Tempo de leitura: 7 minutos
No post de hoje vamos falar sobre a seção da Discussão no Trabalho de conclusão de curso!
Por isso, se você está desenvolvendo o TCC, aprenda como escrever a discussão, como estruturá-la e as cinco dicas para impressionar a banca avaliadora! Saiba mais!
>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<
Discussão do TCC
Após a apresentação dos resultados, muitos estudantes tem dúvidas sobre como fazer a discussão do TCC.
Como fazer? O que colocar? Como estruturar? Esses são apenas alguns dos muitos questionamentos que já recebemos de vários alunos durante esse tempo.
A discussão é o local do artigo que abriga os comentários sobre o significado dos resultados, a comparação com outros achados de pesquisas e a posição do autor sobre o assunto.
Uma discussão sem estrutura coerente pode prejudicar o entendimento da seção. Por isso você pode organizar com seguindo as dicas que vamos abordar nesse post.
Ela tem como objetivo: interpretar os achados da pesquisa com relação aos resultados encontrados no estudo e explicar e/ou fazer uma comparação com outros estudos semelhantes.
De certa forma, a seção de discussão vai estabelecer uma ligação direta entre o que você falou na introdução, com as questões de pesquisa e hipóteses, e os artigos que você comparou. Portanto, essa seção irá mostrar ao leitor como o estudo se desenvolveu a partir de tudo que foi discutido anteriormente, fazendo um elo com cada seção anterior.
Como organizar a Discussão
- Primeiramente, organize esta seção de acordo com os estudos com base nos resultados encontrados, ou pode começar pela caracterização da população do seu estudo. Escreva seguindo a mesma ordem apresentada na seção de resultados mostrando sua interpretação sobre os resultados encontrados. Não repita a mesma coisa que foi mostrada na seção Resultados
- Segundo, faça comparações dos seus achados com resultados de outros autores. Isso é MUITO importante para que você encontre informações importantes em outros estudos que agregam valor a sua interpretação dos achados. Além disso, esses outros resultados podem ser combinados com os seus.
- Não mostre novos resultados na seção de discussão. Embora você utilize novas tabelas e figuras para resumir os resultados, elas não devem conter novos resultados (dados).
O que não deve ter na sua Discussão:
- Novos resultados ou dados não apresentados anteriormente no TCC
- Especulação injustificada (sem sentido)
- Assuntos tangenciais
- Conclusões não apoiadas pelos seus dados ou até mesmo a superestimação dos resultados
>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<
5 dicas para impressionar a banca avaliadora
- Organização dos achados do estudo
- Comparação e/ou explicação dos resultados encontrados com outros estudos semelhantes
- Valorização dos seus resultados, explicando o motivo de ter acontecido
- Pontos fortes do estudo
- Limitações e contribuições
Detalhando cada dica:
Organização dos achados do estudo
Primeiramente, estabeleça a importância de cada resultado em relação à sua pergunta.
Assim, comece a discussão falando daquele resultado principal do seu trabalho. Aquele que responde sua pergunta quase que por completo.
Esse é o resultado mais importante, aquele que deve iniciar sua estrutura.
Tendo em mente essa estruturação, siga delimitando o que vai ser escrito em cada parágrafo baseado na importância daquele achado para sua pergunta norteadora ou hipótese.
Dessa forma você terá uma sequência lógica de parágrafos para abrir a discussão do seu trabalho.
Comparação e/ou explicação dos resultados
Uma vez descritos os resultados, você deve interpretar esses achados à luz da teoria que utiliza como suporte para investigação (caso seja estudo teórico), estejam eles corroborando ou não o que propõe a teoria.
Em estudos quantitativs, é necessário discutir a significância dos achados e a rejeição, ou não das hipóteses.
É na discussão dos achados que se pode evidenciar a contribuição da pesquisa e como tais achados podem preencher as lacunas evidenciadas na introdução.
>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<
Valorização dos seus resultados
Aqui você irá valorizar o que foi encontrado no seu trabalho, seja ele significativo ou não.
No entanto, é importante destacar que valorização dos resultados não é a mesma coisa que superestimação dos resultados. Você não deve colocar os resultados como se fossem algo absoluto, sendo que os resultados não encontraram isso.
Mas sim, não descartar os achados só porque não foi aquilo que você queria.
Pontos fortes do estudo
Chegando ao final da discussão, você irá abordar os pontos fortes do seu estudo. O motivo dele ser um bom estudo, mostrar as qualidade e a inovação da pesquisa.
Limitações e contribuições
Por fim, você finaliza com as limitações do trabalho, mostrando quais os vieses, se foi na metodologia, análise dos dados, coleta dos dados ou até mesmo no período de coleta.
E termina a discussão mostrando as contribuições da sua pesquisa para a sociedade/população do estudo/ciência de modo geral.
Pode propor mudanças no contexto que está inserida a sua pesquisa.
Vídeo complementar:
Veja o vídeo sobre o tema de hoje:
Quer Ser Aprovado no TCC?
Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e 3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:
>> Clique Aqui <<
Veja também:
- Use essas Ferramentas na escrita do seu TCC
- Como pesquisar artigos em bases de dados?
- Qual a diferença entre Apêndice e Anexo?
Referências Bibliográficas:
CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.
FIGUEIREDO, L.C. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora UNB, 1995.
JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.
LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.
MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.
MCWHORTER, K. In Concert: Reading and Writing, Pearson Education, 2º ed. 2014.
NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.
WALLWORK, A. English For Writing Research Papers. Springer, 2º ed. 2016