Quais os Tipos de Pesquisa para um TCC? Confira Aqui

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No post de hoje vamos te mostrar quais os tipos de pesquisas que você pode estar desenvolvendo no seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

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Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Trabalho de Conclusão de Curso, que é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação. Nesse sentido, ela é uma pesquisa científica em que irá abordar sobre determinado assunto.

Além disso, é um trabalho extenso, com um estrutura própria padronizada e que deve ser seguida fielmente.

Para muitos estudantes, ela se torna a primeira experiência de uma elaboração de uma pesquisa científica. Assim, é normal ter dificuldades no começo, bem como não entender como estruturar, delimitar e ter todas as técnicas para a escrita do trabalho. Mas, assim como todas as experiências, a elaboração de uma pesquisa se torna uma vivência de produção de conhecimento, que contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Contando com um orientador ou tutor, o discente terá um desafio na condução de suas atividades de pesquisa, além de construir sua autonomia e desenvolver sua personalidade na escrita do trabalho.

Articulado ao próprio conteúdo do curso, as disciplinas e o convívio com os professores, no ambiente acadêmico, o aluno terá oportunidade de formular o seu projeto e de desenvolvê-lo ao longo do semestre. Além de cumprir um cronograma articulado com o planejamento do próprio curso, de comum acordo com o orientador.

Pode ser um trabalho teórico, documental ou de campo. Quaisquer que sejam as perspectivas de abordagem, a atividade visa articular e consolidar o processo formativo do aluno pela construção do conhecimento científico em sua área.

Elementos do TCC

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, metodologia, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho. E neste post vamos abordar sobre os tipos de pesquisa que você pode estar desenvolvendo no seu TCC.

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O que é a Metodologia?

Basicamente, a metodologia é a seção em que será descrita todas as etapas e procedimentos adotados para a coleta de dados e análise estatística.

Dessa forma, você precisará descrever detalhadamente tudo sobre a sua pesquisa: qual tipo de estudo, onde será desenvolvido, com quem será, como será coletado as informações, quais instrumentos serão utilizados, quais testes estatísticos você utilizará, bem como o software que analisará os dados.

Assim, sua metodologia precisa ter todas essas informações necessárias para uma boa delimitação.

Itens que devem ter na metodologia:

Separamos 11 itens essenciais para construir uma boa metodologia. São eles:

  • definir a abordagem do estudo
  • definir a natureza da pesquisa
  • definir o tipo de objetivos
  • modalidades/procedimentos adotados
  • local de estudo
  • população
  • critérios de inclusão e exclusão
  • procedimentos
  • variáveis
  • análise estatística
  • aspectos éticos

Tipos de pesquisas para o TCC

Os tipos de pesquisas vão variar a depender das seguintes classificações:

  • Quanto à abordagem
  • Quanto à natureza
  • Quanto ao objetivo
  • Quanto à modalidade e procedimentos

Vídeo sobre o tema:

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Quanto à abordagem

pesquisa qualitativa se baseia principalmente nas impressões, pontos de vista e opiniões obtidas sobre o objeto de pesquisa.

Já a pesquisa quantitativa se concentra nos dados concretos que podem ser medidos e quantificados através de números.

Pesquisa qualitativa:

  • envolve uma compreensão humana e social;
  • é holística, ou seja, tenta entender o funcionamento do seu público-alvo por inteiro, desde o que motiva os indivíduos a agir;
  • é subjetiva, já que não são estipuladas métricas, desse modo dependendo da observação do pesquisador;
  • depende muito da intuição de quem está conduzindo a pesquisa;

Pesquisa quantitativa:

  • usa métodos que geram dados
  • é objetiva, ou seja, as métricas eliminam a visão pessoal do pesquisador — os dados vão apontar algo como bom ou ruim;
  • apresenta conclusões;
  • oferece deduções por meio dos dados.

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Quanto à natureza

A natureza da pesquisa relaciona-se à contribuição de suas conclusões à ciência. Quanto à natureza, as pesquisas podem ser básicas ou aplicadas.

Básica
A pesquisa básica objetiva gerar conhecimentos novos para o avanço da ciência. Contudo, não se preocupa com a aplicação prática desses conhecimentos. Isso significa que a contribuição da pesquisa à ciência não é imediata. Normalmente, as pesquisas básicas envolvem verdades e valores universais.

Aplicada
A pesquisa aplicada também objetiva gerar conhecimentos novos. Entretanto, tem o foco de aplicar esses conhecimentos para solucionar problemas específicos. Há, portanto, a preocupação com a aplicação prática da pesquisa. De forma geral, as pesquisas aplicadas envolvem interesses específicos de um lugar.

Quanto ao objetivo

Exploratória – proporcionar mais familiaridade com o problema; pesquisa bibliográfica, estudos de caso e enquetes.

Descritiva – fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem a interferência do pesquisador; uso de técnicas de coleta de dados na pesquisa e em observações sistemáticas.

Explicativa/analítica – identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos; para ciências naturais, é um método experimental e, para ciências sociais, é um método observacional.

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Quanto à modalidade e procedimentos

Exploratória – tem por objetivo a caracterização inicial do problema e constitui a primeira etapa de toda a pesquisa científica.

Teórica – tem por objetivo ampliar os fundamentos teóricos, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar hipóteses.

Aplicada – tem por objetivo investigar, confirmar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.

De campo – observa os fatos e como eles ocorrem. Nos permite separar e controlar as variáveis, além de perceber e estudar as relações estabelecidas.

Experimental – determina um objeto de estudo, seleciona variáveis capazes de influenciá-lo, define as formas de controle e de observação dos efeitos que cada variável produz no objeto.

Bibliográfica – recupera o conhecimento científico acumulado sobre um tema/problema.

Tipos de revisão bibliográfica

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Revisão narrativa

Não utiliza critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise crítica da literatura. A busca pelos estudos não precisa esgotar as fontes de informações.

Não aplica estratégias de busca sofisticadas e exaustivas. A seleção dos estudos e a interpretação das informações podem estar sujeitas à subjetividade dos autores.

É adequada para a fundamentação teórica de artigos, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de cursos.

Revisão integrativa

Surgiu como alternativa para revisar rigorosamente e combinar estudos com diversas metodologias, por exemplo, delineamento experimental e não experimental, e integrar os resultados.

Tem o potencial de promover os estudos de revisão em diversas áreas do conhecimento, mantendo o rigor metodológico das revisões sistemáticas.

O método de revisão integrativa permite a combinação de dados da literatura empírica e teórica que podem ser direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico.

A combinação de pesquisas com diferentes métodos combinados na revisão integrativa amplia as possibilidades de análise da literatura.

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Revisão sistemática

É um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.

Testam hipóteses e têm como objetivo levantar, reunir, avaliar criticamente a metodologia da pesquisa e sintetizar os resultados de diversos estudos primários.

Busca responder a uma pergunta de pesquisa claramente formulada. Utiliza métodos sistemáticos e explícitos para recuperar, selecionar e avaliar os resultados de estudos relevantes. Reúne e sistematiza os dados dos estudos primários (unidades de análise).

É considerada a evidência científica de maior grandeza e são indicadas na tomada de decisão na prática clínica ou na gestão pública.

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