Como estruturar o Projeto de Pesquisa? Veja como fazer o SEU

Tempo de leitura: 11 minutos

estrutura projeto tcc

No post de hoje vamos falar sobre como estruturar o Pré-projeto do seu Trabalho de Conclusão de Curso!

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

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Pré-projeto do TCC

Em resumo, é um trabalho que antecede a pesquisa, que tem como objetivo principal descrever o plano de desenvolvimento das atividades de pesquisa.

A ABNT define o pré-projeto de pesquisa como “uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura”.

Ou seja, o objetivo do pré-projeto é estruturar a pesquisa que se pretende realizar.

Então, é um pré-projeto de TCC se for para estruturar o trabalho de conclusão de curso da graduação.

Considerando que o pré-projeto serve para descrever a estrutura da pesquisa, a sua importância está em justamente antecipar a pesquisa a ser desenvolvida.

O pré-projeto vai dar uma visão geral sobre o que precisa ser feito e como será realizado.

Estrutura do Pré-projeto

O projeto final deve conter obrigatoriamente os seguintes itens:

  • Introdução

Apresentação do tema e do problema;

  • Justificativa

Texto no qual se articulam os argumentos, de forma a demonstrar a relevância do tema.

  • Referencial teórico

Destina-se a apresentar as leituras e fundamentos teóricos que embasam a proposta da pesquisa

  • Objetivos

a) Objetivo geral – apresentam-se de forma global os objetivos pretendidos na pesquisa;
b) Objetivos específicos – corresponde aos desdobramentos do objetivo geral, de forma a traduzir,
em suas diferentes especificidades, o que se pretende alcançar.

  • Metodologia

Descreve-se os caminhos metodológicos previstos e as técnicas a serem utilizadas.

  • Orçamento

Descreve todos os gastos dos pesquisadores com os materiais necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Pode colocar se teve financiamento por alguma Agência de fomento ou se os pesquisadores que irão custear

  • Cronograma

Destina-se a traduzir as ações a serem realizadas, distribuindo-as no espaço de tempo disponível para
a realização do projeto.

  • Referências

Referencia-se o material utilizado para o projeto e/ou da pesquisa, de acordo com as Normas da
ABNT.

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Relembre a Introdução

Apresentação do tema com definições

Nesta etapa, você vai começar a abordar sobre o tema do seu TCC, trazendo definições, mostrando ao leitor do que se trata, evidenciando o que já se sabe, seja em nível estadual, nacional ou internacional. Não deixe de abordar as principais informações do seu tema. Busque artigos recentes e que tenham relevância para contribuir com as informações do presente tema.

Não aborde de forma superficial, tenha realmente um pouco de profundidade no que você irá abordar!

Breve apanhado da literatura

Aqui, é uma continuação do item anterior. Continuando com o que já se sabe da literatura, trazendo artigos relevantes e informações importantes sobre seu tema do TCC.

Não tenha medo em abordar o que já se sabe. Aborde com profundidade esta questão, pois ela vai trazer o contexto para seu trabalho. E isso é de extrema importância para o leitor!

Só não busque mostrar informações que não sejam relevantes, somente para crescer sua introdução. Faça de forma assertiva e com lógica e coesão.

Mencionar trabalhos principais do tema, o que já se sabe, o que os estudos encontraram, etc, são a chave para este item.

Lacuna da pesquisa

Continuando a estrutura da Introdução, o próximo item é a Lacuna da pesquisa.

Bom, você já fez a apresentação do tema e o breve apanhado da literatura sobre o que já se sabe. Agora você vai mostrar ao leitor o que ainda não foi estudado.

Neste item, a partir das leituras de vários artigos, irá identificar o que ainda não foi estudado sobre seu tema e sua pesquisa irá abordar sobre isso. Ou seja, qual a inovação da sua pesquisa? É o que você irá abordar aqui!

Problema da pesquisa

A partir do seu tema e do que você quer pesquisar, você irá fazer uma pergunta norteadora, que irá dar um norte à pesquisa. Esta pergunta pode ser chamada de pergunta norteadora ou problema da pesquisa.

É importante delimitar bem o problema de pesquisa para não ser amplo e não conseguir responder ao final da sua pesquisa.

Objetivos geral e específico

Os objetivos estão relacionados ao que você vai pesquisar. O que você busca encontrar ou atingir com sua pesquisa?

Diante disso, o objetivo geral é mais amplo, contempla toda a parte geral do estudo. Ou seja, em geral, o que você busca com a sua pesquisa.

Já os objetivos específicos estão relacionados as etapas que você irá fazer para conseguir atingir o objetivo geral. São mini degraus até o topo da pesquisa.

Dessa forma, os objetivos devem ser bastante claros, objetivos, sem rodeios e que sejam contemplados ao final do estudo. Não pode ser algo muito amplo, pois vai ficar vago e você não irá conseguir responder na conclusão.

Por isso, foque no “Claro, objetivo e simples”.

Justificativa e relevância

Continuando a lógica de cada item, por último você irá abordar a importância do seu estudo, que é a justificativa e relevância.

Nesta seção, você tem que mostrar as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto pode causar, ou até a partir do que não foi pesquisado até o momento. E depois abordar a importância e os benefícios da sua pesquisa para a população ou meio acadêmico.

Você pode fazer de maneira direta ou indireta, e pode estar integrada na tópico da Introdução ou em uma seção separada.

Direta: você vai falar diretamente para o leitor os motivos do seu trabalho ser importante, inovador e os benefícios para a população ou meio acadêmico.

Indireta: você vai deixar nas ‘entre linhas’ a importância e relevância da sua pesquisa. Assim, o próprio leitor que irá tirar as conclusões da importância do seu trabalho.

Lembrando que esta seção é de extrema importância para mostrar o VALOR da sua pesquisa. Então capriche bem na argumentação!!

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Regras de formatação

Formato

Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm). Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Recomenda-se, quando digitado, a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

Espaçamento

Todo texto deve ser digitado ou datilografado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

Na folha de rosto e na folha de aprovação, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita.

Notas de rodapé

As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda.

Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor.

Indicativos de seção

O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5.

Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

Ilustrações

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Tabelas

Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vídeo complementar:

Veja o vídeo sobre o tema de hoje:

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Veja também:

Referências Bibliográficas:

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FIGUEIREDO, L.C. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora UNB, 1995.

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LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

MCWHORTER, K. In Concert: Reading and Writing, Pearson Education, 2º ed. 2014.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

WALLWORK, A. English For Writing Research Papers. Springer, 2º ed. 2016

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