Como fazer um TCC: Passo a Passo de forma SIMPLES e PRÁTICA

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como fazer tcc

No post de hoje vamos falar sobre como fazer um TCC, todo passo a passo e de forma simples e prática!

Por isso, se você vai começar ou está desenvolvendo o TCC, já veja o post e coloque em prática na sua pesquisa. Saiba mais!

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Como fazer um TCC?

Para aqueles que estão começando a ter um contato inicial com o trabalho de conclusão de curso (TCC), o TCC é uma pesquisa desenvolvida nos semestres finais de uma graduação ou pós-graduação.

Em muitas instituições de ensino, esse trabalho é obrigatório para que você conquiste seu diploma.

Há várias formas de TCC, ele pode ser um artigo, uma monografia ou até mesmo um relatório. Irá depender do seu curso e da sua instituição. Em algumas, você precisa apresentar para uma banca avaliadora, em outras, somente a entrega é necessária para avaliação. Por isso, conhecer como funciona o TCC na sua faculdade é essencial, até mesmo as normas utilizadas.

Muitos docentes confirmam os benefícios das experiências práticas de pesquisa para os graduandos. Tendo em vista que o contato com a pesquisa faz o aluno melhorar suas habilidades formais de escrita científica, redigir e editar artigos, vivência na prática de como funciona o desenvolvimento de uma pesquisa, passo a passo de como elaborar a pesquisa do zero. Tudo isso faz com o que o aluno desenvolva habilidades e competências primordiais para o processo de desenvolvimento do TCC e claro, para sua vida profissional.

Somado a isso, a iniciação científica, também insere o aluno no meio científico. Em um estudo etnográfico de experiências de pesquisa de graduação, os estudantes enfatizaram seu desenvolvimento pessoal e intelectual, com pouca consciência de sua socialização na prática profissional.

A seguir, vamos abordar todo o passo a passo para a elaboração de um TCC. E também várias dicas importantes que com certeza vai tirar elogios da sua banca avaliadora.

tcc passo a passo
Resumo de como fazer um TCC

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Primeiro passo:

Antes de TUDO, você tem que primeiro definir com o que vai pesquisar.

Ao decidir sobre com o que quer pesquisar, veja o que, dentro das áreas do seu curso, você mais se identifica e pretende trabalhar futuramente. Assim será mais fácil desenvolver sua pesquisa durante os meses do TCC.

Aqui no site do TCC Tranquilo temos Mapas mentais de vários cursos de graduação que podem estar te ajudando a escolher a sua área de pesquisa. Como assim?

Nós desenvolvemos mapas mentais das grandes áreas de vários cursos de graduação como Fisioterapia, Engenharia Civil, Enfermagem, Direito, Administração, entre outros. Veja como fazer o download desse mapa mental:

Acesse o site do TCC Tranquilo:

tcc tranquilo

Clique na Aba “Mapa Mental (Cursos)”

tema do curso

Agora é só clicar no curso que você faz e o download será imediato. Após isso, veja as grandes áreas que você pode estar desenvolvendo o seu trabalho.

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Segundo passo:

Após a escolha do tema, você precisa definir quem será a população ou amostra do seu estudo e também os objetivos. Assim será mais fácil desenvolver todas as outras etapas da pesquisa.

A população ou amostra do estudo corresponde ao grupo que será investigado na pesquisa. Pode ser uma empresa, pessoas, comunidade, cidade, estado, animais, temperatura entre outros. Então depende muito da sua área e curso. São várias possibilidades. Mas pense, nesse momento, quem você quer estudar.

Diante disso, pense o que você quer estudar? Se você já escolheu a área e a população do estudo, agora veja as possibilidades de aprofundar o conhecimento. Para isso, você pode estar lendo artigos da área e notando o que falta ser pesquisado, e o que sua pesquisa pode trazer de inovação naquela área.

Nesse segundo passo, algumas perguntas podem te ajudar em todo o processo:

  • 1. O que pesquisar?
  • 2. Por que?
  • 3. Para que?
  • 4. Para quem?
  • 5. Onde?
  • 6. Como?
  • 7. Com o que?
  • 8. Quando?
  • 9. Quanto vai custar?

Argumentamos que, para que o TCC tenha um impacto na compreensão dos alunos, estes precisam ver sua disciplina como uma forma de responder às suas perguntas de pesquisa. Logo, é sempre indagar as perguntas que serão geradas no trabalho e posteriormente respondidas.

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Terceiro passo:

Definido o tema, a população e os objetivos do estudo. Agora você precisa definir como será sua Metodologia.

A metodologia ou Materiais e Métodos, é a seção em que você irá detalhar como sua pesquisa será desenvolvida. Todo o passo a passo. E é MUITO importante que você detalhe bem, pois seu estudo tem que ser claro o bastante para que outro pesquisador, em qualquer lugar do mundo, consiga replicar sua pesquisa e chegar aos mesmos resultados.

Nessa seção é necessário detalhar o tipo de estudo, população do estudo, local da pesquisa, coleta de dados, procedimentos da coleta, análise de dados (se houver) e aspectos éticos.

Não tenha medo de deixar a seção grande, quanto mais os detalhes e a profundidade de cada informação, melhor!

Caso você faça uma Revisão de literatura, revisão bibliográfica ou revisão sistemática, é fundamental que detalhe as etapas da pesquisa, como a busca nas bases de dados, estratégias de busca, análise de dados e como serão apresentados. Apresentar um fluxograma mostrando todas as etapas ou até mesmo todo o processo de identificação até a seleção dos artigos, será um diferencial!

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Quarto passo:

No decorrer da elaboração de toda a sua pesquisa, você vai precisar buscar artigos para compor o trabalho. Assim, nesse passo nós vamos abordar sobre isso. Como buscar artigos, onde buscar, e como escolher.

Há várias bases de dados e bibliotecas para encontrar artigos. As principais são:

  • Google Acadêmico
  • SciELO
  • Periódicos CAPES
  • Pubmed
  • Web of Science

No nosso site, você encontra algumas bases de dados facilmente, confira!

Vá até a página inicial do TCC Tranquilo

Desça a página até a barra lateral

bases de dados

É só clicar que já te redireciona até a base de dados.

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Como buscar nas bases de dados?

Existem duas possibilidades para encontrar os artigos nas bases de dados. A primeira é por palavra-chave e a segunda por descritores.

Por palavra-chave é só colocar na barra de busca da base de dados a palavra que tem relação com o tema da sua pesquisa.

Já por descritores, é necessário utilizar o DeCS ou MeSH. Nessa opção, a maioria é voltada para a área de Ciências da Saúde.

Atenção: algumas bases de dados são internacionais, desta forma você deve pesquisar as palavras-chaves ou descritores em inglês. O Google Tradutor é uma ótima ferramenta de apoio neste momento. Seja para traduzir a página ou o artigo inteiro.

Fazendo uma estratégia de busca:

Para fazer uma busca, é necessário utilizar os operados booleanos. Eles vão conectar essas palavras-chaves, a partir de uma técnica para a consulta dos artigos nas bases de dados.

Quanto mais especificado e mais palavras-chaves, mais refinada sua busca será.

Existem três tipos de operadores booleanos:

  • AND que significa “e”, serve para juntar as palavras-chaves
  • OR que significa “ou”, serve para escolher uma palavra-chave ou a outra
  • NOT ou AND NOT que significa “não”, irá excluir a palavra-chave.

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Como filtrar os artigos do TCC?

As bases de dados têm filtros que vão ajudar a refinar os artigos que serão selecionados para a sua pesquisa.

A seguir, tem dois exemplos de filtros nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico:

scielo

google acadêmico como pesquisar

Como você pode ver, há filtros do Período dos artigos (quanto mais recente, mais atual será sua pesquisa – busque nos últimos 5 anos, caso não encontre muitos, pode prolongar para até 10 anos). Outros filtros são o Idioma, Relevância, Tipo de estudo, Área de estudo, Disponibilidade, etc.

Onde utilizar os artigos?

Os artigos selecionados farão parte de todo o desenvolvimento da pesquisa. Desde a introdução, referencial teórico/revisão de literatura, materiais e métodos e discussão.

Quase todo a sua pesquisa depende dos artigos, sejam para fundamentar um certo assunto, ou para confirmar o seu argumento.

E além de artigos, você pode estar utilizando outros tipos de materiais complementares como Leis, artigos de órgãos nacionais e internacionais e até mesmo livros.

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Quinto passo:

Comece a escrever! Você pode estar começando pela Introdução.

Já explicamos aqui no nosso blog como fazer a introdução e como estruturá-la. Além disso, temos um Checklist para não esquecer de nenhum item. É só clicar em CHECKLIST DO TCC.

introdução do tcc

Além do Checklist, temos também a Planilha de Revisão de Literatura. Que consiste em uma planilha para te ajudar a organizar tanto a introdução como a seção da Revisão de Literatura, separando as citações, por parágrafo e muito mais.

Para baixar, é só colocar seu nome e seu e-mail e clicar em Quero receber!. Após isso, verifique seu e-mail e a caixa de spam.

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Introdução do TCC

  • Baixe o Checklist da Introdução do TCC Tranquilo
  • Comece a introdução apresentando seu tema e trazendo algumas definições
  • Aborde o que já se sabe na literatura sobre seu tema
  • Destaque as lacunas da pesquisa
  • Aponte o problema de pesquisa ou questão norteadora
  • Aborde os objetivos geral e específicos
  • Finalize com a justificativa e relevância da sua pesquisa

Referencial Teórico/Revisão de Literatura

Nesta seção você irá aprofundar sobre o tema da sua pesquisa. Separando em tópicos e em forma de funil, começando por um tópico geral e o último sendo o foco da sua pesquisa.

Os objetivos dessa seção, podemos citar: aprofundar o conhecimento no tema da pesquisa, delimitar o problema de pesquisa, identificar as recomendações para pesquisas futuras e buscar suporte para a teoria fundamentada (neste caso, se você for fazer referencial teórico).

É importante deixar sua revisão de literatura/referencial teórico muito bem estruturado, objetivo e não repetitivo. Busque ao máximo colocar informações relevantes. E não apenas conteúdos sem sentido.

E caso você faça o referencial teórico, é importante abordar a teoria fundamentada, como ela é, o que estuda e tudo mais. Detalhando para o leitor sobre o que se trata. Sem deixar nenhuma dúvida.

O propósito dessa seção é informar ao leitor o que já é conhecido e o que não é conhecido sobre a temática pesquisada, além de informar como esses tópicos se relacionam com o propósito da sua pesquisa. Lembre-se de abordar as concordâncias, discordâncias e lacunas da pesquisa. São essenciais, assim como na introdução.

Não esqueça de trazer definições, contextos, estatísticas e muito mais.

Para melhorar a sua escrita em todas as seções, utilize nossas ferramentas da escrita:

sinônimos

Essas ferramentas vão te auxiliar na lógica, coesão e coerência de todo o trabalho. São fundamentais para uma boa escrita! Não deixe de utilizar!

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Metodologia

Abordar o tipo de estudo, como revisão de literatura, revisão de escopo, ensaios clínicos randomizados, estudos transversais, estudos longitudinais, relato de experiência, relato de caso, estudos ecológicos, etc.

Descrever como será desenvolvido, quem serão os participantes, quais os procedimentos e coleta de dados, como será feita a análise estatística.

Em caso de revisões de escopo, é necessário esclarecer e vincular o objetivo e a questão de pesquisa; equilibrar viabilidade com amplitude e abrangência do processo de escopo; usar uma abordagem iterativa de equipe para selecionar estudos e extrair dados; incorporando síntese numérica e análise temática qualitativa; identificar as implicações dos resultados do estudo para a política, prática ou pesquisa; e a adoção da consulta como componente obrigatório da metodologia de estudo de escopo.

As revisões de literatura desempenham um papel importante como base para todos os tipos de pesquisa. Eles podem servir como base para o desenvolvimento do conhecimento, criar diretrizes para políticas e práticas, fornecer evidências de um efeito e, se bem conduzidos, ter a capacidade de gerar novas ideias e direções para um campo específico. Como tal, eles servem como base para futuras pesquisas e teorias.

Para cada tipo de estudo, você terá uma descrição diferente. É importante que adapte e descreva da forma mais detalhada possível, como será desenvolvido seu trabalho.

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Resultados e Discussão

Nessas seções, você irá apresentar o que foi encontrado na sua pesquisa a partir da coleta de dados, análise estatística ou até mesmo na buscas de artigos em trabalhos de revisões.

É importante mostrar diversas ilustrações gráficas como tabelas, quadros, figuras, imagens, etc. Para ilustrar e apresentar melhor as informações encontradas.

Assim, os títulos e legendas das ilustrações gráficas devem ser completos, de modo a caracterizar as informações que estão sendo apresentadas. É importante sinalizar no texto as ilustrações gráficas que você irá apresentar.

Para a discussão, você irá buscar artigos parecidos com o seu para fundamentar a sua argumentação e o que foi encontrado.

Por fim, finalize com a Conclusão da pesquisa, mostrando os principais resultados encontrados e como colaborar com novas pesquisas.

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Sexto passo:

Conheça as normas necessárias para o seu trabalho de conclusão de curso.

As principais normas da ABNT são:

  • NBR 14724/2011 – Trabalhos acadêmicos, dissertação e tese
  • NBR 10520/2002 – Citações
  • NBR 6023/2018 – Referências
  • NBR 6027/2012 – Sumário
  • NBR 6028/2003 – Resumo e Abstract
  • NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento
  • NBR 6034/2004 – Índice
  • NBR 15287/2011 – Projeto de pesquisa

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Formatação Geral

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

Então, tem muita coisa que podemos abordar aqui, desde a estrutura até a padronização de ilustrações.

A estrutura de trabalhos acadêmicos compreende: parte externa e parte interna.

A parte externa temos a capa e lombada. Já na parte interna temos os elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Recomenda-se a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

Referências

A mais importante é a NBR 6023/2018 sobre as Referências. A norma padroniza todas as regras de apresentação das referências, desde as informações que devem conter nas referências até a ordem no texto.

  • Os elementos devem ser dispostos em ordem padronizada;
  • Usar espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
  • As referências serão ordenadas em uma única lista, com padronização do recurso tipográfico e elementos complementares adotados
  • O recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências, exceto em obras sem autoria, com entrada pelo título.
  • Ao optar pelo uso de elementos complementares, estes devem ser incluídos em todas as referências do mesmo tipo de documento.

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Formatação de ilustrações

Ao utilizar tabelas, figuras, equações, imagens, etc, você deverá ficar atento às formatações da ABNT para cada ilustração.

Equações e fórmulas
Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros).

Ilustrações
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título.

Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Tabelas
Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas
conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apêndice e Anexo

O apêndice e anexo são materiais que serão inseridos no seu trabalho de conclusão de curso com o objetivo de complementar alguma informação apresentando este material adicional que ficará ao final do trabalho.

Apêndice consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, com o objetivo de complementar a sua argumentação, sem prejuízo algum da unidade nuclear do trabalho. Ele é um elemento opcional e vem logo após as Referências e Glossário (se houver).

Já o anexo consiste em texto ou documento não elaborado pelo autor, que irá servir de fundamentação, comprovação ou ilustração.

Você pode utilizar ambos no seu trabalho de conclusão de curso.

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Considerações

A prática da leitura de artigos científicos irá ajudar tanto na compreensão da aprendizagem, quanto na melhora da escrita do trabalho como um todo.

Além disso, estudos indicam a importância dos estudantes quanto ao envolvimento de todas as etapas do estudo, para que saibam construir e avaliar explicações baseadas em evidências e argumentos lógicos.

Para isso, as instituições de ensino devem se concentrar na promoção da aprendizagem, para que os alunos consigam ser inseridos na pesquisa científica, e assim, participar da construção do conhecimento e ter indagação sobre o processo de aprendizagem.

Por fim, a leitura de artigos científicos proporciona mudanças acadêmicas e pessoais, e que são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Além disso, a prática dá suporte para que tanto as instituições de ensino promovam essa aprendizagem, quanto os docentes em sala de aula.

Como Ser Produtivo na Hora de Fazer um TCC

A produtividade é composta pelos chamados três “ingredientes”, que são (1) tempo, (2) atenção e (3) energia. Quando o estudante desperdiça tempo ao fazer seu TCC, ele está procrastinando. Quando o tempo do aluno não é bem gerenciado, ele está distraído. Quando o nível de energia do discente não está sendo cultivado, ele está cansado, ou ainda esgotado (burnout).

Fonte: Bailey (2016).

Para uma gestão do tempo o estudante pode utilizar cronograma de atividades semanal e diária, de modo a alocar seu tempo nas atividades acadêmicas que realmente importam na elaboração do trabalho de conclusão de curso. Dividir as atividades pessoais e acadêmicas ajuda a organizar a rotina diária do estudante bem como não sobrecarregar muito tempo em uma única atividade.

Para uma boa gestão da atenção o estudante precisa ter foco total no que realmente importa, na situação aqui colocada a prioridade acadêmica é a elaboração do TCC. Dessa forma, o estudante pode estar aprendendo a técnica pomodoro, que consiste no método de focar nas atividades importantes a cada 25 minutos e descansar por 5 minutos (esses intervalos temporais podem ser alterados conforme a prática do estudante). No “ingrediente” atenção deve-se eliminar todos os tipos de distrações que atrapalhem o desenvolvimento das tarefas, tais como notificações de email, redes sociais, atividades da internet com pouca relevância, chamadas telefônicas, etc.

A escrita do TCC exigem muito esforço mental, logo uma boa gestão da energia é fundamental. Para manter um bom nível de energia do corpo e da mente durante o desenvolvimento da monografia, é recomendável fazer meditação, fazer atividade física com regularidade, ter uma boa alimentação e ter uma boa noite de sono. Adicionalmente, para um bom equilíbrio físico e emocional, mais atividades que podem ser feita incluem leitura leve, caminhar na natureza, escutar músicas, passar tempo com família/amigos, oração e prática de esporte.

Vale destacar que uma saúde mental em dia é muito importante para uma boa produtividade ao fazer um trabalho de conclusão de curso. Pesquisadores tem discutido a presença de transtornos de ansiedade e depressão nos estudantes universitários, sendo que a atividade acadêmica tem um paralelo direto com a força de trabalho. Além disso, tem crescido o número de estudos científicos voltados a entender os efeitos negativos da tecnologia nas últimas duas décadas. É perceptível que a geração atual de estudantes universitários passa muito tempo no smartphone, e isso tem consequências em termos de saúde, mas os detalhes desse assunto vai ficar para um próximo artigo.

Vídeo: Como Fazer um TCC Passo a Passo

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Veja também:

Referências Bibliográficas

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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação:
Informação e documentação Referências Elaboração
. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

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