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No post de hoje vamos falar sobre O que é o TCC e trazer um Guia geral sobre o Trabalho de Conclusão de Curso!
Por isso, se você vai começar a fazer seu TCC, se liga nessas dicas. Saiba mais!
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O que é o TCC?
Nos semestres finais dos cursos de graduação, chegamos próximo à conclusão e a formatura.
Na maioria das faculdades e universidades, o aluno formando precisa entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O TCC é um trabalho escrito que deve ser entregue nos semestres finais de uma graduação. Pode ser em vários formatos, como artigo, monografia, relatório, modelo de negócios, etc.
Em muitas instituições de ensino, esse trabalho é obrigatório para que você conquiste seu diploma.
Há, ainda, instituições que dividem o TCC em dois semestres: TCC I, que compreende o pré-projeto de pesquisa e vai até a parte da metodologia, cronograma, orçamento e referências; e TCC II, que vai dar continuidade ao TCC I, apresentando resultados, discussão e conclusão.
Como forma de avaliação, você irá apresentar seu TCC para uma banca de professores e pesquisadores da área (chamada de “defesa do TCC”). Além da entrega do trabalho impresso ou virtual.
Sabemos que desenvolver um TCC não é uma tarefa fácil. Mas também não é um bicho de 7 cabeças que você tem que ter medo durante os semestres finais.
Com organização, planejamento e muita dedicação, esse processo se tornará mais fácil.
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Guia geral do TCC
Para começar o TCC, você tem que seguir algumas etapas. Assim, você delimitar e fazê-lo de forma simples, prática e objetiva!
1. Escolha do Tema
Existem inúmeros fatores que podem tornar o processo de desenvolvimento do TCC mais fácil. Um deles, que deve ser pensado com muito cuidado e atenção, é a escolha do tema do TCC.
A escolha do tema é um momento complicado para muitos alunos da graduação, afinal, você terá que lidar com aquele assunto por muitos meses, e o medo de tomar a decisão errada é inevitável e até estressante.
Definir o tema é um grande desafio porque é preciso conciliar diversos interesses e possibilidades: o seu interesse e do orientador, um tema que você goste, que te faça querer buscar e que seja, ao mesmo tempo, seja relevante; que seja inovador, e que ao mesmo tempo, tenha referências que possam apoiar o desenvolvimento de sua pesquisa.
Pense em um tema que você conseguirá desenvolver durante o período do tempo do TCC e que seja viável.
O trabalho tem prazo de entrega, e esse é um limitante quando temos que definir o tema e todas as decisões que precisam ser tomadas a partir daí.
No entanto, existem alguns passos que podem ajudar você a fazer essa escolha de maneira mais assertiva e confiante.
Tema geral do curso
Com o passar de cada semestre, você terá contato com várias disciplinas diferentes, desde as básicas até as específicas, que estarão relacionadas com as áreas de atuação do seu curso.
É a partir desse contato que você desenvolverá a afinidade ou não com as áreas.
Para a escolha do trabalho de conclusão de curso, você pensará nas grandes áreas de atuação da sua profissão. Qual a área que você tem mais afinidade? Que você gostaria de trabalhar? Que você se identificou? Que você gostaria de passar os próximos meses estudando sobre o tema específico?
A partir desses questionamentos, peço que reflita. Tente responder cada uma em sua cabeça e observar com qual área você se identifica.
Para te ajudar nessa escolha, nós do TCC Tranquilo, desenvolvemos vários Mapas Mentais dos Cursos que vão te dar a visão de todas as áreas do seu curso. Mostrando as possibilidades e direcionando esse caminho.
- Acesse o site do TCC Tranquilo
- Clique na Aba Mapa Mental (cursos)
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2. Escolha da Área específica
A partir da escolha do tema geral, dita no item anterior, você irá escolher um tema dentro dessa área escolhida.
Pense nisso como um funil. Começamos pela grande área e vamos delimitando até que seu tema fique simples, claro e objetivo.
Não queremos que ele fique amplo e tenha múltiplos significados e interpretações.
Diante disso, agora temos que buscar dentro da área escolhida, subtemas ou variáveis que você irá trabalhar e aprofundar o conhecimento.
Você também pode estar fazendo buscas de artigos científicos para te inspirar na escolha.
3. Formulando a problemática da pesquisa
A partir do seu tema e do que você quer pesquisar, você irá fazer uma pergunta norteadora, que irá dar um norte à pesquisa. Esta pergunta pode ser chamada de pergunta norteadora ou problema da pesquisa.
É importante delimitar bem o problema de pesquisa para não ser amplo e não conseguir responder ao final da sua pesquisa.
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4. Definindo objetivos e tipo de estudo
Os objetivos estão relacionados ao que você vai pesquisar. O que você busca encontrar ou atingir com sua pesquisa?
Diante disso, o objetivo geral é mais amplo, contempla toda a parte geral do estudo. Ou seja, em geral, o que você busca com a sua pesquisa.
Já os objetivos específicos estão relacionados as etapas que você irá fazer para conseguir atingir o objetivo geral. São mini degraus até o topo da pesquisa.
Dessa forma, os objetivos devem ser bastante claros, objetivos, sem rodeios e que sejam contemplados ao final do estudo. Não pode ser algo muito amplo, pois vai ficar vago e você não irá conseguir responder na conclusão.
Com relação ao tipo de estudo, você tem que saber qual será o tipo da pesquisa: revisão integrativa, revisão sistemática, estudo de caso, ensaio clínico, transversal, coorte, etc.
Diante disso, pense o que você quer estudar? Se você já escolheu a área e a população do estudo, agora veja as possibilidades de aprofundar o conhecimento. Para isso, você pode estar lendo artigos da área e notando o que falta ser pesquisado, e o que sua pesquisa pode trazer de inovação naquela área.
Nesse segundo passo, algumas perguntas podem te ajudar em todo o processo:
- 1. O que pesquisar?
- 2. Por que?
- 3. Para que?
- 4. Para quem?
- 5. Onde?
- 6. Como?
- 7. Com o que?
- 8. Quando?
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5. Mão na massa
Com tudo já definido, você precisa começar a escrever seu Trabalho de conclusão de curso!
No site do TCC Tranquilo temos diversos materiais e ferramentas para te ajudar em todas as etapas:
- Mapa mental dos cursos
- Checklist do TCC
- Planilha da Revisão de Literatura
- Bases de dados de artigos
- Software anti-plágio
- Ferramentas da escrita do TCC
- Serviços de Mentoria e Formatação
No decorrer da elaboração de toda a sua pesquisa, você vai precisar buscar artigos para compor o trabalho. Assim, nesse passo nós vamos abordar sobre isso. Como buscar artigos, onde buscar, e como escolher.
Há várias bases de dados e bibliotecas para encontrar artigos. As principais são:
- Google Acadêmico
- SciELO
- Periódicos CAPES
- Pubmed
- Web of Science
No nosso site, você encontra algumas bases de dados facilmente, confira!
Vá até a página inicial do TCC Tranquilo
Desça a página até a barra lateral
É só clicar que já te redireciona até a base de dados.
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Como buscar nas bases de dados?
Existem duas possibilidades para encontrar os artigos nas bases de dados. A primeira é por palavra-chave e a segunda por descritores.
Por palavra-chave é só colocar na barra de busca da base de dados a palavra que tem relação com o tema da sua pesquisa.
Já por descritores, é necessário utilizar o DeCS ou MeSH. Nessa opção, a maioria é voltada para a área de Ciências da Saúde.
Atenção: algumas bases de dados são internacionais, desta forma você deve pesquisar as palavras-chaves ou descritores em inglês. O Google Tradutor é uma ótima ferramenta de apoio neste momento. Seja para traduzir a página ou o artigo inteiro.
Fazendo uma estratégia de busca:
Para fazer uma busca, é necessário utilizar os operados booleanos. Eles vão conectar essas palavras-chaves, a partir de uma técnica para a consulta dos artigos nas bases de dados.
Quanto mais especificado e mais palavras-chaves, mais refinada sua busca será.
Existem três tipos de operadores booleanos:
- AND que significa “e”, serve para juntar as palavras-chaves
- OR que significa “ou”, serve para escolher uma palavra-chave ou a outra
- NOT ou AND NOT que significa “não”, irá excluir a palavra-chave.
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6. O Pensamento Crítico na Elaboração do TCC
É papel da educação superior discutir valores e saberes que tem tendências prescritivas, onde parte de sua responsabilidade envolve engajar estudantes em desafios científicos e sociais. Os professores precisam saber criar oportunidades para que seus estudantes adquiram e desenvolvam competências que os ajudarão a assumir funções ativas no mundo. A habilidade para sintetizar informação, experiência pessoal e lógica para criar conhecimento tem sido o objetivo principal dos educadores.
O pensamento crítico é uma das habilidades mais importantes para os estudantes de graduação se tornarem contribuidores efetivos na força de trabalho global. Assim sendo, é fundamental que os universitários venham desenvolvendo o pensamento crítico até o período antes de elaborar o TCC, de modo a promover a criatividade e produtividade na construção desse importante trabalho acadêmico ao final do curso superior.
É frequentemente assumido que a aprendizagem baseada em problema é uma abordagem efetiva para promover a melhoria do pensamento crítico do estudante. A prática da aprendizagem baseada em problemas (Problem-based learning, PBL) ajuda o estudante de graduação a adquirir conteúdo e estratégia de pensamento. O PBL é um método instrucional no qual os alunos aprendem através da experiência em resolver problemas, desenvolvendo intelectualmente o universitário, facilitando a geração de ideias na hora da elaboração do trabalho de conclusão de curso. Estudos científicos mostram que o aprendizagem baseada em problemas tem potencial para preparar os estudantes mais afetivamente para situações futuras, pois tal técnica é embasada em quatro percepções de aprendizado: construtivo, auto direcionado, colaborativo e contextual.
Portanto, o pensamento crítico é uma competência que está sendo requerida pelos estudantes em sua vida profissional e pessoal. Por essa razão, universidades devem fazer esforço para incluir tal abordagem em programas das disciplinas de graduação e execução em sala de aula, o que vai desenvolver a maturidade e o intelecto do estudante quando chegar ao final do curso e encarar o TCC.
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7. A Saúde Mental na Elaboração do TCC
Estar com boa saúde mental é fundamental para que o estudante consiga desenvolver seu trabalho de conclusão de curso com bom nível de produtividade. Problemas de saúde mental estão se tornando cada vez mais prevalente entre estudantes e adequado suporte deveria ser fornecido para prevenir certos tipos de transtornos naqueles alunos que estão em risco. Uma necessidade não atendida para tratamento de saúde mental entre estudantes universitários é uma questão de saúde pública.
Evidências obtidas a partir de estudos científicos apontam que problemas de saúde mental são numerosos e crescentes entre estudantes em instituições de ensino superior. Adicionalmente, pesquisas mostram que problemas comuns de saúde mental, tais como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático são transtornos que internalizam com alto nível de comorbidade. Nesse contexto, estudantes de graduação estão sob muitos eventos de estresse durante a vida universitária, principalmente na fase final do curso, pois tem um trabalho de conclusão para ser escrito, corrigido, apresentado e avaliado pela banca examinadora.
Vídeo: O que é TCC? Guia geral
Veja o vídeo sobre o tema de hoje:
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Veja também:
- Use essas Ferramentas na escrita do seu TCC
- Como pesquisar artigos em bases de dados?
- Qual a diferença entre Apêndice e Anexo?
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