3 DICAS para escrever a conclusão do TCC

Tempo de leitura: 9 minutos

conclusão do tcc

No post de hoje vamos falar sobre 3 dicas de o que escrever na conclusão do seu trabalho de conclusão de curso! Além disso, vou te mostrar algumas técnicas para melhorar a escrita do seu trabalho.

Por isso, se você já está finalizando seu TCC, já faça a leitura do post e coloque em prática. Saiba mais!

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Conclusão

A conclusão é o último elemento textual do TCC. É onde você vai juntar todas as informações ditas no seu trabalho de conclusão de curso e finalizar sua ideia e mostrar o que foi encontrado.

O propósito desta seção é mostrar aos leitores como os resultados ou os achados de sua pesquisa contribuem para o avanço dessa área de conhecimento. O fluxo das ideias parte do específico para o geral.

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O que escrever na conclusão do TCC? 3 DICAS

Primeiramente, deve ser apresentada uma síntese dos achados, a interpretação dos resultados e as contribuições para o avanço na área de conhecimento.

O autor deve apresentar uma síntese dos principais resultados de modo que fique clara a resposta ao problema de pesquisa ou alcance do objetivo geral da pesquisa. Se preferir, pode até resgatar os objetivos antes de apresentar os resultados.

Na sequência, vem a interpretação desses achados, em uma perspectiva mais ampla, bem como as possíveis implicações na área investigada. Essa é uma parte muito importante, mas pouco realizada principalmente nas áreas de negócios.

Em seguida, são apresentadas as contribuições dos achados da pesquisa. É importante destacar contribuições teóricas e contribuições práticas (pense em que vai se beneficiar com os resultados da pesquisa).

Depois, devem ser apresentadas as limitações e as sugestões para estudos futuros.

Atenção: não basta sugerir a ampliação da amostra ou do período da análise. É importante destacar as lacunas que puderam ser visualizadas e que poderão ser objeto de pesquisas futuras.

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Técnicas para melhorar a Escrita do TCC

Neste tópico, consideramos entre as técnicas facilitadoras para melhorar a escrita do seu trabalho de conclusão de curso, seja ele artigo, monografia ou relatório.

Assistir vídeos sobre o assunto, realizar muita leitura de livros e artigos centrados no foco sobre o que se pretende escrever, usar frequentemente a técnica do fichamento de modo a desenvolver fichas que facilitarão a recuperação da informação, emprego de mapas conceituais que são ferramentas ou instrumentos que facilitam a organização das ideias ou pensamentos e, o emprego de corretores automáticos de texto e contadores de palavras, uma vez que muitas revistas estabelecem limites tanto para quantidade de erros como também de palavras para o resumo e o texto principal.

Então veja em detalhes cada uma delas:

1) Vídeos

Assistir, logo no início dos trabalhos, vídeos prévios a leitura de artigos sobre o assunto que se pretende escrever. Os vídeos podem ajudar a formar organizadores prévios a um estudo.

Os organizadores prévios são índices, resumos, filmes e enfim, elementos que podem ajudar a formar conceitos prévios que serão úteis no aprendizado de modo significativo. Pelo emprego de organizadores prévios como é o caso de vídeos sobre o assunto sobre o qual se deseja escrever, o autor pode facilitar seu aprendizado e, desta forma, se situar melhor em relação ao tema sobre o qual vai trabalhar.

No nosso canal do Youtube, nós temos vários vídeos sobre como escrever cada seção do TCC e sobre formatação. Esses vídeos podem te ajudar na elaboração da sua pesquisa, tornando essa fase mais simples e leve!

2) Muita leitura

A leitura de artigos, livros e trabalhos sobre o assunto sobre o qual se pretende escrever, faz com que o(s) autor(es) adquiram um saber sobre o assunto, além disso, pode(m) verificar o que está sendo escrito e como escrevem os autores de trabalhos publicados e este é um caminho muito sábio.

3) Fichamento

A técnica do fichamento é aplicável a leitura de livros, capítulo de livros, artigos e trabalhos científicos em geral. Por meio desta técnica, quando se lê um dos documentos mencionados torna- -se importante criar uma ficha: esta começa pelos dados do autor, dados da obra, número da edição, local de publicação, editora, ano de publicação, palavras-chave, e a escrita de algumas partes (ou citações) que foram consideradas importantes bem como o número da página da qual foram extraídas.

Pode ainda incluir um resumo que facilitará a recuperação e uso da informação posteriormente. Antigamente, pesquisadores e professores usavam fichas em cartão para escrever essas informações. Atualmente, com o uso dos computadores, cria-se uma pasta para organizar a informação e, nelas inserem-se arquivos em editor de texto contendo as informações mencionadas para cada obra.

4) Uso de mapas conceituais

Mapas conceituais são diagramas ou instrumentos gráficos que podem apoiar processos de organização mental. Começam por meio de um conceito principal que se unem a subconceitos por meio de setas de ligação. No meio caminho de uma seta há uma palavra de ligação que pode ser um verbo, uma preposição ou conjunção e que vão estabelecer as relações entre conceitos e subconceitos.

Os mapas conceituais são construídos a partir de retângulos nos quais se escrevem os rótulos dos conceitos e setas que unem conceitos e estabelecem relações importantes entre eles. As relações podem ser expressas por meio de verbos, preposições, conjunções e ou outros elementos ligantes.

Os mapas podem ser usados como organizadores prévios a um aprendizado, podem ser usados para leitura e artigos ou documentos científicos e a elaboração de mapas sobre o documento simultaneamente a sua leitura. No caso da escrita de um artigo científico, um mapa pode começar pelo título do trabalho, incluir o autor ou autores.

Apresentar em que revista foi publicado. Informar quais são as palavras-chave. Dizer quais são os tópicos abordados. Apresentar qual é o objetivo. Informar qual é a conclusão ou conclusões entre outras informações.

Observa-se que por meio do emprego de técnicas, torna-se possível organizar melhor o pensamento e por conseguinte, torna-se possível conhecer e dominar melhor o assunto e, ao escrever os próprios trabalhos, o(s) autor(es) pode(m) apresentar um melhor desempenho.

5) Uso de corretores automáticos de texto e contadores de palavras

Geralmente, os editores de texto como é o caso do Word da Microsoft, possuem corretores automáticos de texto que mostram quando uma palavra está escrita incorretamente ou quando uma frase não faz sentido.

Torna-se o emprego desses corretores de texto como uma forma inicial de melhor o texto, diminuindo a quantidade de erros. Outro software importante e interessante de usar são os contadores de palavras ou de caracteres.

Normalmente, as revistas estabelecem uma quantidade máxima de palavras para os textos incluindo o título, seguindo pelo resumo, passando pela introdução, desenvolvimento, metodologia, considerações finais e chegando ao final das referências bibliográficas e o número total de palavras, ou o número total de caracteres ou o número total de páginas do texto deve ser respeitado.

Por meio do emprego das ferramentas e técnicas mencionadas, facilita-se gerar ideias para fornecer um suporte para os levantamentos experimentais realizados e escrever os artigos científicos ou até mesmo para trabalhar artigos de revisão que precisam de muito mais visitas à literatura.

6) Incentivos para escrever artigos

Uma das formas de iniciar na área acadêmica e de pesquisas por meio da escrita de artigos é quando se discutem resultados de estudos e trabalhos com colegas e/ ou com professores.

Por meio da interação social e a troca de opiniões, pode-se fazer nascer as ideias do artigo e que depois poderão ser desenvolvidas. Cada ideia nova pode ser anotada para não cair no esquecimento.

O brainstorming que é a tempestade de ideias e principalmente a interação que ocorre nas trocas sociais e pode ser iniciador ou desenvolvedor poderoso de motivação interna para que ocorra o trabalho em equipe e a escrita conjunta de trabalhos.

Por fim, deixo aqui algumas sugestões em termos de linguagem:

Começamos por enfatizar que o tempo verbal no qual o trabalho deve ser escrito é o passado.

Devem ser evitadas as expressões informais, que carreguem juízo de valor, além de expressões genéricas e imprecisas.

Já com relação à redação científica, é necessário escrever com o máximo de objetividade nas palavras.

Use seu estilo de escrita e dê seu toque pessoal, mas lembre-se de seguir as regras de formatação e incluir as citações de autores mencionados.

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Ferramentas de escrita TCC Tranquilo

Para te ajudar na escrita, nós do TCC Tranquilo temos algumas ferramentas localizadas na barra lateral da página, que vai te ajudar a escrever melhor e evitar de repetir as mesmas palavras.

Além de trazer uma sequência lógica, coesão e coerência ao texto. Todas as ferramentas são gratuitas e de fácil acesso. É só clicar e utilizar!

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