Reading time: 9 minutes
No post de hoje vamos falar sobre como montar os slides prontos da apresentação do TCC!
Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!
>> Sim, Quero os Slides Prontos <<
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.
Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.
Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.
Articulado ao próprio conteúdo do curso, as disciplinas e o convívio com os professores, no ambiente acadêmico, o aluno terá oportunidade de formular o seu projeto e de desenvolvê-lo ao longo do semestre. Além de cumprir um cronograma articulado com o planejamento do próprio curso, de comum acordo com o orientador.
Pode ser um trabalho teórico, documental ou de campo. Quaisquer que sejam as perspectivas de abordagem, a atividade visa articular e consolidar o processo formativo do aluno pela construção do conhecimento científico em sua área.
Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, resultados, discussão e conclusão.
É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho.
Apresentação do TCC
A apresentação ou defesa do TCC deixa muitos estudantes ansiosos, nervosos e com medo. Como apresentar corretamente? como apresentar? o que apresentar?
Enfim, são inúmeras questões que vão influenciar nesse quesito, e trouxemos algumas dicas para te ajudar nesse processo!
A preparação para esta etapa final é muito importante para que você consiga ter êxito na sua apresentação e não deixar o nervosismo te atrapalhar.
>> Sim, Quero os Slides Prontos <<
Vídeo sobre o tema:
Preparar os slides do TCC
A estrutura do seu slide vai seguir a estrutura do seu TCC, começando pela Capa, Introdução, Revisão de Literatura (se houver, apresentar os principais tópicos de forma breve), Metodologia, Resultados/Discussão, Conclusão e Referências.
Lembre-se que você tem um tempo a ser seguido, então não faça a apresentação tão extensa.
Slides:
- Apresentação objetiva
- Slides limpos e claros
- Apresentar os principais pontos da pesquisa
- Não encher de texto
- Cores que valorizem os slides
- Fontes que sejam visíveis a distância
Além disso, é importante ressaltar alguns pontos:
- Troque linhas de texto por Tópicos;
- Prenda a atenção do público com: imagens, fluxogramas, gráficos, etc… utilizando elementos gráficos e valorizando seus slides;
- Cuidado com fundos escuros e cor de fontes que não destaquem;
- Cuidado com ortografia.
Faça um roteiro de apresentação
Após a elaboração dos slides, agora você irá elaborar o roteiro da apresentação. Esse roteiro:
- Facilitará o entendimento da apresentação
- Irá estruturar sua fala
- Te dará segurança
- Você conseguirá dividir o tempo de cada item a ser abordado
E nesse roteiro, estará toda a estrutura do trabalho, os pontos importantes a serem abordados na apresentação e com base nos slides feitos.
É importante que você treine bastante para que não fique inseguro, nervoso, mal preparado, sem domínio de conteúdo, pois sua apresentação faz parte da nota final do TCC. Por isso, o treinamento é essencial para te ajudar nesse processo!
>> Sim, Quero os Slides Prontos <<
Apps e sites para elaborar os slides
Powerpoint
Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas. É é usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagens, sons, textos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), modelos de apresentação pré-definidos, galeria de objetos gráficos e uma gama de efeitos de animação e composição de slides.
Canva
É uma opção interessante para fazer slides: além de gratuito, é usado pelo navegador e disponibiliza todos os recursos de edição da plataforma. Com a ajuda de modelos personalizáveis, é possível montar apresentações bonitas sem muito esforço.
Por se tratar de uma plataforma de design, o Canva pode oferecer mais opções para a identidade visual do projeto em comparação ao PowerPoint e ao Google Apresentações. Os efeitos de transição são diferentes e a biblioteca de elementos é muito extensa.
Slidesgo
É um site que possui inúmeros templates de slides para apresentações em diversas áreas.
Possui o estilo gratuito e pago. E pode ser baixado para a versão de Powerpoint ou Google slides.
Diante de tanta diversidade de templates editáveis, o site é bastante completo e oferece vários recursos para quem procura inspiração para apresentações.
Google slides
É um aplicativo para Android e Chrome destinado a abrir, criar e editar apresentações, tanto no formato proprietário do Google Drive quanto do Microsoft PowerPoint.
Além disso, permite criar novas apresentações a partir de templates com diferentes tipos organização das informações.
É possível fazer inclusão de textos e títulos, edição de arquivos PowerPoint para incluir fotos, formas, vídeos e redimensionamento de todos os elementos da página. Tudo isso usando toques na tela de smartphones ou tablets, ou via extensão no Google Chrome.
>> Sim, Quero os Slides Prontos <<
Postura na apresentação:
- Treinar a fala antes da apresentação
- Falar de forma segura
- Pode utilizar um roteiro para guiar sua apresentação
- Se atentar ao tempo
- Não ler os slides
- Evite gírias
- Evite brincadeiras e risadas inapropriadas
- Evite memes ao final da apresentação
- Vista-se conforme o momento exige
A ideia do roteiro, como falamos anteriormente, é para você saber a organização da apresentação, te dar um direcionamento neste momento e segurança. Por isso o treinamento com antecedência faz a diferença!
Como você irá montar este roteiro? A partir dos principais tópicos do seu trabalho. Coloque no papel ou no Word, a estrutura e como você irá organizar a apresentação. Depois você vai pegar as principais informações e adicionar ao roteiro, para que não esqueça durante o treinamento.
Lembre-se que os slides estão ali para te guiar neste momento. Utilize ao seu favor, e não para se prejudicar. Não esqueça também de evitar gírias, palavras informais, risadas e momentos descontraídos. A apresentação é um momento formal, e você deve agir dessa maneira. Também utilize a gesticulação das mãos ao seu favor.
Referências nos slides
Ao trazer informações para seu slide, você tirou essa informação de algum lugar, certo?
Dessa forma, você deve referenciar quem é o autor desta informação no seu slide. É importante destacar que, nos slides, não vão todas as referências do seu trabalho escrito, mas sim o que você utilizou nos slides. Fique atento!
Veja dois exemplos:
Além disso, não esqueça de colocar a numeração em cada slide. Você pode estar colocando na parte superior ou inferior do slide.
Dica Bônus: Não leia o slide
Essa leitura do slide o tempo inteiro acaba com a apresentação. EVITE! Use o slide ao seu favor!
Para isso, faça vários treinos antes da sua apresentação. Não deixe pra treinar em cima da hora ou você vai ficar perdido e esquecendo as coisas.
Treine antes, com calma, e pode ser até em frente ao espelho.
Lembre-se: você é quem mais sabe do trabalho entre todo mundo que está lá! Foi você que passou meses elaborando seu trabalho. Você o conhece melhor que ninguém!
Quer 5 modelos de Slides Prontos?
Garanta seus modelos de slides prontos, somente para encaixar as informações do TCC:
>> Sim, Quero os Slides Prontos <<
Referências Bibliográficas:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.
CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.
JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.
LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.
MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.
NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.