Reading time: 4 minutes
No post de hoje vamos abordar sobre a diferença entre Apêndice e Anexo. São elementos pós-textuais opcionais, e que muitas vezes os estudantes não sabem diferenciar e acabam colocando de forma errada.
Por isso, confira o post de hoje e caso tenha esses elementos no seu trabalho, já coloque em prática!
Continue lendo e saiba mais!
>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<
Elementos pós-textuais
Assim como o nome já diz, -pós, consistem nos elementos após o texto. Ou seja, após os elementos textuais que constituem a introdução, desenvolvimento e conclusão.
São exemplos: as referências, apêndice, anexo, glossário e índice. Alguns deles são de natureza obrigatória e outros opcionais.
É necessário que se siga a ordem correta de apresentação no Sumário dos itens citados no corpo do trabalho.
NORMAS ABNT
Como já falamos aqui das Normas ABNT necessárias para a padronização do seu trabalho de conclusão de curso, iremos reafirmar as normas para estes elementos de hoje.
A NBR 14724 de dezembro de 2011 irá padronizar os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
>> Sim, Quero o Modelo ABNT Pronto <<
Apêndice e anexo: qual a diferença?
O apêndice e anexo são materiais que serão inseridos no seu trabalho de conclusão de curso com o objetivo de complementar alguma informação apresentando este material adicional que ficará ao final do trabalho.
Apêndice consiste em um texto ou documento ELABORADO PELO AUTOR, com o objetivo de complementar a sua argumentação, sem prejuízo algum da unidade nuclear do trabalho. Ele é um elemento opcional e vem logo após as Referências e Glossário (se houver).
Exemplo: você fez um trabalho de conclusão com entrevista, em que você mesmo elaborou as perguntas. Assim, você pode citar na sua metodologia a entrevista e colocar o documento feito no apêndice, de forma a mostrar aos leitores como eram.
Assim como você pode elaborar o termo de consentimento livre e esclarecido, e colocar no apêndice tudo o que foi dito lá, para que os leitores possam saber o que foi abordado.
Mas relembrando: o apêndice é só para documentos elaborados pelo autor. Fora isso, ele é considerado um anexo!
Já o anexo consiste em texto ou documento NÃO ELABORADO PELO AUTOR, que irá servir de fundamentação, comprovação ou ilustração.
Ele é um elemento opcional e vem após o Apêndice.
Os anexos irão fornecer fundamentação sobre um assunto específico dito no seu trabalho de conclusão de curso. Por exemplo, você fez uma pesquisa e utilizou um questionário validado para aplicar com sua população do estudo. Este questionário validado foi feito por outra pessoa, então ele entrará como Anexo.
Outro exemplo: Se você precisou de alguma autorização da prefeitura da cidade para coletar os dados com uma população específica, ou até mesmo em uma empresa, você pode colocar este documento como anexo. É importante deixar claro que você tem que citar este documento no corpo do seu trabalho, onde irá falar sobre ele.
>> Sim, Quero o Modelo ABNT Pronto <<
Padronização do apêndice e anexo:
Apêndice: Deve ser precedido da palavra APÊNDICE, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as letras do alfabeto.
Exemplo:
Anexo: Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as letras do alfabeto.
Exemplo:
Após o que foi mostrado aqui, você pode utilizar esses elementos para trazer mais informações ao seu trabalho de conclusão de curso.
Separamos um vídeo sobre este tema, não deixe de assistir:
Quer Ser Aprovado no TCC?
Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e 3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:
>> Clique Aqui <<