Metodologia do TCC: como fazer e delimitar?

Tempo de leitura: 11 minutos

No post de hoje vamos te ensinar como fazer a Metodologia do TCC e como delimitar. Confira!

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.

Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, metodologia, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho e precisa buscar artigos para compor o seu trabalho.

O que é a Metodologia?

Basicamente, a metodologia é a seção em que será descrita todas as etapas e procedimentos adotados para a coleta de dados e análise estatística.

Dessa forma, você precisará descrever detalhadamente tudo sobre a sua pesquisa: qual tipo de estudo, onde será desenvolvido, com quem será, como será coletado as informações, quais instrumentos serão utilizados, quais testes estatísticos você utilizará, bem como o software que analisará os dados.

Assim, sua metodologia precisa ter todas essas informações necessárias para uma boa delimitação.

Como fazer e delimitar a metodologia?

Separamos 11 itens essenciais para construir uma boa metodologia. São eles:

  • abordagem do estudo
  • natureza da pesquisa
  • tipo de objetivos
  • modalidades/procedimentos adotados
  • local de estudo
  • população
  • critérios de inclusão e exclusão
  • procedimentos
  • variáveis
  • análise estatística
  • aspectos éticos

Veja também:

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Metodologia explicada:

Veja este vídeo que fizemos para te ajudar nessa etapa:

MODALIDADE

Exploratória – tem por objetivo a caracterização inicial do problema e constitui a primeira etapa de toda a pesquisa científica.

Teórica – tem por objetivo ampliar os fundamentos teóricos, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar hipóteses.

Aplicada – tem por objetivo investigar, confirmar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.

De campo – observa os fatos e como eles ocorrem. Nos permite separar e controlar as variáveis, além de perceber e estudar as relações estabelecidas.

Experimental – determina um objeto de estudo, seleciona variáveis capazes de influenciá-lo, define as formas de controle e de observação dos efeitos que cada variável produz no objeto.

Bibliográfica – recupera o conhecimento científico acumulado sobre um tema/problema.

OBJETIVOS

Exploratória – proporcionar mais familiaridade com o problema; pesquisa bibliográfica, estudos de caso e enquetes.

Descritiva – fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem a interferência do pesquisador; uso de técnicas de coleta de dados na pesquisa e em observações sistemáticas.

Explicativa/analítica – identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos; para ciências naturais, é um método experimental e, para ciências sociais, é um método observacional.

ABORDAGEM

Quantitativa – traduz em números as opiniões e informações para que sejam classificadas e analisadas. Geralmente, utiliza técnicas estatísticas.

Qualitativa – busca o estudo de aspectos específicos, particulares, aplicado a grupos também específicos, com abordagem bastante ampla, e buscando saber como as pessoas veem e se sentem quando estão diante das situações estudadas. Aplicam métodos de investigação, enquetes e leitura.

Já falamos sobre a diferença entre a pesquisa qualitativa x quantitativa. Leia aqui para se aprofundar mais neste assunto.

LOCAL DE ESTUDO

Aqui você irá descrever onde será realizado a pesquisa. Ex: bairro, cidade, estado, país.

Além disso, você pode caracterizar o local, trazendo informações relevantes como estatísticas do IBGE.

POPULAÇÃO DO ESTUDO

Quem são os participantes? Quais as características deles? Descreva detalhadamente sexo, faixa etária e demais informações relevantes sobre a população do estudo.

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO

Quais as características para incluir e excluir os participantes da pesquisa? É importante descrever quais são essas características, bem como testes para a exclusão caso utilize.

PROCEDIMENTOS

Descrever TODAS as informações sobre a coleta de dados, o que será feito, como será feito, qual lugar, quais instrumentos de pesquisa, quais profissionais/estudantes irão fazer a coleta de dados, como será agendado, etc.

Tudo precisa ser detalhado nos mínimos detalhes.

Observação: neste item você descreverá toda a logística para o desenvolvimento da coleta de dados e tudo o que será utilizado e feito com os participantes. Não se preocupe se ficar grande, o importante é descrever os detalhes a serem desenvolvidos.

VARIÁVEIS

A partir do que foi coletado, quais variáveis você utilizará na sua pesquisa? Detalhe todas elas.

Exemplos:

  • sexo (masculino e feminino)
  • idade ( em anos inteiros ou faixa etária)
  • renda familiar (≤ 1 salário-mínimo e > 1 salário-mínimo)
  • nível de escolaridade

ANÁLISE ESTATÍSTICA

Estatística pode ser dividida em duas
partes:

  • Descritiva: que são os procedimentos utilizados para organizar a coleta, a
    apuração, a classificação e a descrição dos dados.
  • Inferencial: que são os procedimentos através dos quais se generaliza o
    conhecimento adquirido em amostras para a população de onde as amostras provieram.
Como escolher a análise adequada?

Na seção da Metodologia ou Materiais e métodos, você vai abordar sobre a Análise estatística do seu estudo.

Mas como vou escolher a análise adequada para o meu estudo?

Então, depende muito do que você quer pesquisar, aprofundar, qual tipo de estudo… Mas vou elencar as principais informações que você deve levar em conta na hora da escolha:

  • Objetivo da pesquisa
  • Quais variáveis você irá coletar
  • Tipos dos dados que você irá coletar
  • Qual o tipo de estudo da sua pesquisa

São informações que você precisa definir na hora da elaboração do seu TCC, para que quando a coleta termine e você vá analisar os dados, não fique passando dificuldade.

Então uma Metodologia bem elaborada é a chave!

Softwares de análise de dados

EXCEL

Praticamente todo mundo tem o Excel instalado no computador. Ele permite a análise de dados do básico ao avançado, é simples de utilizar comparado com outros softwares e é GRATUITO.

SPSS

Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) – O SPSS é um software estatístico que permite a utilização de dados em diversos formatos para gerar relatórios, calcular estatísticas descritivas, conduzir analises estatísticas complexas e elaborar gráficos. Ele é bem completo com relação às funções e o que permite ser analisado. No entanto, ele é pago. Você precisa comprar uma licença para seu uso.

STATA

Stata é um programa estatístico potente e gratuito, capaz de resolver tarefas simples como calcular média, desvio padrão, testes de hipótese para médias e proporções, intervalos de confiança, até estatísticas mais complexas como regressão linear múltipla, análise de variância, regressão logística, análise de sobrevivência, regressão de Cox etc.

Tem recursos potentes de tabulação de variáveis e comandos para cálculo das medidas de associação usadas em epidemiologia, como razão de incidências (rate ratio), risco relativo (risk ratio), razão de chances (odds ratio) e risco atribuível.
Possui recursos poderosos para manipulação de variáveis, porém as ferramentas para entrada de dados com verificação de erros de digitação são pobres. Usualmente, é melhor criar um programa para entrada de dados no EPIINFO, digitar os dados usando os recursos CHECK e VALIDATE, e depois exportar o arquivo para o STATA usando o STAT TRANSFER. Ou, se forem poucos dados, criar uma planilha Excel e depois cortar e colar os dados no Stata.

RStudio

O software RStudio utiliza a linguagem R, uma linguagem de programação para geração de gráficos e cálculos estatísticos. O software está disponível em duas edições: RStudio Desktop, executado localmente na máquina como um aplicativo desktop e RStudio Server, que permite acessá-lo remotamente via um navegador web.

Ele está disponível para diferentes SOs (sistemas operacionais), como Microsoft Windows, Mac OS X e GNU/Linux, além disso ele é desenvolvido na linguagem de programação C++.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

ASPECTOS ÉTICOS

Você deverá expor que os participantes irão assinar o Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e os itens que ele deve ter:

  • Resoluções do Conselho Nacional de Saúde
  • Riscos
  • Benefícios
  • Objetivos da pesquisa
  • Participação voluntária
  • Sigilo das informações
  • Anonimato

Quer ser aprovado no TCC?

Garanta já o Guia quase GRÁTIS que te ajuda a FAZER seu TCC 3X mais RÁPIDO:

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Veja também:

Referências Bibliográficas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

FIGUEIREDO, L.C. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora UNB, 1995.

JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *