Monografia: o que é e como fazer

Tempo de leitura: 25 minutos

monografia

No post de hoje vamos falar sobre a MONOGRAFIA, o que é e como fazer sem dificuldade alguma, de forma simples e prática!

Por isso, se você vai começar ou está desenvolvendo o TCC, já veja o post e coloque em prática na sua pesquisa. Saiba mais!

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Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.

Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos:

  • Introdução
  • Revisão de literatura/referencial teórico
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho e precisa buscar artigos para compor o seu trabalho.

O que é a Monografia?

A Monografia consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso, que é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação. Nesse sentido, ela é uma pesquisa científica em que irá abordar sobre determinado assunto.

Além disso, é um trabalho extenso, com um estrutura própria padronizada e que deve ser seguida fielmente. A quantidade de páginas de uma monografia varia, a depender do tema da pesquisa, mas é mais que 10 páginas e pode chegar até 50 páginas.

Para muitos estudantes, ela se torna a primeira experiência de uma elaboração de uma pesquisa científica. Assim, é normal ter dificuldades no começo, bem como não entender como estruturar, delimitar e ter todas as técnicas para a escrita do trabalho. Mas, assim como todas as experiências, a elaboração de uma pesquisa se torna uma vivência de produção de conhecimento, que contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Contando com um orientador ou tutor, o discente terá um desafio na condução de suas atividades de pesquisa, além de construir sua autonomia e desenvolver sua personalidade na escrita do trabalho.

Articulado ao próprio conteúdo do curso, as disciplinas e o convívio com os professores, no ambiente acadêmico, o aluno terá oportunidade de formular o seu projeto e de desenvolvê-lo ao longo do semestre. Além de cumprir um cronograma articulado com o planejamento do próprio curso, de comum acordo com o orientador.

Pode ser um trabalho teórico, documental ou de campo. Quaisquer que sejam as perspectivas de abordagem, a atividade visa articular e consolidar o processo formativo do aluno pela construção do conhecimento científico em sua área.

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho.

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Qual a estrutura da monografia?

estrutura da monografia

Elementos pré-textuais

Como dito anteriormente, a Monografia tem uma estrutura padronizada a ser seguida.

BAIXE o Mapa Mental com toda a estrutura da Monografia e Artigo Científico

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Como iniciar a escrita da Monografia

Em primeiro lugar, para começar a desenvolver sua Monografia, você tem que definir com o que vai pesquisar. Qual será o tema da sua pesquisa?

Antes de mais nada, ao decidir sobre o que pesquisar, observe, dentro das áreas do seu curso, qual área você mais se identifica e pretende trabalhar futuramente. Portanto, será mais fácil desenvolver sua pesquisa durante os meses do TCC.

Aqui no site do TCC Tranquilo temos Mapas mentais de vários cursos de graduação que podem estar te ajudando a escolher a sua área de pesquisa. Como assim?

Nós desenvolvemos mapas mentais das grandes áreas de vários cursos de graduação como Fisioterapia, Engenharia Civil, Enfermagem, Direito, Administração, entre outros. Veja como fazer o download desse mapa mental:

Acesse o site do TCC Tranquilo:

tcc tranquilo

>> Clique na Aba “Mapa Mental (Cursos)”

Agora é só clicar no curso que você faz e o download será imediato. Após isso, veja as grandes áreas que você pode estar desenvolvendo o seu trabalho.

Como escolher o tema do TCC:

Com o passar de cada semestre, você terá contato com várias disciplinas diferentes, desde as básicas até as específicas, que estarão relacionadas com as áreas de atuação do seu curso.

É a partir desse contato que você desenvolverá a afinidade ou não com as áreas.

Para a escolha do trabalho de conclusão de curso, você pensará nas grandes áreas de atuação da sua profissão. Qual a área que você tem mais afinidade? Que você gostaria de trabalhar? Que você se identificou? Que você gostaria de passar os próximos meses estudando sobre o tema específico?

A partir desses questionamentos, peço que reflita. Tente responder cada uma em sua cabeça e observar com qual área você se identifica.

Para te ajudar nessa escolha, nós do TCC Tranquilo, desenvolvemos vários Mapas Mentais dos Cursos que vão te dar a visão de todas as áreas do seu curso. Mostrando as possibilidades e direcionando esse caminho.

 Acesse o site do TCC Tranquilo

2° Clique na Aba Mapa Mental (cursos)

monografia tcc tranquilo

3° Clique no seu curso de graduação

4° O download será feito automaticamente

Agora é só utilizar o Mapa mental na escolha do tema do seu TCC!!

2°: Área específica

A partir da escolha da grande área, dita no passo anterior, você irá escolher Um tema dentro dessa área escolhida.

Pense nisso como um funil. Começamos pela grande área e vamos delimitando até que seu tema fique simples, claro e objetivo.

Não queremos que ele fique amplo e tenha múltiplos significados e interpretações.

Diante disso, agora temos que buscar dentro da área escolhida, subtemas ou variáveis que você irá trabalhar e aprofundar o conhecimento.

Você também pode estar fazendo buscas de artigos científicos para te inspirar na escolha.

3°: TCC com INOVAÇÃO

Somado a escolha do Subtema, outro item importante é a inovação que seu tema terá.

Quando estamos desenvolvendo o TCC, temos que pensar em que inovação minha pesquisa terá? O que meu estudo trará de novo para a sociedade/ academia/ população?

Para pensar em inovação, você tem que ler vários artigos para achar a lacuna da pesquisa, identificar nos outros artigos sugestões ou até mesmo ideias do que poderia ser pesquisado.

Pode ser uma análise diferente, uma variável, um teste novo, um novo modelo de negócio, enfim, várias possibilidades que você terá que encontrar durante a leitura dos artigos que são do mesmo tema que o seu.

Utilize as bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Pubmed, entre outras, para te ajudar nessa busca.

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4°: Escolha o Orientador

Que todo TCC tem Orientador, todo mundo sabe. Mas a questão é a escolha do Orientador para a facilidade do processo.

Tenha muita atenção nessa dica!

Pesquise o orientador junto com a escolha do tema! Não escolha qualquer orientador. Escolha aquele que já pesquisa sobre o tema, que tenha afinidade e que irá te auxiliar durante o desenvolvimento.

Não adianta escolher o orientador só por afinidade. Se ele não for da área, provavelmente irá mudar o tema e você irá desenvolver uma pesquisa com um tema que nem gosta.

Tem que escolher aquele que pesquisa/trabalha na área. Assim, irá trazer observações e sugestões pertinentes para acrescentar ao trabalho final.

Segundo Lubisco e Vieira (2019), é vital a participação do professor orientador. Ao escolhê-lo, use seu feeling e observe, a seguir, alguns aspectos e qualidades que você deve considerar:

  • simpatia e afinidade recíprocas;
  • interesse comum pelo tema;
  • disponibilidade do professor para dedicar-se às sessões de orientação, a espaços regulares de tempo;
  • disciplina para cumprir prazos, desincumbir-se de tarefas e atribuí-las;
  • confiança e simplicidade (não pode haver resistências e constrangimentos);
  • experiência em pesquisa, mesmo que ele não domine o tema que você escolheu.

Por isso, olha o Currículo Lattes antes, veja qual área esse professor costuma publicar. Quais os temas que ele orientou antes e tudo mais. Assim você fará uma escolha assertiva de tema e orientador!

Objetivos geral e específicos

Após a escolha do tema, partimos para a definição dos objetivos gerais e específicos. Essa é a primeira etapa para o desenvolvimento da pesquisa.

Além disso, é preciso definir a população ou amostra do estudo, que corresponde ao grupo que será investigado na pesquisa.

Exemplos: Empresa, pessoas, comunidade, cidade, estado, animais, temperatura entre outros.

Vários fatores vão influenciar nessa escolha, e uma delas é a área do estudo. São várias possibilidades. Mas pense, nesse momento, quem você quer estudar.

Dessa forma, pense: o que você quer estudar? Se você já escolheu a área e a população do estudo, agora veja as possibilidades de aprofundar o conhecimento. Para isso, você pode estar lendo artigos da área e observando o que falta ser pesquisado e qual a inovação da sua pesquisa naquela área.

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Passo a passo da Introdução

O segundo passo a ser dado é a elaboração da Introdução, que consiste no primeiro elemento textual da Monografia. Dessa forma, a Introdução se refere a carta de apresentação do seu TCC.

Em outras palavras, significa que é o contato inicial do leitor/ avaliador com a Introdução, é onde ele verá o que será abordado e quais os objetivos a serem desenvolvidos no trabalho.

Acima de tudo, fazê-la de forma estruturada é tão importante para que se mantenha uma lógica durante toda a leitura.

Portanto, evite trazer informações soltas e que, consequentemente, não vão acrescentar na lógica do trabalho. Por isso, busque ao máximo seguir a estrutura aqui abordada, para que tenha uma coerência no texto.

TCC Tranquilo desenvolveu gratuitamente o Checklist da Introdução. Que consiste na estrutura da introdução para que você, ao elaborar a sua pesquisa, não esqueça de mencionar nenhum item destacado lá.

Isso irá facilitar muito na hora da escrita, trazendo lógica e coesão à seção.

introdução do tcc

Para baixar esse Checklist da Introdução, acesse a página inicial do site TCC Tranquilo e clique na aba “Checklist do TCC”. É só clicar e fazer o download automaticamente.

Justificativa e relevância

Continuando a lógica de cada item, por último você irá abordar a importância do seu estudo, que é a justificativa e relevância.

Nesta seção, você tem que mostrar as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto pode causar, ou até a partir do que não foi pesquisado até o momento. E depois abordar a importância e os benefícios da sua pesquisa para a população ou meio acadêmico.

Você pode fazer de maneira direta ou indireta, e pode estar integrada na tópico da Introdução ou em uma seção separada.

Direta: você vai falar diretamente para o leitor os motivos do seu trabalho ser importante, inovador e os benefícios para a população ou meio acadêmico.

Indireta: você vai deixar nas ‘entre linhas’ a importância e relevância da sua pesquisa. Assim, o próprio leitor que irá tirar as conclusões da importância do seu trabalho.

Vídeo sobre o assunto:

Veja este vídeo que fizemos para te ajudar nessa etapa:

Referencial Teórico

O referencial teórico – ou fundamentação teórica – é um dos aspectos mais importantes de uma monografia. Por essa razão, para desenvolver um bom trabalho de conclusão de curso é fundamental você dedicar uma atenção especial à ele.

Todo trabalho de conclusão de curso segue uma estrutura básica. O referencial teórico faz parte dessa estrutura. Ou seja, é um item indispensável no trabalho.

De forma geral, refere-se a uma revisão das pesquisas e discussões feitas por outros autores sobre a temática que será abordada em seu trabalho. É um resgate do que há de mais relevante e atual na área que se deseja pesquisar.

Dessa forma, serve como embasamento teórico e garante qualidade científica ao trabalho. Isto é, através do referencial teórico, você pode verificar o estado do problema, sob os aspecto teóricos de pesquisas que já foram desenvolvidas.

O que será desenvolvido é um aprofundamento sobre o tema do seu TCC. Separe em três tópicos para aprofundar esse conhecimento. Comece pelo tema geral até chegar no tema específico e objetivo da sua pesquisa.

Considerando que um dos propósitos de toda pesquisa cientifica seja contribuir com a construção do conhecimento, o autor precisa saber em que ponto se encontra o “estado da arte” para não correr o risco de reinventar a roda.

Para tanto, ele precisa de muita leitura, notadamente se aborda um tema que ainda lhe é desconhecido.

A Revisão da literatura/ Referencial teórico apresenta vários propósitos:

  • Delimitar o problema de pesquisa
  • Encontrar novas linhas de pesquisa
  • Evitar abordagens infrutíferas
  • Obter insights metodológicos
  • Identificar recomendações para pesquisas futuras
  • Buscar suporte para a teoria fundamentada

Pesquisa preliminar:

Nessa primeira etapa, você deve partir do problema de pesquisa para identificar publicações diversas (livros, teses, dissertações, artigos) que possam contribuir com sua investigação.

Para tanto, existem bases de dados disponíveis que são muito úteis: Google acadêmico, SciELO, Pubmed, Portal de periódicos CAPES, Spell, entre outros. Nessa busca inicial, leia as palavras-chaves e os resumos das publicações que localizar para avaliar a adequação à sua pesquisa. Apenas identifique os trabalhos alinhados à sua temática nessa fase.

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Primeiro passo

Aqui nessa etapa, separe os estudos secundários. São exemplos de fontes secundárias: livros didáticos, dicionários especializados, enciclopédias, revistas especializadas em revisão de literatura, entre outros. Comece a leitura por eles, pois, em geral, são mais claros e mais fáceis de entender. Esses materiais têm o propósito de organizar o que é conhecimento sobre determinada temática em uma estrutura significativa.

Eles mostram como os achados de várias pesquisas estão conectados uns aos outros.

Além de mostrar o que se sabe sobre determinado tema, as fontes secundárias também podem ser úteis no estabelecimento de uma estrutura lógica do conhecimento para posicionar sua pesquisa.

Segundo passo

As fontes primárias são documentos (artigos, dissertações, teses) que foram escritos pelas próprias pessoas que conduziram as pesquisas ou formularam as teorias ou opiniões descritas no documento.

Essas fontes são as mais importantes para a construção do seu texto. Comece por classificá-las de acordo com os subtemas da sua pesquisa.

Lembre-se de que estudos muito bons são publicados, mas estudos ruins também são. Assim, seja crítico para selecionar estudos de qualidade.

No Brasil, a classificação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), chamada de Qualis, pode ser um importante indicativo de qualidade das revistas em que são publicados os artigos.

Mas não fique somente em artigos nacionais, pesquise também artigos internacionais em inglês para ampliar a gama de artigos do seu tema.

Outra forma de verificar a qualidade de uma referência é observar o número de citações que ela tem. O Google acadêmico e a Web of Science trazem essas informações.

Finalmente, se um texto é muito presente em várias fontes que consultar, isso indica que é importante. Aproveite para identificar autores que sejam referência no tema. E claro, busque mais informações sobre eles.

Terceiro passo:

Uma vez que você fez a leitura dos estudos mais relevantes sobre o tema investigado, poderá iniciar a redação da revisão da literatura.

Registre as informações que julgar relevantes das obras lidas. Faça fichamentos do resumo, anote as ideias mais importantes e as críticas que tiver sobre o texto. Esse material será fundamental para a construção das citações (direta e indireta).

O propósito desta seção é informar ao leitor o que já é conhecido e o que não é conhecido sobre a temática pesquisada, além de informar como esses tópicos se relacionam com seu propósito de pesquisa.

Deve-se começar pela leitura dos artigos que tem relação com sua temática, principalmente os mais recentes, para que sua revisão de literatura não fique ultrapassada, e finalize com a interpretação desses.

Lembre-se, nesse caminho, de apontar concordâncias (o que já se sabe), discordâncias (o que ainda está sendo discutido) e lacunas (o que ainda não se sabe). Sua pesquisa pode se apoiar em qualquer um desses pontos, mas a mina de ouro é abordar as discordâncias e lacunas da pesquisa.

Note que essa estrutura facilita a organização do trabalho, mas ela não é rígida. Talvez você encontre, ao longo de todas as etapas, estudos relevantes que possam compor sua revisão.

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O que escrever na Metodologia?

Basicamente, a metodologia é a seção em que será descrita todas as etapas e procedimentos adotados para a coleta de dados e análise estatística.

Dessa forma, você precisará descrever detalhadamente tudo sobre a sua pesquisa: qual tipo de estudo, onde será desenvolvido, com quem será, como será coletado as informações, quais instrumentos serão utilizados, quais testes estatísticos você utilizará, bem como o software que analisará os dados.

Assim, sua metodologia precisa ter todas essas informações necessárias para uma boa delimitação.

Separamos 11 itens essenciais para construir uma boa metodologia. São eles:

  • abordagem do estudo
  • natureza da pesquisa
  • tipo de objetivos
  • modalidades/procedimentos adotados
  • local de estudo
  • população
  • critérios de inclusão e exclusão
  • procedimentos
  • variáveis
  • análise estatística
  • aspectos éticos

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Escrita dos Resultados e Discussão

É nessa seção que será respondida o problema de pesquisa que norteou o seu trabalho. Assim, é necessário que fique clara a ligação entre a seção de introdução e a de resultados. Embora não existam modelos específicos para a elaboração dessa seção, alguns tópicos importantes são destacados: importância, descrição dos resultados, interpretação e comparação.

A seção de Resultados é uma das mais importantes da pesquisa, é onde será apresentado o que foi encontrado na sua pesquisa. Por isso, ela deve ser muito bem elaborada.

Diferentemente da Discussão, em que você irá discutir, com o embasamento de outros artigos científicos, os resultados encontrados e compará-los com o que já tem na literatura.

Assim como nas outras seções do trabalho, a simplicidade, objetividade e clareza das ideias devem ser a essência da redação.

Como forma de apresentação dos seus resultados, você pode apresentar em forma de gráficos, tabelas, quadros, figuras, imagens… etc. Enfim, são inúmeras opções que vai de acordo com o seu trabalho e escolha entre os autores.

Assim, os títulos e legendas das ilustrações gráficas devem ser completos, de modo a caracterizar as informações que estão sendo apresentadas. É importante sinalizar no texto as ilustrações gráficas que você irá apresentar.

Já na Discussão, você irá descrever com palavras os dados que foram apresentados numericamente nas tabelas ou nos gráficos, comentar os porquês de terem aparecido dessa maneira, bem como comparar esses resultados com outros obtidos em pesquisas e/ou estudos semelhantes.

A discussão dos resultados de uma pesquisa exploratória ou descritiva poderá ser feita a partir de dois diferentes tipos de análises: análise quantitativa ou análise qualitativa. Dependendo dos objetivos, o pesquisador pode optar por uma delas ou ambas.

A partir dos resultados encontrados, pesquise artigos semelhantes ao seu para comparar os resultados da sua pesquisa com a pesquisa de outros autores. Assim, você irá abordar a semelhança e diferenças desses artigos. Além disso, pode-se também justificar o motivo de ter encontrado X resultado.

Em conclusão, discussão dos achados pode-se evidenciar a contribuição teórica da pesquisa, como tais resultados podem preencher lacunas evidenciadas na introdução. Por fim, essa comparação é bastante útil para situar no que se diferenciam os achados de outros estudos.

Finalize com a Conclusão

A conclusão é o último elemento textual do TCC. É onde você vai juntar todas as informações ditas no seu trabalho de conclusão de curso e finalizar sua ideia e mostrar o que foi encontrado.

O propósito desta seção é mostrar aos leitores como os resultados ou os achados de sua pesquisa contribuem para o avanço dessa área de conhecimento. O fluxo das ideias parte do específico para o geral.

Primeiramente, deve ser apresentada uma síntese dos achados, a interpretação dos resultados e as contribuições para o avanço na área de conhecimento.

O autor deve apresentar uma síntese dos principais resultados de modo que fique clara a resposta ao problema de pesquisa ou alcance do objetivo geral da pesquisa. Se preferir, pode até resgatar os objetivos antes de apresentar os resultados.

Na sequência, vem a interpretação desses achados, em uma perspectiva mais ampla, bem como as possíveis implicações na área investigada. Essa é uma parte muito importante, mas pouco realizada principalmente nas áreas de negócios.

Em seguida, são apresentadas as contribuições dos achados da pesquisa. É importante destacar contribuições teóricas e contribuições práticas (pense em que vai se beneficiar com os resultados da pesquisa).

Depois, devem ser apresentadas as limitações e as sugestões para estudos futuros.

Atenção: não basta sugerir a ampliação da amostra ou do período da análise. É importante destacar as lacunas que puderam ser visualizadas e que poderão ser objeto de pesquisas futuras.

Elementos pós-textuais

Fazem parte dos elementos pós-textuais as Referências, Anexos, Apêndices, Índice e Glossário.

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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

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. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

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JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

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NUNES, Luiz Antonio Rizzato. Manual da monografia jurídica-como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. Saraiva Educação SA, 2017.

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. Martins Fontes, 2004.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

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