinar a busca. Faça a leitura pelos títulos e resumos, e em seguida selecione aqueles que irão para a leitura na íntegra.

Dessa forma, você selecionará os artigos que têm relação com o seu estudo e a temática investigada.

Sintetização das principais informações

Uma vez que você fez a leitura dos estudos mais relevantes sobre o tema investigado, poderá iniciar a redação da revisão da literatura.

Registre as informações que julgar relevantes das obras lidas. Faça fichamentos do resumo, anote as ideias mais importantes e as críticas que tiver sobre o texto. Esse material será fundamental para a construção das citações (direta e indireta).

O propósito desta seção é informar ao leitor o que já é conhecido e o que não é conhecido sobre a temática pesquisada, além de informar como esses tópicos se relacionam com seu propósito de pesquisa.

Deve-se começar pela leitura dos artigos que tem relação com sua temática, principalmente os mais recentes, para que sua revisão de literatura não fique ultrapassada, e finalize com a interpretação desses.

Lembre-se, nesse caminho, de apontar concordâncias (o que já se sabe), discordâncias (o que ainda está sendo discutido) e lacunas (o que ainda não se sabe). Sua pesquisa pode se apoiar em qualquer um desses pontos, mas a mina de ouro é abordar as discordâncias e lacunas da pesquisa.

Note que essa estrutura facilita a organização do trabalho, mas ela não é rígida. Talvez você encontre, ao longo de todas as etapas, estudos relevantes que possam compor sua revisão.

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Referencial teórico: pesquisas quantitativas e qualitativas

Considerando que, nessa seção, o propósito é apresentar o estado da arte sobre o tema, os autores geralmente evidenciam a teoria suas lacunas, discutem sua adequação ao fenômeno, as variáveis ou categorias investigadas, mesclando os estudos anteriores no texto.

No entanto, o quadro teórico dos estudos quantitativos é diferente dos estudos qualitativos.

Em estudos quantitativos, que tenham o propósito de avaliar possíveis relações entre variáveis para desvendar as causas de determinado fenômeno, não se usa teoria para fundamentar e sim, o aprofundamento sobre o tema, bem como as variáveis e/ou constructos investigados. Aqui o Referencial teórico se chama Revisão de Literatura. Nesses estudos, é bastante comum o estabelecimento de hipóteses para guiar a coleta e análise de dados.

Nesse sentido, pode-se começar com um breve contexto histórico, no qual são evidenciados os trabalhos relacionados a premissa, os principais conceitos e as conexões causais entre eles. Na sequência, trabalhos recentes envolvendo as associações, que sejam interessantes à pesquisa, podem ser incluídos na argumentação.

Agora, em estudos qualitativos é comum a apresentação do quadro teórico com estudos anteriores e as lacunas existentes. Uma característica importante, todavia, é que as teorias usadas em tais estudos sejam abrangentes e flexíveis o suficiente para orientar a investigação, e não determinar o seu curso.

Por apresentar objetivos mais flexíveis e mais amplos, nesse tipo de estudo é comum, por exemplo, que as categorias de investigação possam emergir da coleta de dados. Também é comum a triangulação de achados de diferentes fontes para se chegar à conclusão sobre o fenômeno em análise.

Faça um funil de ideias!

Primeiro, você irá pesquisar os artigos nas bases de dados, como Google Acadêmico, Scielo, Periódicos CAPES, Pubmed, entre outros. Já fizemos um post aqui no site, ensinando. Então, se você ainda não fez a leitura, já clica aqui.

Essa busca irá ser feita com palavras-chave, você irá ler os títulos e resumos e identificar os artigos que pareçam com o seu trabalho.

Segundo você irá escolher os artigos, e fazer fichamentos dele. Registre as informações e ideias mais relevantes para o seu trabalho. Para isso, você pode estar utilizando a Planilha de Revisão de Literatura, que também já ensinamos (clique aqui para assistir) com certeza, irá ajudar muito nessa fase do trabalho. Com a organização, separados por tópico e tudo mais.

Simples de usar!

Para baixar a Revisão de literatura é muito simples! Você acessa a página inicial do nosso site e coloca o Nome e E-mail e clica em Quero receber!

Confira sua caixa de e-mail e também o spam ou promoção.

Após isso, é abrir e utilizar seguindo os passos do vídeo. Você pode utilizar para organizar sua introdução e também a revisão de literatura, separando os autores, parágrafos, a paráfrase do texto para não cometer plágio, se citou ou não no trabalho de conclusão e claro, a referência para deixar tudo organizado.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo Whatsapp ou redes sociais.

E após esses passos, você já monta toda a redação da sua revisão de literatura, através de tópicos (que eu acho que fica mais organizado) e delimitando por um funil de ideias, do macro para o micro que é o tema principal da sua pesquisa.

É importante deixar sua revisão de literatura/referencial teórico muito bem estruturado, objetivo e não repetitivo. Busque ao máximo colocar informações relevantes. E não apenas conteúdo sem sentido.

E caso você faça o referencial teórico, é importante abordar a teoria fundamentada, como ela é, o que estuda e tudo mais. Detalhando para o leitor sobre o que se trata. Sem deixar nenhuma dúvida.

Como pesquisar os artigos?

Tem dificuldades em como pesquisar os artigos nas bases de dados? Se liga nessas dicas!

Ao pesquisar artigos ou materiais para o trabalho de conclusão de curso, é necessário saber como utilizar os descritores e os operador booleanos.

Esses dois elementos irão fazer muita diferença na hora da sua busca e otimização para encontrar artigos para compor seu TCC.

Em resumo, os descritores DeCS/MeSH são palavras-chaves já indexadas e utilizadas de forma internacional e nacional. Ou seja, são utilizados de forma padrão para encontrar artigos, seja ele em português ou outra língua estrangeira. Assim, você pode utilizá-los para otimizar sua pesquisa.

Já os operados booleanos, eles vão conectar essas palavras-chaves, fazendo a partir de uma técnica para a consulta dos artigos nas bases de dados.

Quanto mais especificado e mais palavras-chaves tiver, mais refinada sua busca será.

Existem três tipos de operadores booleanos:

  • AND: significa “e”, serve para juntar as palavras-chaves
  • OR: significa “ou”, serve para escolher uma palavra-chave ou a outra
  • NOT ou AND NOT: significa “não”, irá excluir a palavra-chave.

Exemplo: Quero fazer uma pesquisa sobre a força muscular de idosos. Vou utilizar a base de dados Xpara esta pesquisa.

Na barra de busca, minha pesquisa será: “força muscular AND idosos”

Reiterando que, se você for utilizar uma base de dados internacional, é necessário que as palavras-chaves sejam em inglês.

Finalize o TCC

Pare de perder tempo fazendo configuração no PowerPoint e utilize logo estes modelos prontos. Você já pode ter acesso aos Slides Prontos do TCC, que vão facilitar a sua vida na estruturação de sua apresentação.

Faça como diversos alunos, Clique no link abaixo e aproveite!!

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Referências Bibliográficas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

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