Reading time: 9 minutes
No post de hoje vamos falar sobre os 5 erros para evitar na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso!
Por isso, se você está terminando o TCC e vai se preparar para a apresentação/defesa, não deixe de ler esse post! Saiba mais!
>> Sim, Quero os Slides Prontos <<
Apresentação do TCC
A apresentação do TCC, ou defesa do tcc, consiste em uma apresentação oral do trabalho para uma banca avaliadora.
A banca irá avaliar vários itens da sua apresentação e também do trabalho escrito para, assim, te dar a nota final.
Muitos estudantes têm dúvidas do que irá ser avaliado, por isso, trouxe aqui para você!
- Domínio de conteúdo
- Clareza das ideias apresentadas
- Tempo de apresentação
- Avaliação dos itens do trabalho escrito
- Estrutura do trabalho
Todos esses critérios serão influenciados pela sua apresentação e escrita do TCC. Ou seja, você tem que se sair muito bem na apresentação, estudar, mostrar segurança e ter coerências nos argumentos apresentados.
Quanto ao tempo, é necessário que você não ultrapasse o tempo estipulado. Exemplo: Se te derem 20 minutos de apresentação, ensaie para que você chegue a 18-19 minutos, nunca acima do tempo. E também nem muito abaixo, pois isso mostra que você poderia ter aprofundado alguma questão do seu TCC.
Com relação à avaliação dos itens do trabalho escrito, todos os itens do seu trabalho serão avaliados.
Por exemplo: o problema de pesquisa está adequado? A introdução é clara, objetiva, estruturada e possui bons argumentos? O objetivo da pesquisa é claro e coeso? A metodologia está adequada e é compatível com o problema da pesquisa? Os resultados foram bem apresentados? A discussão está fundamentada? A conclusão responde o problema de pesquisa?
Enfim, são inúmeras questões nessa parte que serão avaliadas na apresentação. Além de claro, da estrutura do trabalho.
5 erros para EVITAR na apresentação
Diante de tantas participações em bancas de TCC, trouxe os 5 erros mais comuns para você evitar de vez na apresentação do seu TCC e ir preparado!
- Não estudar com antecedência
- Não seguir um roteiro de apresentação
- Levar papel para ler na frente
- Ultrapassar o tempo estipulado
- Slides cheios de texto
>> Sim, Quero os Slides Prontos <<
1. Não estudar com antecedência
Muitas vezes você está tão ocupado com as demandas da faculdade e do trabalho que vai deixando para última hora. Aí, a última hora chega e você não conseguiu estudar para a apresentação do seu TCC. E agora?
Esse é um caso comum com inúmeros estudantes de graduação. E você pode estar corrigindo este erro com o planejamento.
Tente se preparar uma semana antes e estudando um pouquinho a cada dia, para que o assunto possa fixar na sua cabeça e você tenha confiança na hora da fala e ao abordar o assunto.
Se você deixar para o dia anterior, a ansiedade te domina e você vai ficar esquecendo do que falar, como falar, começará a ler os slides apenas, e isso resultará em uma péssima apresentação.
2. Não seguir um roteiro de apresentação
Somando com o item anterior, o roteiro de apresentação irá guiar tudo o que você irá abordar na sua apresentação e te dará confiança na fala e domínio do assunto.
E como fazer? Você irá colocar no papel a ordem de tudo que irá ser falado.
Pode ser feito em tópicos, mapa mental, desenho, como preferir. O importante aqui é você gravar a sequência da apresentação, para que não esqueça a ordem de cada elemento.
A não utilização de um roteiro, poderá te deixar perdido, sem saber como abordar e o que abordar na apresentação. Mas com esse guia, tudo seguirá uma lógica textual.
3. Levar papel para ler na frente
Você costuma levar um papel de anotações com sua fala anotada?
Pois, estudante, não faça mais isso!
Levar anotações na hora da apresentação é sinônimo de insegurança, falta de preparo, sem domínio de conteúdo… e tudo isso vai fazer com que você tire uma nota baixa.
Agora que já viu essa dica, deixe esse papel na cadeira e faça sua apresentação sem nada!
4. Ultrapassar o tempo estipulado
Normalmente as apresentações de TCC duram em torno de 10 a 20 minutos. Por isso, não ultrapasse esse tempo!
Se você ensaiar a apresentação com antecedência, pode treinar para que dure perto do horário máximo, mas que nunca passe e nem seja muito rápido. O tempo tem que ser ideal.
E você só saberá, se quantificar o tempo nos ensaios.
Por isso, treine com antecedência e faça os ajuestes necessários.
>> Sim, Quero os Slides Prontos <<
5. Slide cheio de texto
Imagina você ir assistir uma apresentação e os slides estarem cheios de texto? com cores que a fonte não se sobressaia? péssimo ne?
É por isso que você não deve fazer dessa forma!
Para uma boa apresentação, é necessários bons slides!
Dentre as caractertísticas que devem ter em um slide são:
- slide claro e objetivo
- cor de fundo neutra
- Tamanho da fonte visível
- Utilize de tabelas e ilustrações gráficas para valorizar o slide
- Preferência do texto em tópicos
Dicas extras:
- Estudar o assunto com profundidade para não ser surpreendido durante os questionamentos dos membros da banca
- Preparar um material atraente para a banca e demais pessoas;
- Lembre-se que seu trabalho já foi lido pelos avaliadores e, portanto, uma apresentação com uso de figuras, quadros e tabelas torna o assunto mais interessante e mantém a atenção dos presentes
- Evite “poluir” os slides com excesso de texto.
- Padronize fonte e espaçamento para todos os slides. Fontes menores que 28 comprometem a visualização, independente do espaço físico onde ocorrerá a apresentação
- Cuidar com a regra ortográfica, precisão na escrita
- Prefira slide predominantemente branco com letras pretas. As vezes as cores ficam bonitas nos slides, mas não ficam bem visíveis na parede ou tela projetada, dependendo da luminosidade ambiente
- A linguagem utilizada na construção da pesquisa científica deve obedecer, preferencialmente, o modo impessoal evitando-se o uso da primeira pessoa do singular ou do plural.
- As apresentações tem duração média de 10 a 20 minutos. Não ultrapasse o tempo estabelecido.
- Use entre 10 e 25 slides para a apresentação evitando assim o risco de “estourar” o tempo.
>> Sim, Quero os Slides Prontos <<
Respondendo às perguntas
Ao final da apresentação de TCC, os professores costumam fazer questionamentos sobre o trabalho
Você deve justificar as suas ações, responder com firmeza e mostrar ter conhecimento aprofundado sobre o tema.
Não interrompa as perguntas da banca, escute até o final e só então faça as suas considerações, de forma clara e objetiva.
É importante não discutir, mas sim saber defender (não tome as críticas para o lado pessoal).
Se um dos examinadores fizer uma pergunta e você não souber a resposta, não improvise algo de última hora apenas para impressionar.
Seja sincero e fale que você não sabe ou que isso não foi o foco do seu trabalho.
Uma boa técnica é fazer um questionário de perguntas possíveis antes da apresentação.
Pense com seu orientador tudo o que pode levantar dúvidas sobre seu trabalho e faça uma lista das respostas para cada uma dessas perguntas.
Por fim, agradeça as pessoas que ajudaram no desenvolvimento do projeto e a atenção dada pela banca.
Vídeo complementar:
Veja o vídeo sobre o tema de hoje:
Precisa de Ajuda na Apresentação do TCC?
Pare de perder tempo fazendo configuração no PowerPoint e utilize logo estes modelos prontos. Você já pode ter acesso aos Slides Prontos do TCC, que vão facilitar a sua vida na estruturação de sua apresentação.
👇 Faça como diversos alunos, Clique no link abaixo e aproveite.
>> Clique Aqui <<
Veja também:
- Use essas Ferramentas na escrita do seu TCC
- Como pesquisar artigos em bases de dados?
- Qual a diferença entre Apêndice e Anexo?
Referências Bibliográficas:
CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.
FIGUEIREDO, L.C. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora UNB, 1995.
JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.
LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.
MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.
MCWHORTER, K. In Concert: Reading and Writing, Pearson Education, 2º ed. 2014.
NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.
WALLWORK, A. English For Writing Research Papers. Springer, 2º ed. 2016