Como fazer: Listas de Ilustrações e Tabelas

Reading time: 4 minutes

No post de hoje vamos falar sobre as listas de ilustrações e tabelas. São elementos pré-textuais e opcionais, mas que fazem a diferença na organização do seu trabalho de conclusão de curso.

Por isso, confira o post de hoje e saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

O que são?

As listas de ilustrações e tabelas consistem em elementos pré-textuais e são opcionais.

Elas estão localizadas após o Resumo e Abstract e antes do Sumário.

Apesar de serem opcionais, apresentar essas listas é importante para mostrar a organização do seu trabalho de conclusão de curso. No entanto, apresente somente se seu trabalho apresentar figuras, quadros, gráficos, tabelas, etc.

NBR 14724/2011

Esta Norma específica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

Esta norma que irá padronizar as listas de ilustrações e tabelas. Confira:

Lista de ilustrações

Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, travessão, título e respectivo número da folha ou página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outras).

Lista de tabelas

Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da folha ou página. Irá seguir a mesma norma da lista de ilustrações.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Atenção à formatação

Lembre-se que todo o texto deve ser padronizado conforme a ABNT

Formato

Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm).
Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.
Recomenda-se, quando digitado, a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor uniforme.

Espaçamento

Todo texto deve ser digitado ou datilografado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

Ilustrações

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Tabelas

Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Hora da prática!

Nada melhor do que colocar a mão na massa e começar a fazer no seu TCC. Por isso, assista esse vídeo que fizemos sobre esse tema, com muita prática!!

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e 3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *