Reading time: 10 minutes
No post de hoje vamos te ensinar como fazer o Sumário do TCC!
Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!
>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.
Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.
Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.
Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, resultados, discussão e conclusão.
É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho e precisa buscar artigos para compor o seu trabalho.
Elementos pré-textuais:
Dentre os elementos pré-textuais de um TCC, temos:
- Folha de rosto
- Errata
- Dedicatória
- Agradecimentos
- Epígrafe
- Resumo
- Abstract
- Lista de ilustrações
- Lista de tabelas
- Lista de abreviaturas e siglas
- Lista de símbolos
- Sumário
E hoje, nós vamos falar sobre o Sumário e como fazê-lo do jeito certo!
Sumário: o que é?
O Sumário é a “enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede”.
Ou seja, uma lista das partes do trabalho, organizada pela ordem em que aparecem, indicando a respectiva página do trabalho.
É um elemento pré-textual e obrigatório em todo TCC!
Localização:
Em monografias:
– Deve ser o último elemento pré-textual.
Em publicações periódicas:
– Deve estar localizado na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes.
Veja também:
Regras para fazer o Sumário
Segundo a NBR 6027 é a norma da ABNT que diz as especificações para a elaboração de sumários em qualquer documento.
São as regras:
- Não listar elementos pré-textuais, como capa e folha de rosto;
- Título centralizado;
- Títulos primários são em negrito e em caixa alta;
- Por sua vez, os subtítulos ficam apenas em negrito;
- Já os outros títulos, como terciário e quaternário, seguem com escrita normal, sem negrito e apenas com a primeira letra maiúscula.
- Seções do texto e itens subordinados todos com a mesma fonte;
- Se houver seções, os números que as indicam devem estar alinhados à esquerda;
- Os títulos e os subtítulos, se houver, vêm depois dos números das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título mais extenso, incluindo os elementos pós-textuais.
Páginas:
A paginação deve ser apresentada à margem direita, sob uma das formas abaixo:
a) número da primeira página
EXEMPLO
9
b) números das páginas inicial e final, separadas por hífen
EXEMPLO
9-43
c) números das páginas em que se distribui o texto
EXEMPLO
15, 18, 20-28
>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<
Sumário na prática:
Veja este vídeo que fizemos para te ajudar nessa etapa:
Exemplos de Sumário
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Exemplo 3:
Como fazer o sumário no Word
No Word, você pode contar com agilidade e automação, é só seguir o passo a passo:
1. Defina os títulos na seção “Estilo”;
2. Escolha o estilo “Título 1” para títulos das seções ou “Título 2” para subtítulos;
3. Se a formatação estiver diferente da ABNT, adeque às normas;
4. Você repetirá esse mesmo processo em cada título ou subtítulo do seu texto;
5. Na aba “Referências”, clique em “Sumário 1” para criar o sumário automaticamente;
6. Mais uma vez, lembre-se de verificar se ele segue todas as normas da ABNT com títulos em negrito e a formatação como no nosso exemplo;
7. Além disso, é possível clicar em “atualizar sumário” para automaticamente alterá-lo com qualquer mudança feita no texto.
>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<
Bônus: Melhore a escrita do TCC
A escrita científica é um elemento-chave para a produção e a organização do conhecimento, bem como para a posterior divulgação científica. O interesse na escrita de textos científicos tem sido acompanhado pelo intento de compreender como os pesquisadores escrevem mais do que simplesmente questionar sobre o que eles escrevem.
Atente-se para a regra básica da escrita: para ser um bom escritor, você precisa antes ser um bom leitor.
Escrever textos científicos de forma clara e concisa é fundamental para disseminar sua pesquisa em periódicos ou conferências de grande prestígio. Um texto bem escrito permite a comunicação com diversos perfis de leitores, desde leigos à especialistas, ampliando assim o alcance de sua pesquisa.
É imparcial, permitindo que suas conclusões sejam baseadas em evidências e não em hipóteses não testadas. É logicamente bem organizado, apresentando um bom raciocínio do escritor para expor suas ideias.
É objetivo, sendo essencial no meio científico, pois o uso frequente de jargão técnico normalmente dificulta a compreensão do assunto abordado pelo pesquisador.
Além disso, um texto de boa qualidade demonstra que o pesquisador tem domínio do assunto abordado e possui uma boa articulação das ideias, sabendo usar apropriadamente a gramática do seu idioma.
Portanto, uma boa escrita garante ao pesquisador uma comunicação clara com o leitor, divulgando adequadamente os achados científicos de sua pesquisa.
Use conectivos
Os conectivos são palavras ou expressões que ligam frases e orações, possibilitando a construção de uma sequência de ideias. Eles também recebem o nome de conectores ou articuladores do discurso.
Ao permitirem a conexão das diferentes ideias apresentadas ao longo de um texto, são essenciais nas redações, proporcionando estruturar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Assim, os conectivos contribuem decisivamente para a coesão textual, facilitando a transmissão e a compreensão da mensagem.
Existem diferentes tipos de conectivos, que são classificados conforme a relação que estabelecem entre as frases e orações, ou seja, se expressam finalidade, conclusão, oposição, causa, continuidade…
Os conectivos são, maioritariamente, conjunções. Apesar disso, também há advérbios, preposições e pronomes que exercem a função de conectivos.
Nesse sentido, a utilização dos conectivos nas frases e parágrafos trará uma fluidez e conexão que o seu texto precisa!
Evite palavras difíceis
As palavras difíceis devem ser usadas com bom senso, já que o entendimento dos seus significados não alcança a todos os níveis de escolaridade.
Para afirmar que uma palavra é difícil, deve-se levar em consideração dois fatores: a sua pouca utilização e o conhecimento gramatical para escrevê-la ou pronunciá-la.
Existem palavras difíceis por terem escrita e pronúncia difíceis ou por serem desconhecidas para a maioria das pessoas. A depender da palavra, até a leitura pode ser complicada.
Por isso, prefira palavras de fácil entendimento e que são utilizadas cotidianamente. Assim, a leitura do seu texto ficará melhor.
Não escreva parágrafos longos
Parágrafos longos irá gerar muita informação em um só lugar, demandando até várias releituras pelo leitor. As vezes ele não conseguirá entender ou ter dificuldades do que você quis dizer, justamente por ter muitas informações.
Por isso, é necessário que você diminua o tamanho do seu parágrafo para no máximo 5 linhas. Caso seu parágrafo passe disso, divida-o e utilize conectivos para que eles possam ter conexão.
Assim, a compreensão do seu texto ficará melhor!
Quer Ser Aprovado no TCC?
Garanta Já o Guia quase GRÁTIS que te ajuda a FAZER seu TCC 3X mais RÁPIDO, clique no link abaixo:
>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<
Veja também:
- Use essas Ferramentas na escrita do seu TCC
- Como pesquisar artigos em bases de dados?
- Qual a diferença entre Apêndice e Anexo?
Referências Bibliográficas:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.
CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.
FIGUEIREDO, L.C. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora UNB, 1995.
JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.
LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.
NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.