Como iniciar um Projeto de TCC? – Confira Aqui

Tempo de leitura: 14 minutos

projeto de tcc

No post de hoje vamos falar sobre como iniciar um Projeto de TCC, de forma simples e prática!

Por isso, se você vai começar ou está desenvolvendo o TCC, já veja o post e coloque em prática na sua pesquisa. Saiba mais!

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O Projeto de TCC

Em resumo, é um trabalho que antecede a pesquisa, que tem como objetivo principal descrever o plano de desenvolvimento das atividades de pesquisa.

ABNT define o pré-projeto de pesquisa como “uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura”.

Ou seja, o objetivo do projeto é estruturar a pesquisa que se pretende realizar.

Portanto, é um pré-projeto de TCC se for para estruturar o trabalho de conclusão de curso da graduação.

Considerando que ele serve para descrever a estrutura da pesquisa, a sua importância está em justamente antecipar a pesquisa a ser desenvolvida. Além disso, vai dar uma visão geral sobre o que precisa ser feito e como será realizado.

Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho e precisa buscar artigos para compor o seu trabalho.

Estrutura do Projeto de TCC

estrutura projeto de tcc

O projeto final deve conter obrigatoriamente os seguintes itens:

  • Introdução

Apresentação do tema e do problema;

  • Justificativa

Texto no qual se articulam os argumentos, de forma a demonstrar a relevância do tema.

  • Referencial teórico

Destina-se a apresentar as leituras e fundamentos teóricos que embasam a proposta da pesquisa

  • Objetivos

a) Objetivo geral – apresentam-se de forma global os objetivos pretendidos na pesquisa;
b) Objetivos específicos – corresponde aos desdobramentos do objetivo geral, de forma a traduzir,
em suas diferentes especificidades, o que se pretende alcançar.

  • Metodologia

Descreve-se os caminhos metodológicos previstos e as técnicas a serem utilizadas.

  • Orçamento

Descreve todos os gastos dos pesquisadores com os materiais necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Pode colocar se teve financiamento por alguma Agência de fomento ou se os pesquisadores que irão custear

  • Cronograma

Destina-se a traduzir as ações a serem realizadas, distribuindo-as no espaço de tempo disponível para
a realização do projeto.

  • Elementos pós-textuais

Referencia-se o material utilizado para o projeto e/ou da pesquisa, de acordo com as Normas da
ABNT.

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Video sobre o tema:

Elementos pré-textuais

Como dito anteriormente, a Monografia tem uma estrutura padronizada a ser seguida.

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Escrita da Introdução

O segundo passo a ser dado é a elaboração da Introdução, que consiste no primeiro elemento textual da Monografia. Dessa forma, a Introdução se refere a carta de apresentação do seu TCC.

Em outras palavras, significa que é o contato inicial do leitor/ avaliador com a Introdução, é onde ele verá o que será abordado e quais os objetivos a serem desenvolvidos no trabalho.

Acima de tudo, fazê-la de forma estruturada é tão importante para que se mantenha uma lógica durante toda a leitura.

Portanto, evite trazer informações soltas e que, consequentemente, não vão acrescentar na lógica do trabalho. Por isso, busque ao máximo seguir a estrutura aqui abordada, para que tenha uma coerência no texto.

TCC Tranquilo desenvolveu gratuitamente o Checklist da Introdução. Que consiste na estrutura da introdução para que você, ao elaborar a sua pesquisa, não esqueça de mencionar nenhum item destacado lá.

Isso irá facilitar muito na hora da escrita, trazendo lógica e coesão à seção.

introdução do tcc

Para baixar esse Checklist da Introdução, acesse a página inicial do site TCC Tranquilo e clique na aba “Checklist do TCC”. É só clicar e fazer o download automaticamente.

Justificativa e relevância

Continuando a lógica de cada item, por último você irá abordar a importância do seu estudo, que é a justificativa e relevância.

Nesta seção, você tem que mostrar as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto pode causar, ou até a partir do que não foi pesquisado até o momento. E depois abordar a importância e os benefícios da sua pesquisa para a população ou meio acadêmico.

Você pode fazer de maneira direta ou indireta, e pode estar integrada na tópico da Introdução ou em uma seção separada.

Direta: você vai falar diretamente para o leitor os motivos do seu trabalho ser importante, inovador e os benefícios para a população ou meio acadêmico.

Indireta: você vai deixar nas ‘entre linhas’ a importância e relevância da sua pesquisa. Assim, o próprio leitor que irá tirar as conclusões da importância do seu trabalho.

Referencial Teórico

O referencial teórico – ou fundamentação teórica – é um dos aspectos mais importantes de uma monografia. Por essa razão, para desenvolver um bom trabalho de conclusão de curso é fundamental você dedicar uma atenção especial à ele.

Todo trabalho de conclusão de curso segue uma estrutura básica. O referencial teórico faz parte dessa estrutura. Ou seja, é um item indispensável no trabalho.

De forma geral, refere-se a uma revisão das pesquisas e discussões feitas por outros autores sobre a temática que será abordada em seu trabalho. É um resgate do que há de mais relevante e atual na área que se deseja pesquisar.

Dessa forma, serve como embasamento teórico e garante qualidade científica ao trabalho. Isto é, através do referencial teórico, você pode verificar o estado do problema, sob os aspecto teóricos de pesquisas que já foram desenvolvidas.

O que será desenvolvido é um aprofundamento sobre o tema do seu TCC. Separe em três tópicos para aprofundar esse conhecimento. Comece pelo tema geral até chegar no tema específico e objetivo da sua pesquisa.

Considerando que um dos propósitos de toda pesquisa cientifica seja contribuir com a construção do conhecimento, o autor precisa saber em que ponto se encontra o “estado da arte” para não correr o risco de reinventar a roda.

Para tanto, ele precisa de muita leitura, notadamente se aborda um tema que ainda lhe é desconhecido.

A Revisão da literatura/ Referencial teórico apresenta vários propósitos:

  • Delimitar o problema de pesquisa
  • Encontrar novas linhas de pesquisa
  • Evitar abordagens infrutíferas
  • Obter insights metodológicos
  • Identificar recomendações para pesquisas futuras
  • Buscar suporte para a teoria fundamentada

Pesquisa preliminar:

Nessa primeira etapa, você deve partir do problema de pesquisa para identificar publicações diversas (livros, teses, dissertações, artigos) que possam contribuir com sua investigação.

Para tanto, existem bases de dados disponíveis que são muito úteis: Google acadêmico, SciELO, Pubmed, Portal de periódicos CAPES, Spell, entre outros. Nessa busca inicial, leia as palavras-chaves e os resumos das publicações que localizar para avaliar a adequação à sua pesquisa. Apenas identifique os trabalhos alinhados à sua temática nessa fase.

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Primeiro passo

Aqui nessa etapa, separe os estudos secundários. São exemplos de fontes secundárias: livros didáticos, dicionários especializados, enciclopédias, revistas especializadas em revisão de literatura, entre outros. Comece a leitura por eles, pois, em geral, são mais claros e mais fáceis de entender. Esses materiais têm o propósito de organizar o que é conhecimento sobre determinada temática em uma estrutura significativa.

Eles mostram como os achados de várias pesquisas estão conectados uns aos outros.

Além de mostrar o que se sabe sobre determinado tema, as fontes secundárias também podem ser úteis no estabelecimento de uma estrutura lógica do conhecimento para posicionar sua pesquisa.

Segundo passo

As fontes primárias são documentos (artigos, dissertações, teses) que foram escritos pelas próprias pessoas que conduziram as pesquisas ou formularam as teorias ou opiniões descritas no documento.

Essas fontes são as mais importantes para a construção do seu texto. Comece por classificá-las de acordo com os subtemas da sua pesquisa.

Lembre-se de que estudos muito bons são publicados, mas estudos ruins também são. Assim, seja crítico para selecionar estudos de qualidade.

No Brasil, a classificação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), chamada de Qualis, pode ser um importante indicativo de qualidade das revistas em que são publicados os artigos.

Mas não fique somente em artigos nacionais, pesquise também artigos internacionais em inglês para ampliar a gama de artigos do seu tema.

Outra forma de verificar a qualidade de uma referência é observar o número de citações que ela tem. O Google acadêmico e a Web of Science trazem essas informações.

Finalmente, se um texto é muito presente em várias fontes que consultar, isso indica que é importante. Aproveite para identificar autores que sejam referência no tema. E claro, busque mais informações sobre eles.

Terceiro passo:

Uma vez que você fez a leitura dos estudos mais relevantes sobre o tema investigado, poderá iniciar a redação da revisão da literatura.

Registre as informações que julgar relevantes das obras lidas. Faça fichamentos do resumo, anote as ideias mais importantes e as críticas que tiver sobre o texto. Esse material será fundamental para a construção das citações (direta e indireta).

O propósito desta seção é informar ao leitor o que já é conhecido e o que não é conhecido sobre a temática pesquisada, além de informar como esses tópicos se relacionam com seu propósito de pesquisa.

Deve-se começar pela leitura dos artigos que tem relação com sua temática, principalmente os mais recentes, para que sua revisão de literatura não fique ultrapassada, e finalize com a interpretação desses.

Lembre-se, nesse caminho, de apontar concordâncias (o que já se sabe), discordâncias (o que ainda está sendo discutido) e lacunas (o que ainda não se sabe). Sua pesquisa pode se apoiar em qualquer um desses pontos, mas a mina de ouro é abordar as discordâncias e lacunas da pesquisa.

Note que essa estrutura facilita a organização do trabalho, mas ela não é rígida. Talvez você encontre, ao longo de todas as etapas, estudos relevantes que possam compor sua revisão.

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Métodos

Basicamente, a metodologia é a seção em que será descrita todas as etapas e procedimentos adotados para a coleta de dados e análise estatística.

Dessa forma, você precisará descrever detalhadamente tudo sobre a sua pesquisa: qual tipo de estudo, onde será desenvolvido, com quem será, como será coletado as informações, quais instrumentos serão utilizados, quais testes estatísticos você utilizará, bem como o software que analisará os dados.

Assim, sua metodologia precisa ter todas essas informações necessárias para uma boa delimitação.

Separamos 11 itens essenciais para construir uma boa metodologia. São eles:

  • abordagem do estudo
  • natureza da pesquisa
  • tipo de objetivos
  • modalidades/procedimentos adotados
  • local de estudo
  • população
  • critérios de inclusão e exclusão
  • procedimentos
  • variáveis
  • análise estatística
  • aspectos éticos

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Orçamento

Nesta seção você descreverá todos os gastos que seu trabalho terá, além de informar quem irá custear isso (que no caso pode ser uma agência de fomento ou os próprios pesquisadores).

Cronograma

Nesta seção você irá fazer uma tabela com todo o passo a passo do desenvolvimento do seu trabalho, sinalizando as tarefas e período que será cumprido. Veja o exemplo abaixo:

exemplo de cronograma TCC

Elementos pós-textuais

Fazem parte dos elementos pós-textuais as Referências, Anexos, Apêndices, Índice e Glossário.

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Referências Bibliográficas:

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos. In: Como escrever artigos científicos. 2010. p. 121-121.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação:
Informação e documentação Referências Elaboração
. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. In: Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. 2008. p. 116-116.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

NUNES, Luiz Antonio Rizzato. Manual da monografia jurídica-como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. Saraiva Educação SA, 2017.

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. Martins Fontes, 2004.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

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