Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação: Na prática!

Reading time: 23 minutes

trabalho de conclusão de curso de graduação tcc

No post de hoje vamos te ensinar como elaborar o TCC na prática!

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

O que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um projeto acadêmico exigido pela maioria das instituições de ensino superior como requisito para a obtenção de um diploma de graduação. Este trabalho pode assumir várias formas, incluindo monografias, dissertações, projetos de pesquisa, ou relatórios de estágio, dependendo do curso e da instituição. O TCC tem como objetivo principal demonstrar a capacidade do estudante de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, realizando uma investigação aprofundada sobre um tema específico de sua área de estudo.

Principais Características do TCC:

  1. Originalidade: O TCC deve apresentar uma contribuição original ao campo de estudo, seja por meio de uma nova abordagem, análise de dados inéditos ou revisão crítica da literatura existente.
  2. Metodologia Científica: O trabalho deve seguir uma metodologia científica rigorosa, com uma estrutura bem definida que inclui introdução, revisão de literatura, metodologia, resultados, discussão e conclusão.
  3. Relevância: O tema escolhido deve ser relevante tanto academicamente quanto para a prática profissional, buscando solucionar problemas reais ou aprofundar o conhecimento sobre um determinado assunto.
  4. Orientação: Durante o desenvolvimento do TCC, o estudante é orientado por um professor, que oferece suporte técnico e acadêmico, garantindo a qualidade e a validade científica do trabalho.

O TCC é, portanto, uma oportunidade para o aluno demonstrar autonomia intelectual, capacidade de pesquisa e habilidade de comunicação científica.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Como elaborar o TCC na prática?

Antes de tudo, temos que saber qual o tipo de trabalho que você irá desenvolver. Além disso, qual a estrutura básica. Então vamos lá!

Estrutura geral do TCC

estrutura do tcc
1. Elementos pré-textuais
2. Introdução
3. Revisão de Literatura
4. Metodologia
5. Resultados
6. Discussão
7. Conclusão
8. Elementos pós-textuais

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Vídeo sobre o tema:

Clique e assista

Escolha do tema

1°: Escolha da área

Com o passar de cada semestre, você terá contato com várias disciplinas diferentes, desde as básicas até as específicas, que estarão relacionadas com as áreas de atuação do seu curso.

É a partir desse contato que você desenvolverá a afinidade ou não com as áreas.

Para a escolha do trabalho de conclusão de curso, você pensará nas grandes áreas de atuação da sua profissão. Qual a área que você tem mais afinidade? Que você gostaria de trabalhar? Que você se identificou? Que você gostaria de passar os próximos meses estudando sobre o tema específico?

A partir desses questionamentos, peço que reflita. Tente responder cada uma em sua cabeça e observar com qual área você se identifica.

Para te ajudar nessa escolha, nós do TCC Tranquilo, desenvolvemos vários Mapas Mentais dos Cursos que vão te dar a visão de todas as áreas do seu curso. Mostrando as possibilidades e direcionando esse caminho.

 Acesse o site do TCC Tranquilo

2° Clique na Aba Mapa Mental (cursos)

tema do tcc

3° Clique no seu curso de graduação

4° O download será feito automaticamente

Agora é só utilizar o Mapa mental na escolha do tema do seu TCC!!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

2°: Área específica

A partir da escolha da grande área, dita no passo anterior, você irá escolher Um tema dentro dessa área escolhida.

Pense nisso como um funil. Começamos pela grande área e vamos delimitando até que seu tema fique simples, claro e objetivo.

Não queremos que ele fique amplo e tenha múltiplos significados e interpretações.

Diante disso, agora temos que buscar dentro da área escolhida, subtemas ou variáveis que você irá trabalhar e aprofundar o conhecimento.

Você também pode estar fazendo buscas de artigos científicos para te inspirar na escolha.

3°: TCC com INOVAÇÃO

Somado a escolha do Subtema, outro item importante é a inovação que seu tema terá.

Quando estamos desenvolvendo o TCC, temos que pensar em que inovação minha pesquisa terá? O que meu estudo trará de novo para a sociedade/ academia/ população?

Para pensar em inovação, você tem que ler vários artigos para achar a lacuna da pesquisa, identificar nos outros artigos sugestões ou até mesmo ideias do que poderia ser pesquisado.

Pode ser uma análise diferente, uma variável, um teste novo, um novo modelo de negócio, enfim, várias possibilidades que você terá que encontrar durante a leitura dos artigos que são do mesmo tema que o seu.

Utilize as bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Pubmed, entre outras, para te ajudar nessa busca.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

4°: Escolha o Orientador

Que todo TCC tem Orientador, todo mundo sabe. Mas a questão é a escolha do Orientador para a facilidade do processo.

Tenha muita atenção nessa dica!

Pesquise o orientador junto com a escolha do tema! Não escolha qualquer orientador. Escolha aquele que já pesquisa sobre o tema, que tenha afinidade e que irá te auxiliar durante o desenvolvimento.

Não adianta escolher o orientador só por afinidade. Se ele não for da área, provavelmente irá mudar o tema e você irá desenvolver uma pesquisa com um tema que nem gosta.

Tem que escolher aquele que pesquisa/trabalha na área. Assim, irá trazer observações e sugestões pertinentes para acrescentar ao trabalho final.

Segundo Lubisco e Vieira (2019), é vital a participação do professor orientador. Ao escolhê-lo, use seu feeling e observe, a seguir, alguns aspectos e qualidades que você deve considerar:

  • simpatia e afinidade recíprocas;
  • interesse comum pelo tema;
  • disponibilidade do professor para dedicar-se às sessões de orientação, a espaços regulares de tempo;
  • disciplina para cumprir prazos, desincumbir-se de tarefas e atribuí-las;
  • confiança e simplicidade (não pode haver resistências e constrangimentos);
  • experiência em pesquisa, mesmo que ele não domine o tema que você escolheu.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Introdução

Nós do TCC Tranquilo disponibilizamos gratuitamente o Checklist da Introdução, para você que vai fazer a Introdução e não sabe o que escrever e como começar!

Consiste na estrutura da introdução, dividido por parágrafos, para que você, ao elaborar a sua pesquisa, não esqueça de mencionar nenhum item destacado lá.

Isso irá facilitar muito na hora da escrita da sua introdução, trazendo lógica e coesão à seção.

introdução

Para fazer o download, acesse o site do TCC Tranquilo e clique em Checklist do TCC.

O download será automático. Agora é só utilizar na sua pesquisa.

Apresentação do tema com definições

Nesta etapa, você vai começar a abordar sobre o tema do seu TCC, trazendo definições, mostrando ao leitor do que se trata, evidenciando o que já se sabe, seja em nível estadual, nacional ou internacional. Não deixe de abordar as principais informações do seu tema. Busque artigos recentes e que tenham relevância para contribuir com as informações do presente tema.

Não aborde de forma superficial, tenha realmente um pouco de profundidade no que você irá abordar!

Breve apanhado da literatura

Aqui, é uma continuação do item anterior. Continuando com o que já se sabe da literatura, trazendo artigos relevantes e informações importantes sobre seu tema do TCC.

Não tenha medo em abordar o que já se sabe. Aborde com profundidade esta questão, pois ela vai trazer o contexto para seu trabalho. E isso é de extrema importância para o leitor!

Só não busque mostrar informações que não sejam relevantes, somente para crescer sua introdução. Faça de forma assertiva e com lógica e coesão.

Mencionar trabalhos principais do tema, o que já se sabe, o que os estudos encontraram, etc, são a chave para este item.

Além disso, busque artigos para compor sua argumentação, sejam eles nacionais ou internacionais. Mas escolha artigos de qualidade e que tem similaridade com o tema do seu trabalho.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Lacuna da pesquisa

Continuando a estrutura da Introdução, o próximo item é a Lacuna da pesquisa.

Bom, você já fez a apresentação do tema e o breve apanhado da literatura sobre o que já se sabe. Agora você vai mostrar ao leitor o que ainda não foi estudado.

Neste item, a partir das leituras de vários artigos, irá identificar o que ainda não foi estudado sobre seu tema e sua pesquisa irá abordar sobre isso. Ou seja, qual a inovação da sua pesquisa? É o que você irá abordar aqui!

Para isso, é necessário ler bastante artigos para encontrar quais as lacunas e como você pode estar preenchendo-as com a sua pesquisa.

Problema da pesquisa

A partir do seu tema e do que você quer pesquisar, você irá fazer uma pergunta norteadora, que irá dar um norte à pesquisa. Esta pergunta pode ser chamada de pergunta norteadora ou problema da pesquisa.

É importante delimitar bem o problema de pesquisa para não ser amplo e não conseguir responder ao final da sua pesquisa.

Você pode começar assim: “Diante do exposto, foi formulado a seguinte questão norteadora…”

Objetivos geral e específico

Os objetivos estão relacionados ao que você vai pesquisar. O que você busca encontrar ou atingir com sua pesquisa?

Diante disso, o objetivo geral é mais amplo, contempla toda a parte geral do estudo. Ou seja, em geral, o que você busca com a sua pesquisa.

Já os objetivos específicos estão relacionados as etapas que você irá fazer para conseguir atingir o objetivo geral. São mini degraus até o topo da pesquisa.

Dessa forma, os objetivos devem ser bastante claros, objetivos, sem rodeios e que sejam contemplados ao final do estudo. Não pode ser algo muito amplo, pois vai ficar vago e você não irá conseguir responder na conclusão.

Por isso, foque no “Claro, objetivo e simples”.

Justificativa e relevância

Continuando a lógica de cada item, por último você irá abordar a importância do seu estudo, que é a justificativa e relevância.

Nesta seção, você tem que mostrar as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto pode causar, ou até a partir do que não foi pesquisado até o momento. E depois abordar a importância e os benefícios da sua pesquisa para a população ou meio acadêmico.

Você pode fazer de maneira direta ou indireta, e pode estar integrada na tópico da Introdução ou em uma seção separada.

Direta: você vai falar diretamente para o leitor os motivos do seu trabalho ser importante, inovador e os benefícios para a população ou meio acadêmico.

Indireta: você vai deixar nas ‘entre linhas’ a importância e relevância da sua pesquisa. Assim, o próprio leitor que irá tirar as conclusões da importância do seu trabalho.

Lembrando que esta seção é de extrema importância para mostrar o VALOR da sua pesquisa. Então capriche bem na argumentação!!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Referencial Teórico

Pesquisa preliminar:

Nessa primeira etapa, você deve partir do problema de pesquisa para identificar publicações diversas (livros, teses, dissertações, artigos) que possam contribuir com sua investigação.

Para tanto, existem bases de dados disponíveis que são muito úteis: Google acadêmico, SciELO, Pubmed, Portal de periódicos CAPES, Spell, entre outros. Nessa busca inicial, leia as palavras-chaves e os resumos das publicações que localizar para avaliar a adequação à sua pesquisa. Apenas identifique os trabalhos alinhados à sua temática nessa fase.

Fontes de estudos

Aqui nessa etapa, separe os estudos secundários. São exemplos de fontes secundárias: livros didáticos, dicionários especializados, enciclopédias, revistas especializadas em revisão de literatura, entre outros. Comece a leitura por eles, pois, em geral, são mais claros e mais fáceis de entender. Esses materiais têm o propósito de organizar o que é conhecimento sobre determinada temática em uma estrutura significativa.

Eles mostram como os achados de várias pesquisas estão conectados uns aos outros.

Além de mostrar o que se sabe sobre determinado tema, as fontes secundárias também podem ser úteis no estabelecimento de uma estrutura lógica do conhecimento para posicionar sua pesquisa.

Seleção e Leitura dos artigos:

Essas fontes são as mais importantes para a construção do seu texto. Comece por classificá-las de acordo com os subtemas da sua pesquisa.

Lembre-se de que estudos muito bons são publicados, mas estudos ruins também são. Assim, seja crítico para selecionar estudos de qualidade.

No Brasil, a classificação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), chamada de Qualis, pode ser um importante indicativo de qualidade das revistas em que são publicados os artigos.

Mas não fique somente em artigos nacionais, pesquise também artigos internacionais em inglês para ampliar a gama de artigos do seu tema.

Outra forma de verificar a qualidade de uma referência é observar o número de citações que ela tem. O Google acadêmico e a Web of Science trazem essas informações.

Finalmente, se um texto é muito presente em várias fontes que consultar, isso indica que é importante. Aproveite para identificar autores que sejam referência no tema. E claro, busque mais informações sobre eles.

Para a seleção dos artigos, utilize os filtros das bases de dados para refinar a busca. Faça a leitura pelos títulos e resumos, e em seguida selecione aqueles que irão para a leitura na íntegra.

Dessa forma, você selecionará os artigos que têm relação com o seu estudo e a temática investigada.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Sintetização das principais informações

Uma vez que você fez a leitura dos estudos mais relevantes sobre o tema investigado, poderá iniciar a redação da revisão da literatura.

Registre as informações que julgar relevantes das obras lidas. Faça fichamentos do resumo, anote as ideias mais importantes e as críticas que tiver sobre o texto. Esse material será fundamental para a construção das citações (direta e indireta).

O propósito desta seção é informar ao leitor o que já é conhecido e o que não é conhecido sobre a temática pesquisada, além de informar como esses tópicos se relacionam com seu propósito de pesquisa.

Deve-se começar pela leitura dos artigos que tem relação com sua temática, principalmente os mais recentes, para que sua revisão de literatura não fique ultrapassada, e finalize com a interpretação desses.

Lembre-se, nesse caminho, de apontar concordâncias (o que já se sabe), discordâncias (o que ainda está sendo discutido) e lacunas (o que ainda não se sabe). Sua pesquisa pode se apoiar em qualquer um desses pontos, mas a mina de ouro é abordar as discordâncias e lacunas da pesquisa.

Note que essa estrutura facilita a organização do trabalho, mas ela não é rígida. Talvez você encontre, ao longo de todas as etapas, estudos relevantes que possam compor sua revisão.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Materiais e Métodos

Separamos 11 itens essenciais para construir uma boa metodologia. São eles:

  • abordagem do estudo
  • natureza da pesquisa
  • tipo de objetivos
  • modalidades/procedimentos adotados
  • local de estudo
  • população
  • critérios de inclusão e exclusão
  • procedimentos
  • variáveis
  • análise estatística
  • aspectos éticos

Para ver mais detalhado, veja este artigo sobre o tema.

Resultados e Discussão

Logo no início dos resultados, você pode abordar duas possibilidades:

1. Caracterizar a população do seu estudo.

2. Retomar a importância do tema, destacando a relevância da análise mediante o objetivo proposto na investigação.

E na sequência, você começa a descrever os resultados da pesquisa. Em pesquisas quantitativas, serão apresentados os resultados dos testes estatísticos, teste de robustez, tabelas, gráficos e quadros com a síntese dos achados.

Já nas pesquisas qualitativas, a apresentação dos resultados será predominante da descrição do fenômeno em estudo. Serão evidenciados trechos de entrevistas, informações extraídas de documentos, notas de observações etc.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Já na Discussão, você deve seguir da seguinte forma:

  • Primeiramente, organize esta seção de acordo com os estudos com base nos resultados encontrados, ou pode começar pela caracterização da população do seu estudo. Escreva seguindo a mesma ordem apresentada na seção de resultados mostrando sua interpretação sobre os resultados encontrados. Não repita a mesma coisa que foi mostrada na seção Resultados
  • Segundo, faça comparações dos seus achados com resultados de outros autores. Isso é MUITO importante para que você encontre informações importantes em outros estudos que agregam valor a sua interpretação dos achados. Além disso, esses outros resultados podem ser combinados com os seus.
  • Não mostre novos resultados na seção de discussão. Embora você utilize novas tabelas e figuras para resumir os resultados, elas não devem conter novos resultados (dados).

O que não deve ter na sua Discussão:

  • Novos resultados ou dados não apresentados anteriormente no TCC
  • Especulação injustificada (sem sentido)
  • Assuntos tangenciais
  • Conclusões não apoiadas pelos seus dados ou até mesmo a superestimação dos resultados

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Conclusão

A conclusão é a seção final do TCC e deve sintetizar os principais pontos abordados ao longo do trabalho. Aqui estão os passos para elaborar uma conclusão eficaz:

  1. Resumo dos Principais Resultados: Recapitule os achados mais importantes da sua pesquisa, destacando os resultados mais significativos.
  2. Revisão dos Objetivos (opcional): Verifique se os objetivos propostos na introdução foram atingidos e como a pesquisa contribuiu para respondê-los.
  3. Implicações e Contribuições: Discuta a importância dos seus resultados para a área de estudo, bem como possíveis aplicações práticas.
  4. Sugestões para Pesquisas Futuras: Indique caminhos para futuras investigações que possam aprofundar ou complementar o seu estudo.
  5. Considerações Finais: Termine com uma reflexão geral sobre a pesquisa, reforçando a relevância do seu trabalho.

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Veja também:

Referências Bibliográficas

ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica: princípios e fundamentos. Editora Blucher, 2021.

ANDRADE, Maria Margarida. Redação científica: elaboração do TCC passo a passo. Factash, 2007.

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos. In: Como escrever artigos científicos. 2010. p. 121-121.

ASHWIN, Paul; ABBAS, Andrea; MCLEAN, Monica. How does completing a dissertation transform undergraduate students’ understandings of disciplinary knowledge?Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 42, n. 4, p. 517-530, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação:
Informação e documentação Referências Elaboração
. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

LIRA, Bruno Carneiro. Passo a passo do trabalho científico. Editora Vozes, 2019.

CARVALHO, Alex et al. O que é metodologia científicaMarília: Fundação Unimed, 2007.

CARVALHO, Maria Cecilia M. Construindo o saber: metodologia científica-fundamentos e técnicas. Papirus Editora, 2021.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; SANTOS, Lúcia Claudia Barbosa. Desmistificando o trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduaçãoRevista Educação-UNG-Ser, v. 10, n. 2, p. 23-39, 2015.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. Artes médicas, 2018.

FREEMAN, Scott et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematicsProceedings of the national academy of sciences, v. 111, n. 23, p. 8410-8415, 2014.

HOFSTEIN, Avi; LUNETTA, Vincent N. The laboratory in science education: Foundations for the twenty‐first centuryScience education, v. 88, n. 1, p. 28-54, 2004.

HUNTER, Anne‐Barrie; LAURSEN, Sandra L.; SEYMOUR, Elaine. Becoming a scientist: The role of undergraduate research in students’ cognitive, personal, and professional developmentScience education, v. 91, n. 1, p. 36-74, 2007.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 2016.

KOLB, Alice Y.; KOLB, David A. Learning styles and learning spaces: Enhancing experiential learning in higher educationAcademy of management learning & education, v. 4, n. 2, p. 193-212, 2005.

LEA, Mary R.; STREET, Brian V. Student writing in higher education: An academic literacies approachStudies in higher education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.

LEVAC, Danielle; COLQUHOUN, Heather; O’BRIEN, Kelly K. Scoping studies: advancing the methodologyImplementation science, v. 5, p. 1-9, 2010.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. In: Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. 2008. p. 116-116.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

MATTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. Saraiva Educação SA, 2017.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

NUNES, Luiz Antonio Rizzato. Manual da monografia jurídica-como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. Saraiva Educação SA, 2017.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Edições Loyola, 2002.

RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científicaFaetec/IST. Paracambi, v. 2, 2007.

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. Martins Fontes, 2004.

SANTOS, João Almeida; PARRA FILHO, Domingos. Metodologia científica. 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SEYMOUR, Elaine et al. Establishing the benefits of research experiences for undergraduates in the sciences: First findings from a three‐year studyScience education, v. 88, n. 4, p. 493-534, 2004.

SNYDER, Hannah. Literature review as a research methodology: An overview and guidelinesJournal of business research, v. 104, p. 333-339, 2019.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

TACHIZAWA, Takeshi; MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. Editora FGV, 2015.

WANG, Daniel XM et al. Muscle mass, strength, and physical performance predicting activities of daily living: a meta‐analysis. Journal of cachexia, sarcopenia and muscle, v. 11, n. 1, p. 3-25, 2020.

XU, Jian et al. Building a PubMed knowledge graph. Scientific data, v. 7, n. 1, p. 205, 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *