Normas ABNT: Como fazer no TCC de forma simples

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No post de hoje vamos falar sobre as Normas ABNT e como fazer no seu TCC de forma simples! Vamos abordar tudo o que é fundamental para utilizar no seu trabalho de conclusão, de forma simples e prática, para não ter dúvidas ao final!

Por isso, se você está desenvolvendo o seu TCC, já confira o post e coloque em prática no desenvolvimento da sua pesquisa. Saiba mais!

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Normas ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por criar normas de padronização em diversas áreas, inclusive em trabalhos acadêmicos como o TCC.

A padronização é importante para não existirem conflitos e ajudar ainda na comparação de pesquisas relacionadas a um mesmo assunto.

Existem diversas normas ABNT para trabalhos acadêmicos e é o que vamos abordar nesse post. Confira!

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NBR 14724/2011

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

Então, tem muita coisa que podemos abordar aqui, desde a estrutura até a padronização de ilustrações.

A estrutura de trabalhos acadêmicos compreende: parte externa e parte interna.

A parte externa temos a capa e lombada. Já na parte interna temos os elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Recomenda-se a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

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NBR 10520/2002

Esta norma vai especificar a apresentação de citações em documentos.

As citações podem aparecer:

  • no texto
  • em notas de rodapé

Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas.

Exemplos:

A ironia seria assim um forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982)
“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia […]” (DERRIDA, 1967, p. 293).

Especificar no texto a(s) páginas, volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.


Exemplos:

A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia em 1928 (MUMFORD, 1949, p. 513).

Oliveira e Leonardos (1943, p. 446) dizem que a […] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.


Meyer parte de uma passagem da crônica de “14 de maio, de A Semana:” Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou […] (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583).

Atenção! As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérico ou autor-data.

Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões), responsável(eis) estiver(em) incluído(s) na sentença, indica-se a data, entre parênteses, acrescida da(s) página(s), se a citação for direta.

Já quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.

As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, tem as suas datas separadas por vírgula.

NBR 6023/2018

A norma estabelece todas as regras de formatação das referências bibliográficas, desde as informações que devem conter nas referências até a ordem de apresentação.

  • Os elementos devem ser dispostos em ordem padronizada;
  • Usar espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
  • As referências serão ordenadas em uma única lista, com padronização do recurso tipográfico e elementos complementares adotados
  • O recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências, exceto em obras sem autoria, com entrada pelo título.
  • Ao optar pelo uso de elementos complementares, estes devem ser incluídos em todas as referências do mesmo tipo de documento.

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NBR 6027/2012

Esta Norma especifica os princípios gerais para elaboração de sumários em qualquer tipo de documento.

Localização em monografias:

  • deve ser o último elemento pré-textual

Localização em periódicos:

  • deve estar localizado na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes.

Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024.

Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.

A palavra sumário, independentemente do idioma, deve ser centralizada e com o mesmo tipo de fonte utilizada para as seções primárias.

Recomenda-se que a subordinação dos itens do sumário seja destacada com a mesma apresentação tipográfica utilizada nas seções do documento.

Os elementos pré-textuais não podem constar no sumário.

NBR 6028/2003

Essa norma vai falar da padronização do Resumo e Abstract.

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

  • Deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.
  • O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único
  • A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento.
  • Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Quanto a sua extensão os resumos devem ter:

  • de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos
  • de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;
  • de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

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Outras normas ABNT

  • NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento
  • NBR 6034/2004 – Índice
  • NBR 15287/2011 – Projeto de pesquisa

Por fim, lembre-se que a finalidade de uma norma é sempre instruir o autor do trabalho em relação aos elementos obrigatórios, estrutura e formatação do trabalho, que nesse caso trata-se de um trabalho de conclusão de curso ou projeto de pesquisa. Por isso, se sua faculdade exige a utilização de uma norma específica, seja ela da ABNT ou Outras, como Vancouver ou até a própria norma da faculdade, faz-se necessário que você conheça e aplique-a no seu trabalho de conclusão de curso.

Não deixe para última hora, pois vai acumular e você não vai dar conta. Sempre preze pela organização e planejamento.

Assista o vídeo que separamos sobre este assunto:

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