O que escrever na introdução do TCC? 5 dicas

Tempo de leitura: 3 minutos

Você está sem saber o que escrever na introdução do TCC? Vem ler esse post com 5 dicas importantes.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

 introdução do TCC
Como fazer a introdução do TCC?

Primeiramente, a introdução de um TCC, seja ele projeto de pesquisa, monografia, artigo ou relatório, mostra ao leitor o que você vai apresentar no seu trabalho.

O objetivo da introdução é justamente esse: situar o leitor no contexto em que se insere a pesquisa, isto é, você deve mostrar uma visão geral de estudos anteriores sobre o tema, o que falta ser estudado e os propósitos da sua pesquisa.

A sua introdução precisa ter uma sequência lógica, seguir uma estrutura e não ter rodeios. Além de deixar o leitor sem dúvida nenhuma. Nada pior que você ler um texto que fala, fala, fala e no final não falou nada né?

O que a introdução do TCC PRECISA ter?

Algumas questões devem ser respondidas na sua introdução. São elas:

  • Por que essa área de pesquisa é importante?
  • O que já tem sido feito até agora nessa área?
  • O que ainda não foi feito? (Que é a lacuna da pesquisa)
  • Por que esse estudo é relevante?
  • O que está sendo apresentado nesse trabalho?

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Quais as 5 dicas importantes?

Diante dessas questões apresentadas, você DEVE apresentar alguns pontos importantes na introdução do seu TCC:

  1. Apresentação
  2. Contextualização
  3. Lacuna da pesquisa
  4. Propósito: problema e objetivos da pesquisa.
  5. Justificativa/Relevância

Elaboramos um material exclusivo, que é o Checklist da introdução, nele abordamos os pontos que não pode faltar na introdução do seu TCC e você pode baixar clicando aqui.

Detalhando cada dica

Assim, vamos detalhar cada uma delas.

Na apresentação e contextualização, você deve esclarecer para o leitor qual é o tema da pesquisa, fazer um breve apanhado na literatura, como o nome já diz: contextualizar. Evidenciar sobre o que já se sabe, e pode também trazer definições, por exemplo.

A partir daí, você evidencia a lacuna da pesquisa, que é o que não foi feito nessa área (o que há de novo?), bem como o que ainda precisa ser investigado.

Trago aqui a importância da leitura, para que você consiga perceber essas lacunas existentes e ter boas ideias para preenchê-las.

Nesse sentido, identificadas as lacunas existentes, agora você vai apresentar a questão da pesquisa ou problema de pesquisa e objetivos. É importante deixar claro no texto, além disso, de não ser algo bem genérico.

Tanto o problema de pesquisa quanto os objetivos devem ser específicos. Pois quanto mais redondinho (no sentido de mais delimitado) for seu problema e objetivos, mais claro será seu trabalho.

Já a justificativa se refere às contribuições do seu trabalho. Em outras palavras: qual o motivo que você está fazendo esse estudo? O que ele vai trazer de benefício para a sociedade e para o meio acadêmico?

São questões que você deve pensar ao escrever sua justificativa, como dito anteriormente. Além disso, a justificativa e relevância podem ser escritas juntas. Depende muito do seu orientador e do jeito que ele gosta também. Mas elas, juntas, vão mostrar o valor do seu trabalho e sua importância.

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Ficou alguma dúvida?

Por fim, não deixe de ler nossos posts sobre as Normas ABNT e O que é o TCC?.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *