Como fazer o RESUMO DO TCC?

Reading time: 11 minutes

resumo tcc

No post de hoje vamos te mostrar como fazer o resumo do TCC.

Se você está fazendo o TCC ou vai começar ainda, não deixe de ler esse post! Saiba mais!

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma iniciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos.

Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Como vivência de produção de conhecimento, contribui significativamente para uma boa aprendizagem.

Deve ser entendido e praticado como um trabalho científico. Mas, contando com um orientador, o aluno terá também um acompanhamento personalizado e direto na condução de suas atividades de pesquisa.

Dentre os elementos textuais de um TCC, temos: a introdução, revisão de literatura/referencial teórico, resultados, discussão e conclusão.

É nessa parte textual que você irá abordar toda a sua pesquisa, como será desenvolvida, quais os resultados encontrados e a conclusão do estudo. Para isso, você precisa entender como deve desenvolver cada seção do trabalho e precisa buscar artigos para compor o seu trabalho.

Resumo do TCC

Resumo nada mais é que o resumo do que foi abordado na sua pesquisa. Ele é uma seção obrigatória, seja em projeto de pesquisa, artigo ou monografia. Através dele que o leitor irá saber o que vai ser dito nos objetivos, métodos, resultados e a conclusão do estudo.

Se a introdução é a carta de apresentação do seu trabalho, o resumo é a porta de entrada. Por meio dele, o leitor vai ter interesse ou não de continuar a leitura.

Precisa ser conciso, claro e objetivo. Além disso, aparece no início, logo após o título e antes do sumário do TCC.

  • Deve ressaltar sucintamente o conteúdo de um texto. A ordem e a extensão dos elementos dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.
  • É importante ser composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos.
  • Usar o verbo na terceira pessoa
  • O resumo, quando não estiver contido no documento, deve ser precedido pela referência
  • A referência é opcional quando o resumo estiver contido no próprio documento e deve ficar logo após o título da seção (Resumo)
  • As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavraschave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
como fazer o resumo do tcc

Regras básicas

Quanto à sua extensão, convém que os resumos tenham:

  • 150 a 500 palavras nos trabalhos acadêmicos e relatórios técnicos e/ou científicos;
  • 100 a 250 palavras nos artigos de periódicos;
  • 50 a 100 palavras nos documentos não contemplados nas alíneas anteriores.

  • A apresentação gráfica deve seguir o padrão do documento no qual está inserido
  • EVITAR: símbolos, contrações, reduções, entre outros, que não sejam de uso corrente; fórmulas, equações, diagramas, entre outros, que não sejam absolutamente necessários, e quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

O que não pode faltar:

  • Ressaltar o objetivo, métodos, resultados e conclusões da pesquisa
  • Escolha as principais informações e achados
  • APENAS informações de extrema relevância
  • Respeite o limite de palavras
  • Selecione as palavras-chaves que tem semelhança com o seu estudo

EXEMPLOS

1° EXEMPLO

O objetivo desse estudo é analisar como equipe interdisciplinar do CAPS Ana Nery de Cachoeira – BA lida com casos de usuárias vítimas da violência. Para isso, buscamos através de referências bibliográficas literárias e documentais, sobre o tema saúde mental, gênero e violência contra a mulher, a fim de tecemos considerações acerca da violência e o efeito na saúde mental das vítimas. Nossa questão de investigação neste trabalho indaga sobre: como a equipe interdisciplinar do CAPS Ana Nery lida com os casos de usuárias vitimas da violência? Para responder esta indagação realizamos uma pesquisa em campo do tipo qualitativa, utilizamos para coleta de dados entrevistas semi – estruturada, com quatro profissionais do CAPS Ana Nery. Utilizamos também para coleta de dados a netenografia. Para o tratamento dos dados utilizamos como recurso a análise de discurso, dessa forma buscando analisar como a equipe desta instituição lida com as usuárias no referido contexto. Todavia, os dados levantados na pesquisa permitiram compreender, sobretudo na insuficiência de políticas públicas em torno da questão apresentada. Sendo assim, a falta dessas políticas tem impacto negativo na formação dos profissionais da área da saúde mental para lidar nos casos de usuárias vítimas da violência.

Palavras chaves: Saúde Mental, Gênero, Violência contra a mulher.

2° EXEMPLO

Balanças ferroviárias dinâmicas são instrumentos automáticos de pesagem que servem para a aferição do peso de veículos ferroviários em movimento. Este trabalho estuda a implantação de uma balança ferroviária dinâmica em um pátio ferroviário para a aferição do peso de vagões vazios, e compara a execução com os requisitos de instalação presentes na Recomendação Internacional R-106 da Organização Mundial de Metrologia Legal. Para isso, o método utilizado consistiu no levantamento de dados de projeto com empresas fornecedoras desse tipo de instrumento, bem como o acompanhamento de obra de instalação de uma balança ferroviária dinâmica. Por fim, esses dados foram comparados e analisados, onde foi constatado o cumprimento dos requisitos pertinentes presentes na recomendação supracitada, bem como resultados satisfatórios na análise de dados de uma primeira aferição na balança instalada, que apresentou erros globais menores que os erros admissíveis permitidos na R-106.

Palavras-chave: balanças ferroviárias dinâmicas; pesagem em movimento, transporte ferroviário de cargas.

3° EXEMPLO

Introdução: Estudos que avaliam o desempenho físico em testes de equilíbrio corporal em idosos podem discriminar idosos caidores e não caidores de forma a identificar quais componentes físicos são mais prejudicados quando o idoso já possui histórico de quedas. Objetivo: Comparar o desempenho físico em testes de equilíbrio corporal em idosos caidores e não caidores. Metodologia: Participarão da pesquisa 70 idosos, com idade igual ou acima de 60 anos, saudáveis, residentes da cidade de Araranguá. Serão coletados os dados pessoais e sociodemográficos como gênero, idade, e também dados clínicos como o histórico de quedas no último ano, diagnóstico de alguma patologia e disfunções associadas que estarão presentes na ficha de avaliação. Logo em seguida, os voluntários serão avaliados quanto aos seguintes itens: Capacidade cognitiva pelo Mini Exame do Estado Mental; Avaliação da preocupação de sofrer uma queda pela Escala de Medo de quedas (FES-I Brasil); Avaliação do equilíbrio estático e dinâmico pela Escala de Equilíbrio de Berg; Avaliação do equilíbrio dinâmico pelo Marcha Tandem; Avaliação da mobilidade pelo Timed Get Up and Go; Avaliação indireta da força em membros inferiores pelo Teste de Sentar e Levantar da Cadeira; Avaliação da potência e velocidade da marcha pelo Velocidade da Marcha; Avaliação da força e mobilidade em membros inferiores pelo Y‐Balance Test. A análise dos dados será realizada utilizando o software estatístico SPSS (IBM®, Chicago, IL, USA), versão 23.0. Nível de significância será definido com 5%. Resultados esperados: Espera‐se que idosos caidores tenham pior desempenho físico nos testes de equilíbrio corporal utilizados.

PALAVRA-CHAVE: Idosos, Quedas, Equilíbrio corporal.

Quer Ser Aprovado no TCC?

Garanta Já o Guia quase Grátis que te ajuda a FAZER seu TCC 3X mais RÁPIDO, clique no link abaixo:

>> Sim, Quero Fazer Meu TCC Mais Rápido <<

Veja também:

Referências Bibliográficas

ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica: princípios e fundamentos. Editora Blucher, 2021.

ANDRADE, Maria Margarida. Redação científica: elaboração do TCC passo a passo. Factash, 2007.

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos. In: Como escrever artigos científicos. 2010. p. 121-121.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação-citações em documentos-apresentação. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação:
Informação e documentação Referências Elaboração
. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

LIRA, Bruno Carneiro. Passo a passo do trabalho científico. Editora Vozes, 2019.

CARVALHO, Alex et al. O que é metodologia científicaMarília: Fundação Unimed, 2007.

CARVALHO, Maria Cecilia M. Construindo o saber: metodologia científica-fundamentos e técnicas. Papirus Editora, 2021.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; SANTOS, Lúcia Claudia Barbosa. Desmistificando o trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduaçãoRevista Educação-UNG-Ser, v. 10, n. 2, p. 23-39, 2015.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, S. L. Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. Artes médicas, 2018.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 2016.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 2019.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. In: Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. 2008. p. 116-116.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015. p. 314-314.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Editora Unijuí, 2006.

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Editora Vozes Limitada, 2017.

MATTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. Saraiva Educação SA, 2017.

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Saraiva Educação SA, 2019.

NUNES, Luiz Antonio Rizzato. Manual da monografia jurídica-como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. Saraiva Educação SA, 2017.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Edições Loyola, 2002.

RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científicaFaetec/IST. Paracambi, v. 2, 2007.

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. Martins Fontes, 2004.

SANTOS, João Almeida; PARRA FILHO, Domingos. Metodologia científica. 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Sibele Leandra Penna et al. Metodologia científica. 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. In: Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaçoes e teses. 1997. p. xx, 320-xx, 320.

TACHIZAWA, Takeshi; MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. Editora FGV, 2015.

WANG, Daniel XM et al. Muscle mass, strength, and physical performance predicting activities of daily living: a meta‐analysis. Journal of cachexia, sarcopenia and muscle, v. 11, n. 1, p. 3-25, 2020.

XU, Jian et al. Building a PubMed knowledge graph. Scientific data, v. 7, n. 1, p. 205, 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *