Aprenda a formatar o TCC em 8 PASSOS

Tempo de leitura: 10 minutos

No post de hoje vamos falar sobre a formatação do seu trabalho de conclusão de curso e como fazê-la de maneira fácil e simples em oito passos.

Por isso, confira o post de hoje e já coloque em prática.

>> Sim, Quero o Modelo ABNT Pronto <<

formatar o TCC

1° Passo: Quais as normas ABNT para formatação

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por determinar a padronização dos trabalhos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Por isso, você precisa saber quais são as normas necessárias para a formatação de todos os itens do seu TCC.

Seguir as normas de publicação da ABNT é essencial para que seguir a padronização de todos os trabalhos.

As principais normas ABNT são:

  • NBR 14724/2011 – Trabalhos acadêmicos, dissertação e tese
  • NBR 10520/2002 – Citações
  • NBR 6023/2018 – Referências
  • NBR 6027/2012 – Sumário
  • NBR 6028/2003 – Resumo e Abstract
  • NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento
  • NBR 6034/2004 – Índice
  • NBR 15287/2011 – Projeto de pesquisa

2° Passo: Padronização do TCC

MARGENS

As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Além disso, recomenda-se, quando digitado, a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

ESPAÇAMENTO

Todo texto deve ser digitado ou datilografado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples.

Na folha de rosto e na folha de aprovação, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita.

INDICATIVOS DE SEÇÃO

O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5.

Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

PAGINAÇÃO

As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas.

A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

SIGLAS

A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.

Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

>> Sim, Quero o Modelo ABNT Pronto <<

3° Passo: Padronização para ilustrações gráficas

EQUAÇÕES E FÓRMULAS

Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros).

ILUSTRAÇÕES

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

TABELAS

Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

4° Passo: Cite corretamente

Já falamos sobre Citações aqui no nosso blog. Mas o que é necessário você saber para seu TCC? Veja:

Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas.

Exemplos: A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982)

“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia […]” (DERRIDA, 1967, p. 293).

As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo.

5° Passo: Aprenda a fazer o sumário

Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024.

Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.

Como deve ser o SUMÁRIO:

  • A palavra sumário, independentemente do idioma, deve ser centralizada e com o mesmo tipo de fonte utilizada para as seções primárias.
  • Recomenda-se que a subordinação dos itens do sumário seja destacada com a mesma apresentação tipográfica utilizada nas seções do documento.
  • Os elementos pré-textuais não podem constar no sumário.

>> Sim, Quero o Modelo ABNT Pronto <<

6° Passo: Não esqueça do Resumo e Abstract

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

Além disso, deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. E composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.

A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).

Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Devem-se evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.

Quanto a sua extensão os resumos devem ter: a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

7° Passo: Não esqueça das Referências!

A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. Os elementos essenciais e complementares são retirados do próprio documento e devem refletir os dados do documento consultado. Na inexistência desses dados, utilizam-se outras fontes de informação, indicando-os entre colchetes.

Elementos essenciais: São as informações indispensáveis à identificação do documento. Os elementos essenciais estão estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo.

Elementos complementares: São as informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos.

Atenção: Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada.

As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Quando aparecerem em notas de rodapé, devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.

Elas devem ordenadas em uma única lista e padronizadas quanto ao recurso tipográfico e à adoção dos elementos complementares. O recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada seja o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais (se houver).

>> Sim, Quero o Modelo ABNT Pronto <<

8° Passo: Cuidado com o Plágio!

Plágio consiste em você utilizar a obra de um autor, seja um artigo, uma reportagem, um livro e não referenciá-la, como se fossem suas palavras. Além de ser antiético, o plágio pode ser considerado um crime de violação de direito autoral.

Já trouxemos um post falando sobre este tema, você pode conferir aqui.

Uma das principais ferramentas anti-plágio é o Copyspider. Uma ferramenta gratuita que você adiciona seu trabalho (pode ser em word) e ele faz a verificação e te mostra um relatório das porcentagens e similaridade de texto com outros textos da internet.

Além disso, temos o Grammarly, Plagium, Plagiarisma, Plagius, etc.

Como identificar no TCC?

1° Você irá acessar o site do TCC Tranquilo

2° Desça a página até encontrar a Aba Software anti-plágio.

3° Veja o passo a passo na prática, clicando aqui.

Agora é só colocar a mão na massa e formatar seu TCC. Não deixe de deixar um comentário falando o que achou e como te ajudou!

Aproveite e confira os materiais gratuitos que nosso site tem a oferecer!

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *