Como fazer o TCC – Confira Aqui

Tempo de leitura: 18 minutos

como fazer o TCC

Hoje, nós vamos abordar sobre como fazer o TCC, de forma simples e detalhada!

Por isso, se você vai começar ou está desenvolvendo o TCC, faça a leitura deste post e coloque em prática no seu TCC. Saiba mais!

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Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.

Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.

Articulado ao próprio conteúdo do curso, as disciplinas e o convívio com os professores, no ambiente acadêmico, o aluno terá oportunidade de formular o seu projeto e de desenvolvê-lo ao longo do semestre. Além de cumprir um cronograma articulado com o planejamento do próprio curso, de comum acordo com o orientador.

Pode ser um trabalho teórico, documental ou de campo. Quaisquer que sejam as perspectivas de abordagem, a atividade visa articular e consolidar o processo formativo do aluno pela construção do conhecimento científico em sua área.

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho.

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Vídeo sobre o assunto

estrutura do TCC

Estrutura do TCC

o TCC está dividido em:

  • Elementos pré-textuais
  • Elementos textuais
  • Elementos pós-textuais

Introdução

A Introdução é a carta de apresentação do seu TCC. Ou seja, o contato inicial do leitor/ avaliador é com a Introdução, onde ele verá o que será abordado e quais os objetivos a serem desenvolvidos no seu trabalho.

Por isso, fazê-la de forma estruturada é tão importante para que se mantenha uma lógica durante toda a leitura.

Evite trazer muitas informações soltas ou que não vão acrescentar na lógica do trabalho. Busque ao máximo seguir a estrutura aqui abordada, para que tenha uma coerência no texto.

TCC Tranquilo desenvolveu gratuitamente o Checklist da Introdução. Que consiste na estrutura da introdução para que você, ao elaborar a sua pesquisa, não esqueça de mencionar nenhum item destacado lá.

Isso irá facilitar muito na hora da escrita, trazendo lógica e coesão à seção.

introdução do tcc

Para baixar esse Checklist da Introdução, acesse a página inicial do site TCC Tranquilo e clique na aba “Checklist do TCC”.

É só clicar e fazer o download automaticamente.

Apresentação do tema com definições

Nesta etapa, você vai começar a abordar sobre o tema do seu TCC, trazendo definições, mostrando ao leitor do que se trata, evidenciando o que já se sabe, seja em nível estadual, nacional ou internacional. Não deixe de abordar as principais informações do seu tema. Busque artigos recentes e que tenham relevância para contribuir com as informações do presente tema.

Não aborde de forma superficial, tenha realmente um pouco de profundidade no que você irá abordar!

Breve apanhado da literatura

Aqui, é uma continuação do item anterior. Continuando com o que já se sabe da literatura, trazendo artigos relevantes e informações importantes sobre seu tema do TCC.

Não tenha medo em abordar o que já se sabe. Aborde com profundidade esta questão, pois ela vai trazer o contexto para seu trabalho. E isso é de extrema importância para o leitor!

Só não busque mostrar informações que não sejam relevantes, somente para crescer sua introdução. Faça de forma assertiva e com lógica e coesão.

Mencionar trabalhos principais do tema, o que já se sabe, o que os estudos encontraram, etc, são a chave para este item.

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Lacuna da pesquisa

Continuando a estrutura da Introdução, o próximo item é a Lacuna da pesquisa.

Bom, você já fez a apresentação do tema e o breve apanhado da literatura sobre o que já se sabe. Agora você vai mostrar ao leitor o que ainda não foi estudado.

Neste item, a partir das leituras de vários artigos, irá identificar o que ainda não foi estudado sobre seu tema e sua pesquisa irá abordar sobre isso. Ou seja, qual a inovação da sua pesquisa? É o que você irá abordar aqui!

Problema da pesquisa

A partir do seu tema e do que você quer pesquisar, você irá fazer uma pergunta norteadora, que irá dar um norte à pesquisa. Esta pergunta pode ser chamada de pergunta norteadora ou problema da pesquisa.

É importante delimitar bem o problema de pesquisa para não ser amplo e não conseguir responder ao final da sua pesquisa.

Objetivos geral e específico

Os objetivos estão relacionados ao que você vai pesquisar. O que você busca encontrar ou atingir com sua pesquisa?

Diante disso, o objetivo geral é mais amplo, contempla toda a parte geral do estudo. Ou seja, em geral, o que você busca com a sua pesquisa.

Já os objetivos específicos estão relacionados as etapas que você irá fazer para conseguir atingir o objetivo geral. São mini degraus até o topo da pesquisa.

Dessa forma, os objetivos devem ser bastante claros, objetivos, sem rodeios e que sejam contemplados ao final do estudo. Não pode ser algo muito amplo, pois vai ficar vago e você não irá conseguir responder na conclusão.

Por isso, foque no “Claro, objetivo e simples”.

Justificativa e relevância

Continuando a lógica de cada item, por último você irá abordar a importância do seu estudo, que é a justificativa e relevância.

Nesta seção, você tem que mostrar as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto pode causar, ou até a partir do que não foi pesquisado até o momento. E depois abordar a importância e os benefícios da sua pesquisa para a população ou meio acadêmico.

Você pode fazer de maneira direta ou indireta, e pode estar integrada na tópico da Introdução ou em uma seção separada.

Direta: você vai falar diretamente para o leitor os motivos do seu trabalho ser importante, inovador e os benefícios para a população ou meio acadêmico.

Indireta: você vai deixar nas ‘entre linhas’ a importância e relevância da sua pesquisa. Assim, o próprio leitor que irá tirar as conclusões da importância do seu trabalho.

Revisão de Literatura/Referencial Teórico

O referencial teórico – ou fundamentação teórica – é um dos aspectos mais importantes de uma monografia. Por essa razão, para desenvolver um bom trabalho de conclusão de curso é fundamental você dedicar uma atenção especial à ele.

Todo trabalho de conclusão de curso segue uma estrutura básica. O referencial teórico faz parte dessa estrutura. Ou seja, é um item indispensável no trabalho.

De forma geral, refere-se a uma revisão das pesquisas e discussões feitas por outros autores sobre a temática que será abordada em seu trabalho. É um resgate do que há de mais relevante e atual na área que se deseja pesquisar.

Dessa forma, serve como embasamento teórico e garante qualidade científica ao trabalho. Isto é, através do referencial teórico, você pode verificar o estado do problema, sob os aspecto teóricos de pesquisas que já foram desenvolvidas.

O que será desenvolvido é um aprofundamento sobre o tema do seu TCC. Separe em três tópicos para aprofundar esse conhecimento. Comece pelo tema geral até chegar no tema específico e objetivo da sua pesquisa.

Considerando que um dos propósitos de toda pesquisa cientifica seja contribuir com a construção do conhecimento, o autor precisa saber em que ponto se encontra o “estado da arte” para não correr o risco de reinventar a roda.

Para tanto, ele precisa de muita leitura, notadamente se aborda um tema que ainda lhe é desconhecido.

A Revisão da literatura/ Referencial teórico apresenta vários propósitos:

  • Delimitar o problema de pesquisa
  • Encontrar novas linhas de pesquisa
  • Evitar abordagens infrutíferas
  • Obter insights metodológicos
  • Identificar recomendações para pesquisas futuras
  • Buscar suporte para a teoria fundamentada

Pesquisa preliminar:

Nessa primeira etapa, você deve partir do problema de pesquisa para identificar publicações diversas (livros, teses, dissertações, artigos) que possam contribuir com sua investigação.

Para tanto, existem bases de dados disponíveis que são muito úteis: Google acadêmico, SciELO, Pubmed, Portal de periódicos CAPES, Spell, entre outros. Nessa busca inicial, leia as palavras-chaves e os resumos das publicações que localizar para avaliar a adequação à sua pesquisa. Apenas identifique os trabalhos alinhados à sua temática nessa fase.

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Comece pelas fontes secundárias:

Aqui nessa etapa, separe os estudos secundários. São exemplos de fontes secundárias: livros didáticos, dicionários especializados, enciclopédias, revistas especializadas em revisão de literatura, entre outros. Comece a leitura por eles, pois, em geral, são mais claros e mais fáceis de entender. Esses materiais têm o propósito de organizar o que é conhecimento sobre determinada temática em uma estrutura significativa.

Eles mostram como os achados de várias pesquisas estão conectados uns aos outros.

Além de mostrar o que se sabe sobre determinado tema, as fontes secundárias também podem ser úteis no estabelecimento de uma estrutura lógica do conhecimento para posicionar sua pesquisa.

Leia fontes primárias:

As fontes primárias são documentos (artigos, dissertações, teses) que foram escritos pelas próprias pessoas que conduziram as pesquisas ou formularam as teorias ou opiniões descritas no documento.

Essas fontes são as mais importantes para a construção do seu texto. Comece por classificá-las de acordo com os subtemas da sua pesquisa.

Lembre-se de que estudos muito bons são publicados, mas estudos ruins também são. Assim, seja crítico para selecionar estudos de qualidade.

No Brasil, a classificação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), chamada de Qualis, pode ser um importante indicativo de qualidade das revistas em que são publicados os artigos.

Mas não fique somente em artigos nacionais, pesquise também artigos internacionais em inglês para ampliar a gama de artigos do seu tema.

Outra forma de verificar a qualidade de uma referência é observar o número de citações que ela tem. O Google acadêmico e a Web of Science trazem essas informações.

Finalmente, se um texto é muito presente em várias fontes que consultar, isso indica que é importante. Aproveite para identificar autores que sejam referência no tema. E claro, busque mais informações sobre eles.

Sintetize a literatura:

Uma vez que você fez a leitura dos estudos mais relevantes sobre o tema investigado, poderá iniciar a redação da revisão da literatura.

Registre as informações que julgar relevantes das obras lidas. Faça fichamentos do resumo, anote as ideias mais importantes e as críticas que tiver sobre o texto. Esse material será fundamental para a construção das citações (direta e indireta).

O propósito desta seção é informar ao leitor o que já é conhecido e o que não é conhecido sobre a temática pesquisada, além de informar como esses tópicos se relacionam com seu propósito de pesquisa.

Deve-se começar pela leitura dos artigos que tem relação com sua temática, principalmente os mais recentes, para que sua revisão de literatura não fique ultrapassada, e finalize com a interpretação desses.

Lembre-se, nesse caminho, de apontar concordâncias (o que já se sabe), discordâncias (o que ainda está sendo discutido) e lacunas (o que ainda não se sabe). Sua pesquisa pode se apoiar em qualquer um desses pontos, mas a mina de ouro é abordar as discordâncias e lacunas da pesquisa.

Note que essa estrutura facilita a organização do trabalho, mas ela não é rígida. Talvez você encontre, ao longo de todas as etapas, estudos relevantes que possam compor sua revisão.

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Metodologia

Basicamente, a metodologia é a seção em que será descrita todas as etapas e procedimentos adotados para a coleta de dados e análise estatística.

Dessa forma, você precisará descrever detalhadamente tudo sobre a sua pesquisa: qual tipo de estudo, onde será desenvolvido, com quem será, como será coletado as informações, quais instrumentos serão utilizados, quais testes estatísticos você utilizará, bem como o software que analisará os dados.

Assim, sua metodologia precisa ter todas essas informações necessárias para uma boa delimitação.

Separamos 11 itens essenciais para construir uma boa metodologia. São eles:

  • abordagem do estudo
  • natureza da pesquisa
  • tipo de objetivos
  • modalidades/procedimentos adotados
  • local de estudo
  • população
  • critérios de inclusão e exclusão
  • procedimentos
  • variáveis
  • análise estatística
  • aspectos éticos

Resultados e Discussão

É nessa seção que será respondida o problema de pesquisa que norteou o seu trabalho. Assim, é necessário que fique clara a ligação entre a seção de introdução e a de resultados. Embora não existam modelos específicos para a elaboração dessa seção, alguns tópicos importantes são destacados: importância, descrição dos resultados, interpretação e comparação.

A seção de Resultados é uma das mais importantes da pesquisa, é onde será apresentado o que foi encontrado na sua pesquisa. Por isso, ela deve ser muito bem elaborada.

Já na Discussão, você irá discutir, com o embasamento de outros artigos científicos, os resultados encontrados e compará-los com o que já tem na literatura.

Assim como nas outras seções do trabalho, a simplicidade, objetividade e clareza das ideias devem ser a essência da redação.

Como forma de apresentação dos seus resultados, você pode apresentar em forma de gráficos, tabelas, quadros, figuras, imagens… etc. Enfim, são inúmeras opções que vai de acordo com o seu trabalho e escolha entre os autores.

Assim, os títulos e legendas das ilustrações gráficas devem ser completos, de modo a caracterizar as informações que estão sendo apresentadas. É importante sinalizar no texto as ilustrações gráficas que você irá apresentar.

Já na Discussão, você irá descrever com palavras os dados que foram apresentados numericamente nas tabelas ou nos gráficos, comentar os porquês de terem aparecido dessa maneira, bem como comparar esses resultados com outros obtidos em pesquisas e/ou estudos semelhantes.

A discussão dos resultados de uma pesquisa exploratória ou descritiva poderá ser feita a partir de dois diferentes tipos de análises: análise quantitativa ou análise qualitativa. Dependendo dos objetivos, o pesquisador pode optar por uma delas ou ambas.

A partir dos resultados encontrados, pesquise artigos semelhantes ao seu para comparar os resultados da sua pesquisa com a pesquisa de outros autores. Assim, você irá abordar a semelhança e diferenças desses artigos. Além disso, pode-se também justificar o motivo de ter encontrado X resultado.

É na discussão dos achados que se pode evidenciar a contribuição teórica da pesquisa, como tais resultados podem preencher lacunas evidenciadas na introdução. Essa comparação é bastante útil para situar no que se diferenciam os achados de outros estudos.

Conclusão

A conclusão é o último elemento textual do TCC. É onde você vai juntar todas as informações ditas no seu trabalho de conclusão de curso e finalizar sua ideia e mostrar o que foi encontrado.

O propósito desta seção é mostrar aos leitores como os resultados ou os achados de sua pesquisa contribuem para o avanço dessa área de conhecimento. O fluxo das ideias parte do específico para o geral.

Primeiramente, deve ser apresentada uma síntese dos achados, a interpretação dos resultados e as contribuições para o avanço na área de conhecimento.

O autor deve apresentar uma síntese dos principais resultados de modo que fique clara a resposta ao problema de pesquisa ou alcance do objetivo geral da pesquisa. Se preferir, pode até resgatar os objetivos antes de apresentar os resultados.

Na sequência, vem a interpretação desses achados, em uma perspectiva mais ampla, bem como as possíveis implicações na área investigada. Essa é uma parte muito importante, mas pouco realizada principalmente nas áreas de negócios.

Em seguida, são apresentadas as contribuições dos achados da pesquisa. É importante destacar contribuições teóricas e contribuições práticas (pense em que vai se beneficiar com os resultados da pesquisa).

Depois, devem ser apresentadas as limitações e as sugestões para estudos futuros.

Atenção: não basta sugerir a ampliação da amostra ou do período da análise. É importante destacar as lacunas que puderam ser visualizadas e que poderão ser objeto de pesquisas futuras.

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Referências Bibliográficas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

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JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

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