5 REGRAS para um resumo bem estruturado

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá, pessoal! No post de hoje vamos falar sobre o Resumo e Abstract, que são partes essenciais na construção do seu TCC, seja ele projeto de pesquisa ou trabalho final.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

O que é o Resumo e Abstract?

Resumo nada mais é que o resumo do que foi abordado na sua pesquisa. Ele é uma seção obrigatória, seja em projeto de pesquisa, artigo ou monografia. Através dele que o leitor irá saber o que vai ser dito nos objetivos, métodos, resultados e a conclusão do estudo.

Se a introdução é a carta de apresentação do seu trabalho, o resumo é a porta de entrada. Por meio dele, o leitor vai ter interesse ou não de continuar a leitura.

Deve ser conciso, claro e objetivo. Além disso, aparece no início, logo após o título e antes do sumário do TCC.

Norma ABNT para resumo

A NBR 6028:2003 que vai ditar as regras para a apresentação do resumo. Você pode estar lendo ela aqui.

É simples e irei te mostrar cinco regras essenciais que não pode faltar na estrutura do resumo do seu TCC

O que não pode faltar:

  • Ressaltar o objetivo, métodos, resultados e conclusões da pesquisa
  • Recomenda-se o uso de parágrafo único
  • Utilizar a voz ativa e terceira pessoa do singular
  • As palavras-chave ficam abaixo do resumo e separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto
  • Ter entre 150 a 500 palavras.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Exemplos de resumo:

Veja um exemplo que ajudará você a visualizar melhor como ele deve ficar depois de pronto.

resumo

Introdução: Estudos que avaliam o desempenho físico em testes de equilíbrio corporal em idosos podem discriminar idosos caidores e não caidores de forma a identificar quais componentes físicos são mais prejudicados quando o idoso já possui histórico de quedas. Esses achados podem auxiliar fisioterapeutas a adotarem medidas preventivas e de tratamento para estes fatores de risco, diminuindo a chance de quedas e suas consequências nesta população. Objetivo: Comparar o desempenho físico em testes de equilíbrio corporal em idosos caidores e não caidores. Metodologia: Participarão da pesquisa 70 idosos, com idade igual ou acima de 60 anos, saudáveis, residentes da cidade de Araranguá. Após aceitarem participar da pesquisa, preencherão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal de Santa Catarina. No ato do convite para participação do projeto, os idosos serão orientados a comparecerem no dia da coleta com roupas e calçados confortáveis. Serão coletados os dados pessoais e sociodemográficos como gênero, idade, e também dados clínicos como o histórico de quedas no último ano, diagnóstico de alguma patologia e disfunções associadas que estarão presentes na ficha de avaliação. Logo em seguida, os voluntários serão avaliados quanto aos seguintes itens: Capacidade cognitiva pelo Mini Exame do Estado Mental; Avaliação da preocupação de sofrer uma queda pela Escala de Medo de quedas (FES-I Brasil); Avaliação do equilíbrio estático e dinâmico pela Escala de Equilíbrio de Berg; Avaliação do equilíbrio dinâmico pelo Marcha Tandem; Avaliação da mobilidade pelo Timed Get Up and Go; Avaliação indireta da força em membros inferiores pelo Teste de Sentar e Levantar da Cadeira; Avaliação da potência e velocidade da marcha pelo Velocidade da Marcha; Avaliação da força e mobilidade em membros inferiores pelo Y‐Balance Test. A análise dos dados será realizada utilizando o software estatístico SPSS (IBM®, Chicago, IL, USA), versão 23.0. Nível de significância será definido com p < 0,05. Resultados esperados: Espera‐se que idosos caidores tenham pior desempenho físico nos testes de equilíbrio corporal utilizados.

PALAVRA-CHAVE: Idosos. Quedas. Equilíbrio corporal.

Para auxiliar ainda mais, assista esse vídeo onde detalho o assunto:

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Leia também: Normas ABNT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *