Como pesquisar artigos para o TCC?

Tempo de leitura: 10 minutos

No post de hoje vamos falar sobre como pesquisar artigos para o TCC.

Por isso, se você vai começar ou está desenvolvendo o TCC, aprenda como pesquisar e tire suas dúvidas! Saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Para a elaboração do seu Trabalho de conclusão de curso, você precisa encontrar diversos materiais para o desenvolvimento da sua pesquisa. No entanto, muitos estudantes têm dificuldade de encontrar fontes de pesquisa que sejam realmente confiáveis e que tragam materiais de qualidade para a utilização no seu TCC.

Ao falarmos de TCC, estamos falando de uma pesquisa. E por ser justamente uma pesquisa, não se pode utilizar qualquer material da internet. Deve ser uma fonte confiável e que tenha a originalidade no trabalho para ser utilizado.

Como pesquisar artigos para o TCC?

Ao pensar em pesquisa, logo pensamos na internet, certo? Sim, com certeza!

Mas calma lá! Ao fazer buscas de temas na internet, você precisa se perguntar: tudo que eu encontrar coloco no trabalho? A resposta é não!

Temos que desconfiar do que encontramos na internet. Por isso, sempre verifique a fonte. Uma dica é não usar o Google simplesmente, mas sim, usar o Google Scholar.

O Google Scholar ou Google Acadêmico restringe a busca de documentos acadêmicos, o que já é um começo!

Agora vamos falar sobre as bases de dados que você pode estar pesquisando seus artigos!

O que são bases de dados?

São coleções eletrônicas que armazenam grande quantidade de informação, que são organizadas a partir de uma estrutura para facilitar a consulta e o acesso rápido. Elas têm como objetivo promover o acesso à informação, fornecer informações atualizadas e fornecer mecanismos eficientes de recuperação de informações.

As bases podem ser nacionais ou internacionais e ser gratuitas ou pagas. Grande parte delas estão disponíveis em convênios entre bibliotecas de universidades e as bases.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Principais bases de dados

Estas são as principais bases de dados para pesquisar artigos para o seu TCC. Algumas delas são em Inglês, então durante a busca, você precisa colocar as palavras-chaves em inglês. Além da utilização dos operados booleanos que vamos falar a seguir.

  • Google Acadêmico
  • SciELO
  • Periódicos CAPES
  • PubMed
  • Scopus
  • Web of Science
  • Lexml
  • PEDro
  • Biblioteca Virtual em Saúde
  • ArXiv
  • Arca

1. Google Acadêmico

A ferramenta auxilia na busca de material científico relevante, indo de artigos científicos a livros.

Você pode encontrar dissertações, apostilas, materiais de bibliotecas de órgãos governamentais, resumo apresentado em congressos e muito mais. Como essa base armazena muitas informações e de vários lugares, é importante você filtrar o máximo possível para que resulte, ao fim, em artigos de boa qualidade.

2. SciELO

A SciELO – Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica Online) é uma Base de Dados voltada para a publicação de artigos científicos, principalmente desenvolvidos em países da América Latina e do Caribe.

3. Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos da Capes está disponível para acesso direto ou através de convênios com as principais universidades do país. Sendo um dos maiores acervos de acesso a periódicos do mundo, o portal foi criado pela Capes no ano 2000, para democratizar o acesso às publicações científicas e tecnológicas de excelência produzidas no mundo.

Oferece acesso a textos completos e de artigos selecionados de mais de 21.500 revistas nacionais e internacionais. O acesso ao portal passou de sete milhões em 2002 para mais de 50 milhões atualmente. A consulta, gratuita, é oferecida a cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de mais de 200 instituições que desenvolvem programas de pós-graduação recomendados pela Capes.

4. PubMed

O PubMed, de forma geral, é um base de dados de citações e resumos de artigos científicos da área da saúde.

Ou seja: é uma plataforma para pesquisar, de maneira livre e gratuita, publicações científicas na área da saúde. O desenvolvimento e manutenção do PubMed se dá pelo NCBI (National Center of Biotechnology Information), na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Hoje em dia, a base de dados do PubMed já está em 70 países, com a publicação de 4.800 revistas científicas e mais de 30 milhões de citações.

Se você é da área da saúde e está fazendo um TCC ou artigo, NÃO deixe de ir pesquisar lá.

ArXiv
Em inglês, o ArXiv é um repositório temático especializado nas áreas de física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica e ciência de sistemas e economia.

Lexml

Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil. Uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

 Arca

O Arca é o Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição.

Visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde. Além de conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, bem como a sociedade civil.

O Arca está organizado em comunidades que correspondem às unidades da Fiocruz. Cada comunidade pode reunir os seus documentos em diferentes coleções. Foi criado em 2007, sendo lançado oficialmente como repositório institucional em 2011 pela Fiocruz. É mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e utiliza o software livre DSpace.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Estratégia de busca de artigos

Chamamos de estratégia de busca os critérios que usa (palavra-chave, período, fonte, autor, etc) para obter resultados mais efetivos.

Tentando várias vezes, utilizando operados booleanos, você verá que a combinação de palavras entre si e com outros critérios ajudará você a ser mais certeiro na busca.

O que são operados booleanos? São palavras que têm o objetivo de definir como deve ser feita a combinação entre palavras, termos e expressões de uma pesquisa.

Vamos aos exemplos:

Vá ao Google Acadêmico e digite a palavra “contabilidade” sem aspas. Para mim, apareceram 1.560.000 resultados. Muito né? Como escolher artigos em um mar com milhões?

Calma. Repita a busca digitando as palavras “contabilidade AND microempresas”. Agora o retorno da busca ficou em torno de 20.600 documentos. Ainda é muito, certo?

Agora vamos limitar ainda mais a nossa busca: “contabilidade AND microempresas AND IFRS”. Temos, com essa busca 1.120 documentos encontrados.

Entendeu a importância da estratégia de busca? O operador booleano “AND” que utilizamos na busca, determina que devem ser buscadas referências que contenham todas as palavras. Outros operadores booleanos são: “OR” e “AND NOT ou NOT”.

  • AND: significa “e”, serve para juntar as palavras-chaves
  • OR: significa “ou”, serve para escolher uma palavra-chave ou a outra
  • NOT ou AND NOT: significa “não”, irá excluir a palavra-chave.

Leitura dos artigos

Como fazer a leitura dos artigos? Primeiramente, salve os artigos em uma pasta no seu computador e leia detalhadamente o resumo, introdução, resultados e conclusões de cada estudo para fazer o que chamamos de leitura de reconhecimento.

Essa leitura tem o objetivo de ajudar a separar o que é mais interessante para a sua pesquisa daquilo que pode ser descartado.

O que for mais interessante, por ser mais diretamente relacionado com seu projeto, deve receber uma segunda leitura, mais demorada e mais crítica. Você pode, inclusive, criar um arquivo e fazer o que chamamos de fichamento, identificando em cada texto lido, os pontos principais.

Essa etapa de recuperação de textos, leitura inicial, leitura crítica e fichamento compõe etapas de sua pesquisa bibliográfica que resultará na fundamentação teórica ou aprofundamento científico do seu trabalho.

Após o fichamento, utilize a PLANILHA DE REVISÃO DE LITERATURA do TCC Tranquilo para organizar os artigos selecionados e como ficarão em cada seção do seu trabalho. Está disponível na página inicial do site, coloque seu nome e e-mail, e receba imediatamente!

Vídeo: Como pesquisar artigos para o TCC?

Veja o vídeo sobre o tema de hoje:

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Veja também:

Referências Bibliográficas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *