Citação indireta: faça de forma correta no seu TCC

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá, pessoal. Vamos a mais um post super útil no seu TCC? Hoje vamos falar sobre a citação indireta e como fazer de forma correta no seu trabalho. Além disso, vou apresentar vários exemplos pra você não ter nenhuma dúvida na hora da prática.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

citação indireta

O que é a citação indireta?

A citação indireta nada mais é que a paráfrase do texto de outra pessoa. Isto é, uma nova afirmação ou nova maneira de falar a ideia do texto de um autor X.

Pode conter um resumo das ideias apresentadas deste autor, ou uma crítica a ele ou um comentário.

A NBR 10520 define a citação indireta como “texto baseado na obra do autor consultado”. Como não se trata da transcrição lateral, mas sim de uma paráfrase, esse tipo de citação não necessita de aspas.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Quais os tipos?

Há duas formas de citar textos de outros autores: 1) referência genérica a toda uma obra; 2) referência específica de uma página.

Na primeira forma, segundo o autor-data, citamos apenas o sobrenome do autor (em letras maiúsculas) e o ano da obra entre parênteses: Exemplo: (SOUZA, 2023). Se o sobrenome aparecer no enunciado (“Segundo Souza …”; “Medeiros e Martins afirmam que …”), o sobrenome é grafado apenas com a letra inicial em maiúscula.

Na segunda forma, temos uma referência a um trecho específico de uma obra, a uma parágrafo ou um enunciado.

Exemplo: Borges e colaboradores (2022, p. 5) afirmam que idosos com sarcopenia apresenta valores de pressão inspiratória máxima significativamente inferiores aos idosos não sarcopênicos.

Caso precise fazer referência a mais de uma obra de um mesmo autor, onde defende as mesmas ideias, o ano das obras é separado por vírgulas.

Exemplo:

Para Demo (2014, 2015), …

No caso da citação específica:

Para Demo (2014, p. 41, 2015, p. 38), …

Em caso de diversos textos de vários autores, estes são separados por ponto e vírgula, em ordem alfabética (parágrafo 6.1.5 da NBR 10520):

Os livros de metodologia científica (DEMO, 2014, p. 104-122, 2015, p. 90-100; MINAYO, 2014, p. 166; TRIVIÑOS, 2015, p. 21-24), em geral, por causa de sua importância nos estudos sociais, dedicam-se, às vezes extensamente, a explicar o conceito de dialética.

Quer Ser Aprovado no TCC?

Conheça o GUIA quase GRÁTIS que te ajuda a elaborar o TCC do zero e  3X mais RÁPIDO, clicando no link abaixo:

>> Clique Aqui <<

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Leia também sobre a Citação Direta, Como fazer a introdução do TCC e Normas ABNT. Confira também nosso Checklist da introdução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *