Como escolher o tema do TCC? 4 dicas + Mapa mental gratuito

Tempo de leitura: 9 minutos

No post de hoje vamos falar sobre como escolher o TEMA do TCC! Com 4 dicas + Mapa mental gratuito!!

Por isso, se você vai começar o seu TCC ou já está na fase de escolha, confira o post e coloque em prática no desenvolvimento da sua pesquisa. Saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Por onde começar o TCC?

Para aqueles que estão começando a ter um contato inicial com o trabalho de conclusão de curso (TCC), o TCC é uma pesquisa desenvolvida nos semestres finais de uma graduação ou pós-graduação.

Em muitas instituições de ensino, esse trabalho é obrigatório para que você conquiste seu diploma.

Sabemos que desenvolver um TCC não é uma tarefa fácil. Mas também não é um bicho de 7 cabeças que você tem que ter medo durante os semestres finais. Com organização, planejamento e muita dedicação, esse processo se tornará mais fácil.

Para começar o TCC é preciso definir um tema. A partir desse tema que você desenvolverá toda sua pesquisa nos próximos meses. Por isso, confira como escolher o seu tema.

Como escolher o tema do TCC?

Existem inúmeros fatores que podem tornar o processo de desenvolvimento do TCC mais fácil. Um deles, que deve ser pensado com muito cuidado e atenção, é a escolha do tema do TCC.

A escolha do tema é um momento complicado para muitos alunos da graduação, afinal, você terá que lidar com aquele assunto por muitos meses, e o medo de tomar a decisão errada é inevitável e até estressante.

Definir o tema é um grande desafio porque é preciso conciliar diversos interesses e possibilidades: o seu interesse e do orientador,  um tema que você goste, que te faça querer buscar e que seja, ao mesmo tempo, seja relevante; que seja inovador, e que ao mesmo tempo, tenha referências que possam apoiar o desenvolvimento de sua pesquisa.

Pense em um tema que você conseguirá desenvolver durante o período do tempo do TCC e que seja viável.

O trabalho tem prazo de entrega, e esse é um limitante quando temos que definir o tema e todas as decisões que precisam ser tomadas a partir daí.

No entanto, existem alguns passos que podem ajudar você a fazer essa escolha de maneira mais assertiva e confiante.

Vamos detalhar as 4 dicas, além de mostrar o Mapa Mental dos Cursos, desenvolvido pela equipe do TCC Tranquilo, para te ajudar nessa escolha!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

4 dicas para escolher o tema:

1°: Grande área do curso

Com o passar de cada semestre, você terá contato com várias disciplinas diferentes, desde as básicas até as específicas, que estarão relacionadas com as áreas de atuação do seu curso.

É a partir desse contato que você desenvolverá a afinidade ou não com as áreas.

Para a escolha do trabalho de conclusão de curso, você pensará nas grandes áreas de atuação da sua profissão. Qual a área que você tem mais afinidade? Que você gostaria de trabalhar? Que você se identificou? Que você gostaria de passar os próximos meses estudando sobre o tema específico?

A partir desses questionamentos, peço que reflita. Tente responder cada uma em sua cabeça e observar com qual área você se identifica.

Para te ajudar nessa escolha, nós do TCC Tranquilo, desenvolvemos vários Mapas Mentais dos Cursos que vão te dar a visão de todas as áreas do seu curso. Mostrando as possibilidades e direcionando esse caminho.

Acesse o site do TCC Tranquilo

2° Clique na Aba Mapa Mental (cursos)

3° Clique no seu curso de graduação

4° O download será feito automaticamente

Agora é só utilizar o Mapa mental na escolha do tema do seu TCC!!

2°: Subtema da grande área

A partir da escolha da grande área, dita no passo anterior, você irá escolher Um tema dentro dessa área escolhida.

Pense nisso como um funil. Começamos pela grande área e vamos delimitando até que seu tema fique simples, claro e objetivo.

Não queremos que ele fique amplo e tenha múltiplos significados e interpretações.

Diante disso, agora temos que buscar dentro da área escolhida, subtemas ou variáveis que você irá trabalhar e aprofundar o conhecimento.

Você também pode estar fazendo buscas de artigos científicos para te inspirar na escolha.

3°: Inovação

Somado a escolha do Subtema, outro item importante é a inovação que seu tema terá.

Quando estamos desenvolvendo o TCC, temos que pensar em que inovação minha pesquisa terá? O que meu estudo trará de novo para a sociedade/ academia/ população?

Para pensar em inovação, você tem que ler vários artigos para achar a lacuna da pesquisa, identificar nos outros artigos sugestões ou até mesmo ideias do que poderia ser pesquisado.

Pode ser uma análise diferente, uma variável, um teste novo, um novo modelo de negócio, enfim, várias possibilidades que você terá que encontrar durante a leitura dos artigos que são do mesmo tema que o seu.

Utilize as bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Pubmed, entre outras, para te ajudar nessa busca.

4°: Orientador

Que todo TCC tem Orientador, todo mundo sabe. Mas a questão é a escolha do Orientador para a facilidade do processo.

Tenha muita atenção nessa dica!

Pesquise o orientador junto com a escolha do tema! Não escolha qualquer orientador. Escolha aquele que já pesquisa sobre o tema, que tenha afinidade e que irá te auxiliar durante o desenvolvimento.

Não adianta escolher o orientador só por afinidade. Se ele não for da área, provavelmente irá mudar o tema e você irá desenvolver uma pesquisa com um tema que nem gosta.

Tem que escolher aquele que pesquisa/trabalha na área. Assim, irá trazer observações e sugestões pertinentes para acrescentar ao trabalho final.

Segundo Lubisco e Vieira (2019), é vital a participação do professor orientador. Ao escolhê-lo, use seu feeling e observe, a seguir, alguns aspectos e qualidades que você deve considerar:

  • simpatia e afinidade recíprocas;
  • interesse comum pelo tema;
  • disponibilidade do professor para dedicar-se às sessões de orientação, a espaços regulares de tempo;
  • disciplina para cumprir prazos, desincumbir-se de tarefas e atribuí-las;
  • confiança e simplicidade (não pode haver resistências e constrangimentos);
  • experiência em pesquisa, mesmo que ele não domine o tema que você escolheu.

Por isso, olha o Currículo Lattes antes, veja qual área esse professor costuma publicar. Quais os temas que ele orientou antes e tudo mais. Assim você fará uma escolha assertiva de tema e orientador!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Planejando a busca de artigos

A pesquisa em fontes de informação – comumente designada pesquisa bibliográfica – é a fase que antecede a pesquisa técnico-científica, sendo portanto parte do planejamento global do trabalho. Em sentido restrito, refere-se à seleção e busca de informações e de documentos, visando à revisão de literatura (ou bibliográfica), cujo objetivo é identificar o que já foi produzido sobre determinado assunto e, assim, buscar apoio para a argumentação a ser usada (LUBISCO; VIEIRA, 2019).


A partir da sua pesquisa e com o objetivo de estabelecer sua real necessidade de informação, você deve se perguntar:

  • Qual o assunto (temas e subtemas) do meu interesse?
  • Há algum enfoque específico a ser tratado?
  • Há limitação de ordem temporal?
  • Quais os idiomas em que posso ler?

Superando essas etapas, você estará em condições de estabelecer as estratégias de busca das informações necessárias à sua pesquisa.

Estruturando a pesquisa

Cada pesquisador tem seu método de trabalho, mas todos têm que dar passos preliminares ao iniciar sua pesquisa, os quais correspondem à fase de planejamento. Certamente este momento exigirá algum tempo, mas é útil e necessário para que você organize suas ideias, hierarquize suas abordagens, antecipe (ainda que provisoriamente) o que será sua pesquisa.

Para tanto, há três passos que recomendamos como indispensáveis:

Primeiramente, a definição de um título provisório, que, para Mário Osório Marques (2006, p. 15-16),

[…] em tratando de pesquisa esta só inicia pela definição de seu começo (o
problema, o tema ou assunto, uma hipótese, um título, que tudo significa
o mesmo). Em minha prática, tenho feito do título esse começo. A coisa só
principia a funcionar quando consigo encontrar um título que provisoriamente
resume meu problema e se constitui em hipótese a ser trabalhada.

Em segundo lugar, nossa sugestão é que você faça uma reflexão por escrito, que contenha 9 colunas, com os seguintes campos: Objeto, Problema, Hipótese, Questões norteadoras, Pressupostos (se houver), Objetivo (subdivididos em geral e específicos) e Metodologia (material e método).

Assim dispostos, esses elementos irão induzi-lo a relacioná-los entre si, de modo que você se atenha à delimitação estabelecida, não incorrendo no perigo de desviar-se do seu objeto e dos seus objetivos, mas sim, a alinhar sua caminhada.

Trata-se de um balizador que também lhe será útil ao final do trabalho, quando for analisar os resultados e escrever as conclusões, pois deverá fornecer-lhe, com clareza, a confirmação (ou não) da sua hipótese (se for o caso) e a informação se você atingiu seus objetivos.

Corresponde a uma carta de navegação a ser consultada frequentemente para certificar-se que você está na rota delineada ou se você deverá refazer a sua rota.

Vídeo: Como escolher o tema do TCC?

Veja o vídeo sobre o tema de hoje:

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Veja também:

Referências:

CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro et al. TCC trabalho de conclusão de curso: uma abordagem leve, divertida e prática. . São Paulo: Saraiva. . Acesso em: 25 jul. 2023. , 2020.

JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *