Justificativa do TCC: guia geral e exemplos

Tempo de leitura: 12 minutos

No post de hoje vamos falar sobre a justificativa do TCC, mostrando um guia geral e exemplos para se inspirar!

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.

Nos semestres finais dos cursos de graduação, chegamos próximo à conclusão e a formatura.

Na maioria das faculdades e universidades, o aluno formando precisa entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O TCC é um trabalho escrito que deve ser entregue nos semestres finais de uma graduação. Pode ser em vários formatos, como artigo, monografia, relatório, modelo de negócios, etc.

Em muitas instituições de ensino, esse trabalho é obrigatório para que você conquiste seu diploma.

Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.

Articulado ao próprio conteúdo do curso, as disciplinas e o convívio com os professores, no ambiente acadêmico, o aluno terá oportunidade de formular o seu projeto e de desenvolvê-lo ao longo do semestre. Além de cumprir um cronograma articulado com o planejamento do próprio curso, de comum acordo com o orientador.

Pode ser um trabalho teórico, documental ou de campo. Quaisquer que sejam as perspectivas de abordagem, a atividade visa articular e consolidar o processo formativo do aluno pela construção do conhecimento científico em sua área.

Elementos

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho.

Há, ainda, instituições que dividem o TCC em dois semestres: TCC I, que compreende o pré-projeto de pesquisa e vai até a parte da metodologia, cronograma, orçamento e referências; e TCC II, que vai dar continuidade ao TCC I, apresentando resultados, discussão e conclusão.

Como forma de avaliação, você irá apresentar seu TCC para uma banca de professores e pesquisadores da área (chamada de “defesa do TCC”). Além da entrega do trabalho impresso ou virtual.

Sabemos que desenvolver um TCC não é uma tarefa fácil. Mas também não é um bicho de 7 cabeças que você tem que ter medo durante os semestres finais.

Com organização, planejamento e muita dedicação, esse processo se tornará mais fácil.

Justificativa do TCC

A justificativa do TCC se refere às contribuições do seu trabalho. Em outras palavras: qual o motivo que você está fazendo esse estudo? O que ele vai trazer de benefício para a sociedade e para o meio acadêmico?

Ela pode ser feita de maneira direta ou indireta, e pode estar integrada na tópico da Introdução ou em uma seção separada.

Direta: você vai falar diretamente para o leitor os motivos do seu trabalho ser importante, inovador e os benefícios para a população de estudo.

Indireta: você vai deixar nas entre linhas a importância e relevância da sua pesquisa. Assim, o próprio leitor que irá tirar as conclusões da importância do seu trabalho.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Guia geral da justificativa:

Não há uma regra sobre a Justificativa. Assim, você pode estruturá-la do jeito que preferir. No entanto, é importante atentar a estes elementos essenciais para uma boa justificativa:

  • pequena contextualização (somente se for separado da introdução)
  • exponha as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto abordado pode causar
  • aborde a importância e os benefícios do seu trabalho para a população do estudo

Se sua justificativa é integrada na introdução, siga a estrutura que já abordamos aqui (Leia aqui). Inclusive, baixe o Checklist clicando aqui

Ao fazer desta forma, você já está contextualizando o seu tema, abordando o que já foi pesquisado, o que não foi, mostrando a questão norteadora, objetivos e por fim, abordando a justificativa e relevância do seu trabalho.

Já se a justificativa for separada, você terá que fazer essa pequena contextualização novamente. Para, então, trazer as consequências negativas e no final trazer a importância do seu estudo e os benefícios que ele irá trazer.

É importante destacar que, a justificativa terá de 2 a 4 parágrafos, no máximo. Assim, você pode fazer 1 a 2 parágrafos para a contextualização; 1 parágrafo para as consequências negativas e; 1 parágrafo para a importância e benefícios.

Exemplos:

Exemplo 1:


Dado ao grande envelhecimento da população, aumento da expectativa de vida e ao declínio progressivo dos sistemas corporais promovido pelo envelhecimento, ocorre aumento das chances da população idosa sofrer uma queda. Este declínio físico está associado às capacidades físicas, psicológicas, controle postural, entre outros, tornando o idoso menos ativo nas suas atividades de vida diária.

As quedas ocorrem nos idosos quando as alterações físicas, perceptivas e cognitivas que ocorrem com o envelhecimento são combinadas com um ambiente inadequado para a sua segurança. Além disso, as quedas podem levar a fraturas, imobilidade, mortalidade, morbidades e o medo de uma nova queda diminuindo a independência e a qualidade de vida da pessoa idosa.

Fazem-se assim necessárias investigações sobre o desempenho físico em testes de equilíbrio corporal em idosos caidores e não caidores, comparando quais desses fatores são mais prejudicados quando o idoso já possui histórico de quedas. Os resultados do presente estudo auxiliarão fisioterapeutas a adotarem medidas preventivas e de tratamento para estes fatores de risco diminuindo a chance de quedas e suas consequências nesta população objetivando a preservação da independência do idoso.”

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Exemplo 2:

Considerando que a humanização é fundamental na assistência de enfermagem, e que o período do parto é um momento único, delicado na vida da mulher, devido as dores e desconforto, tornou-se importante a realização do projeto de intervenção que visa capacitar à equipe de enfermagem para a prática da deambulação e variedade de posições nas pacientes em uma maternidade, no município de Aracaju.

Diante das dificuldades para implantar tais práticas, principalmente partindo da equipe técnica que demonstra resistência as boas práticas baseadas em evidências amplamente difundidas pela Rede Cegonha, pode-se perceber o despreparo da equipe de enfermagem, além da falta de conhecimento para estimular e orientar as pacientes para a prática da deambulação e variedades de posição no momento do trabalho de parto.

Para as parturientes é de fundamental importância, devido à humanização que elas necessitam durante todo o processo de trabalho de parto, surgindo assim à necessidade e importância do tema escolhido, o qual pretende esclarecer à equipe técnica de enfermagem a necessidade de tais práticas baseadas em evidências no momento do trabalho de parto, bem como demonstrá-las que, além de uma prática benéfica é um direito das parturientes receberem da equipe todo o apoio e técnicas necessárias para garantir cada vez mais o conforto e alívio da dor, tornando sempre o parto mais humanizado.

Exemplo 3:

Nos últimos anos, o mercado de startups tem crescido exponencialmente em todo o mundo, e Florianópolis é uma das cidades brasileiras que tem se destacado nesse segmento – Abstartup (2017). Com a alta competitividade do mercado, as empresas startups precisam buscar constantemente inovações em seus instrumentos de planejamento e controle gerencial para manter sua competitividade e crescimento sustentável.

A justificativa para este estudo é a necessidade de compreender como essas empresas utilizam ferramentas de gestão inovadoras para melhorar seu desempenho e competitividade. Além disso, a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias e práticas de gestão para empresas, bem como para a elaboração de políticas e metodologias.

Vídeo complementar:

Veja o vídeo sobre o tema de hoje:

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Veja também:

Referências Bibliográficas

ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica: princípios e fundamentos. Editora Blucher, 2021.

ANDRADE, Maria Margarida. Redação científica: elaboração do TCC passo a passo. Factash, 2007.

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos. In: Como escrever artigos científicos. 2010. p. 121-121.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação:
Informação e documentação Referências Elaboração
. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

LIRA, Bruno Carneiro. Passo a passo do trabalho científico. Editora Vozes, 2019.

CARVALHO, Alex et al. O que é metodologia científicaMarília: Fundação Unimed, 2007.

CARVALHO, Maria Cecilia M. Construindo o saber: metodologia científica-fundamentos e técnicas. Papirus Editora, 2021.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; SANTOS, Lúcia Claudia Barbosa. Desmistificando o trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduaçãoRevista Educação-UNG-Ser, v. 10, n. 2, p. 23-39, 2015.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. Artes médicas, 2018.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 2016.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. In: Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. 2008. p. 116-116.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

MATTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. Saraiva Educação SA, 2017.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

NUNES, Luiz Antonio Rizzato. Manual da monografia jurídica-como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. Saraiva Educação SA, 2017.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Edições Loyola, 2002.

RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científicaFaetec/IST. Paracambi, v. 2, 2007.

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. Martins Fontes, 2004.

SANTOS, João Almeida; PARRA FILHO, Domingos. Metodologia científica. 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

TACHIZAWA, Takeshi; MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. Editora FGV, 2015.

WANG, Daniel XM et al. Muscle mass, strength, and physical performance predicting activities of daily living: a meta‐analysis. Journal of cachexia, sarcopenia and muscle, v. 11, n. 1, p. 3-25, 2020.

XU, Jian et al. Building a PubMed knowledge graph. Scientific data, v. 7, n. 1, p. 205, 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *